Navegação – Mapa do site

InícioNuméros32ResenhasPedro de Almeida Vasconcelos. O u...

Resenhas

Pedro de Almeida Vasconcelos. O universo conceitual de Milton Santos

Editora CRV, Curitiba, 2020
Cláudio Luiz Zanotelli
Referência(s):

Pedro de Almeida Vasconcelos. O universo conceitual de Milton Santos. Curitiba: Editora CRV, 2020

Texto integral

1O livro de Pedro Almeida Vasconcelos vem em boa hora e nos permite uma melhor compreensão e contextualização do pensamento de Milton Santos.

2Os três capítulos da primeira parte (« As raízes baianas e os estudos regionais »; « O exílio e os estudos sobre o Terceiro Mundo » e « O retorno ao Brasil, o reconhecimento internacional e os estudos teóricos em escala global ») já explicitam os conteúdos da divisão da vida e da obra Milton Santos. Os dois capítulos da segunda parte são: « Principais conceitos e categorias » e « Influência e difusão das ideias ».

3Inicialmente, na primeira parte, há um resumo dos três períodos diferenciados da vida do grande autor da geografia, mas a ênfase é dada ao exame de 30 dos seus principais livros. Como indica Pedro Vasconcelos na primeira parte da obra, a vida de Milton Santos e sua obra são inseparáveis, pois os caminhos tomados pelo pensador ajudam a entender a riqueza de sua contribuição intelectual. Essa parte foi elaborada apoiada nas entrevistas disponíveis, nos livros editados em sua homenagem, no curriculum vitae de Milton, em fontes da internet e em artigos redigidos por Pedro Vasconcelos.

4A segunda parte, « Ideias científicas e contribuição ao pensamento geográfico », tem o capítulo « Principais conceitos e categorias », a parte mais original do livro, pois trata das noções, conceitos e categorias propostos por Milton Santos, analisados um por um, à medida que aparecem nos textos em exame, o que permite verificar a utilização de noções da Geografia, bem como as noções originárias de outras disciplinas e aquelas modificadas ao longo do tempo ou criadas por Milton Santos. No capítulo seguinte dessa parte, o autor buscou de maneira exaustiva, levantar o reconhecimento nacional e internacional de Milton; os textos, artigos, teses e livros sobre Milton Santos, em veículos nacionais e estrangeiros; assim como as republicações e traduções dos seus livros. Também foram levantados os principais eventos organizados em sua homenagem e as publicações resultantes. Finalmente foram levantados verbetes em dicionários, entrevistas e sites sobre o autor.

5O livro conta com uma Cronologia da vida e obra de Milton Santos que é muito útil. Pena que ele não traz um índice de autores principais citados e dos principais conceitos e noções tratados.

6Pedro Vasconcelos faz um levantamento exaustivo da miríade de conceitos e noções criadas por Milton Santos, demonstrando como um conceito se transforma ao longo do tempo e tem significados diferentes em obras díspares. Demonstra, assim, os moventes significados desses conceitos e de fato nos revela que o ato de pensar depende de seu contexto e do solo epistemológico em que ele emerge, derivado que é de uma determinada situação histórica e de um determinado estado do campo do saber.

7Penso que Pedro Vasconcelos desbrava uma trilha para a análise do pensamento de Milton Santos efetuando uma arqueologia e uma genealogia - que é diferente de gênese como se o pensamento tivesse uma única origem à exemplo das exegeses dos livros canônicos - que reenviam a uma trama onde emergem os sentidos conceituais e que desafiam qualquer tentativa doutrinária rígida de interpretação de um pensamento. A sensação que se tem na leitura do livro é a de uma multiplicidade de sentidos dos conceitos que são extraídos de uma caixa teórica onde se busca as ferramentas do saber de um dado momento do campo do conhecimento. Resta-nos seguir os traços das referências e ampliar as contextualizações para entender as mutações conceituais. Esse livro já é uma referência obrigatória para os pesquisadores da obra de Milton Santos, bem como de estudiosos de todos os horizontes, que reelaboram e ativam as noções, conceitos e categorias discutidas por ele.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Cláudio Luiz Zanotelli, «Pedro de Almeida Vasconcelos. O universo conceitual de Milton Santos»Geografares [Online], 32 | 2021, posto online no dia 21 julho 2021, consultado o 17 agosto 2022. URL: http://journals.openedition.org/geografares/2114

Topo da página

Autor

Cláudio Luiz Zanotelli

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC BY-NC 4.0

Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional - CC BY-NC 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search