Alvaro Ferreira; João Rua; Regina Célia de Mattos. Desafios da metropolização do Espaço
Alvaro Ferreira; João Rua; Regina Célia de Mattos. Desafios da metropolização do Espaço. Consequência, 2015.
Texto integral
1Como dizem os autores o objetivo do livro é mostrar a relação entre metropolização do espaço, a gestão territorial e as relações urbano-rurais numa perspectiva multiescalar. A metropolização como efeito sobre o território de organização das megaregiões com seus efeitos tentaculares sobredeterminando os investimentos em infraestruturas, equipamentos e em atividades econômicas. Trata-se da « explosão da metrópole » e a difusão dos « códigos metropolitanos » num espaço muito além das regiões metropolitanas oficialmente delimitadas. Seria a « metropolização » o equivalente da « urbanização total » da sociedade invocada por Henri Lefebvre? Se sim, qual é o papel das cidades pequenas e médias nesse processo? Ou ainda qual o papel do « rural »? Partindo-se desse pressuposto, para além da fertilidade do conceito e dos efeitos explicativos potentes que tem, não poderia se estar de certa maneira barrando a possibilidade de se pensar de outra maneira que não por meio de uma categoria-conceito obstáculo? São interrogações que trazem esse livro que, de toda maneira, representa um esforço de sistematização de pesquisas comparativas em diversas escalas e diversas temáticas urbanas capitaneadas pelo apelativo « metropolização ».
Para citar este artigo
Referência eletrónica
Cláudio Luiz Zanotelli, «Alvaro Ferreira; João Rua; Regina Célia de Mattos. Desafios da metropolização do Espaço», Geografares [Online], 20 | 2015, posto online no dia 14 dezembro 2015, consultado o 16 julho 2025. URL: http://journals.openedition.org/geografares/14125
Topo da páginaDireitos de autor
Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.
Topo da página