Navegação – Mapa do site

InícioNuméros4ResenhasSinopses

Resenhas

Sinopses

Texto integral

O ensino de Geografia no século XXI

José William Vesentini (Organizador)

Campinas – Editora Papirus – 2004

1Coletânea que traça um panorama do ensino da geografia em cinco países (França, Estados Unidos, Portugal, Espanha e México), além do Brasil, examinando as rápidas transformações na atividade educativa, a fim de estimular a reflexão sobre porque e para que ensinar geografia hoje. Aponta como tendência atual um ensino menos conteudístico, mais voltado para o desenvolvimento do aprender a aprender, do aprender a fazer, a ser, a conviver. Também no campo da geografia há uma crescente valorização das habilidades e atitudes, dos valores e das competências. Assim, seria essencial trabalharem sala de aula as principais questões que dominam o século XXI: os problemas ambientais; os problemas geopolíticos e geoeconômicos; a necessidade de um sistema internacional com menos conflitos e desigualdades; as redefinições do Estado nacional e as novas relações entre o local e o global; e os problemas étnicos e culturais.

Milton Santos: testamento intelectual

Jesus de Paula Assis (Entrevistador)

São Paulo – Editora da UNESP – 2004

2Perfil do geógrafo Milton Santos (1926-2001) que foi professor da Universidade Federal da Bahia até 1964, à qual foi reintegrado em 1995; professor titular (de 1983 até 1996) e emérito (a partir de 1996) da Universidade de São Paulo; doutor honoris causa por universidades do Brasil, França, Espanha e recebeu, em 1994, o Prêmio Internacional Vautrin Lud, de Geografia, na França. Publicou diversos livros e inúmeros artigos em português, francês, inglês e japonês que abordam, entre outros, temas como a problemática da urbanização no Terceiro Mundo, a teoria e a metodologia em Geografia destacando as relações da produção de um discurso intelectual que pudesse ser base de um discurso político.

Milton Santos e o Brasil

Maria de Souza Brandão (Organizadora)

São Paulo – Editora Fundação Perseu Abramo – 2004

3O geógrafo Milton Santos tornou-se uma referência em questões contemporâneas e um escritor em grande estilo. Ele deixou uma das mais extensas bibliografias brasileiras, certamente a mais opulenta bibliografia entre os geógrafos latino-americanos, e participou com destaque na conceituação, revisão metodológica e valorização da Geografia para o mundo contemporâneo. Influenciou sobremaneira a geografia brasileira e latino-americana, além de outros campos das ciências sociais. Esta publicação traz artigos de inúmeros estudiosos da obra de Milton Santos, além de alguns textos inéditos do autor.

Metrópoles – entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito

Luiz César de Queiróz Ribeiro (Organizador)

Rio de Janeiro – FASE/Observatório das Metrópoles – 2004

4Este livro reúne textos de importantes estudiosos como Raquel Rolnik, Nadia Somekh, Fany Davidovich, entre outros, produzidos sob a coordenação do Observatório das Metrópoles e que discutem as metrópoles brasileiras, cenário onde se concentra, de um lado, os principais fatores de desenvolvimento econômico de nossa sociedade, e por outro, os efeitos dramáticos da crise social brasileira. Aponta para a inexistência de efetivas políticas públicas voltadas especificamente ao desenvolvimento dessas áreas. Traz ainda um CD-ROM com estudos de caso sobre as principais metrópoles brasileiras, com rico e inédito conjunto de dados e mapas.

O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade

Ana Fani Alessandri Carlos

São Paulo – Editora Contexto – 2004

5O objetivo da obra é reunir um conjunto de idéias que foram sendo construídas ao longo dos últimos anos, tendo como centro o debate em torno da necessidade de construção de um “modo possível de pensar a cidade” – por meio da Geografia – num momento em que a sociedade urbana se constitui a partir da generalização do processo de urbanização no mundo. Considera que esse processo tem como conteúdo a realização do mundial –espaço mundial e sociedade urbana – que nos coloca diante de uma nova relação espaço-tempo e daquilo que caracteriza o momento da história atual que muitos autores definem como “pós-modernidade”.

Do senso-comum à geografia científica

Lenyra Rique da Silva

São Paulo – Editora Contexto – 2004

6O livro é composto de oito textos que são um convite para Nietzche, Hegel, Marx, Bachelard, Heidegger, Arendt e Derrida participarem de uma discussão geográfica. Por meio desses autores, procura preencher lacunas, abrir novas veredas, anular certezas e desconstruir verdades conceituais. Tenta ser uma contribuição à geografia combatente, aquela comprometida com a solução dos problemas brasileiros, especialmente os que dizem respeito à nossa complexa realidade agrária.

Educação escolar brasileira: o que trouxemos do século XX?

Guiomar Namo de Mello

Porto Alegre – Artmed – 2004

7A autora apresenta um panorama abrangente e crítico do que se passou com a educação nos últimos 20 anos em termos de reformas, políticas educacionais, formação de professores, gestão pedagógica, utilização de novas tecnologias e expansão do ensino médio. Sua descrição e suas análises propiciam a reflexão a respeito das causas dos problemas educacionais atuais. Aponta caminhos e soluções que educadores, políticos e sociedade em geral devem buscar para construir uma educação escolar de qualidade que efetivamente propicie mudanças no país.

Atlas da exclusão social no Brasil – vol. 1

Marcio Pochmann e Ricardo Gomes Amorim

São Paulo – Editora Cortez – 2003

8Este atlas demonstra que apesar de encontrar-se entre os principais produtores mundiais, com elevada exportação de alimentos e extensa área agricultável sem atividade, o Brasil mantém um terço de sua população na pobreza absoluta e esfomeada, quase 20% de sua força de trabalho sem ocupação, baixos níveis de escolaridade e grau de violência aberta próximo ao de uma guerra civil. Mostra também que quase metade dos municípios do país encontra-se em situação de exclusão social. Por outro lado, apenas 200 municípios – 3,6% do total – apresentam padrão de vida adequado.

Atlas da exclusão social no Brasil – vol. 2

Marcio Pochmann e Andre Campos

São Paulo – Editora Cortez – 2003

9Traz informações, análises e mapas que visam contribuir para a resposta das principais questão sobre exclusão social. Apresenta dados novos sobre a evolução da exclusão social em cada unidade federativa brasileira. Afirma que alguns indicadores melhoraram desde 1960, como o analfabetismo e a escolaridade; enquanto outros índices pioraram a partir de 1980, especialmente o emprego e a violência. De modo geral, percebe-se que a situação da exclusão no Brasil piorou nas duas últimas décadas do século 20. O atlas disponibiliza também informações inéditas sobre a exclusão social em metrópoles que cresceram acentuadamente no período, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belém e Curitiba. Acompanha CD-ROM.

O círculo e a espiral: para a crítica da Geografia que se ensina – 1

Ruy Moreira

Niterói – Edições AGB Niterói – 2004

10Estudo crítico da epistemologia da geografia que se ensina e se pratica na universidade, nas escolas e ambientes de pesquisa. Por isso a dissecação da gênese e genealogia do discurso geográfico que se ensina e se pratica empreendida neste livro deságua, não inesperadamente, na descoberta de que, mais que uma ciência específica, a geografia atual é o fruto direto da cultura ocidental que o Renascimento cria no século XVI e o Iluminismo se incumbe de sistematizar e consolidar no século XVIII, e que, com a ajudado saber geográfico, se cristaliza em nossa mente como sendo a própria realidade do mundo. Este livro filia-se a preocupação crítica com o olhar da geografia e do geógrafo e destina-se a fomentar um debate no campo da geografia que se ensina e pratica-se nos ambientes da pesquisa científica e da intervenção sobre os arranjos do espaço através do planejamento da sociedade civil e do Estado. Com o lançamento do livro “O Círculo e a Espiral – para crítica da geografia que se ensina 1”, a AGB-Niterói está dando início a sua mais nova iniciativa – o selo editorial Edições AGB-Niterói, esperando a partir deste importante e ousado movimento construir e consolidar uma alternativa de publicação de relevantes obras para a Geografia brasileira, empreendendo o princípio da democratização do acesso à essas obras, de maneira ampla e com baixo custo.

Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico

Eliseu Saverio Sposito

São Paulo – Editora da UNESP – 2004

11Livro que aborda, como tema central, a construção do conhecimento geográfico, centrada no método científico, e resgata a teoria do conhecimento na sua relação com a realidade objetiva. O autor explica a estruturação de três métodos: hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico-hermenêutico e encaminha a discussão de conceitos, teorias e temas geográficos. Com linguagem clara e fluidez do texto, é possível uma leitura esclarecedora das reflexões relativas ao conhecimento científico e sobre fazer ciência.

Revista Cidadã

Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Violência (NEVI) – UFES

Vitória – n. 1 – 2004

12Publicação anual do NEVI, núcleo vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFES. Neste número trata da violência criminalizada, enfocando os homicídios cometidos no Estado do Espírito Santo noticiados nos jornais A Gazeta e A Tribuna, no período de 1994 a 2002. Os trabalhos publicados analisam os homicídios sob diversos aspectos: distribuição geográfica, sexo, idade das vítimas, os agentes da violência, utilização de arma de fogo e a visão da imprensa sobre os acontecimentos.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

«Sinopses»Geografares [Online], 4 | 2003, posto online no dia 30 setembro 2003, consultado o 16 junho 2025. URL: http://journals.openedition.org/geografares/23356

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search