Navegação – Mapa do site

InícioNuméros30ResenhasAngelo Serpa, Por uma Geografia d...

Resenhas

Angelo Serpa, Por uma Geografia dos espaços vividos

São Paulo: Editora Contexto,2019
Cláudio Luiz Zanotelli
Referência(s):

Serpa, Angelo. Por uma Geografia dos espaços vividos. São Paulo: Editora Contexto, 2019.

Texto integral

1O livro Por uma Geografia dos espaços vividos, estruturado em oito capítulos, reúne reflexões e experiências, articuladas ao longo dos últimos anos, em aulas e pesquisas no Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), instituição na qual atua o autor como professor e pesquisador desde 1996.

2Por que um livro que busca relacionar Geografia e Fenomenologia? Mais que um método, uma doutrina ou uma filosofia, a Fenomenologia permite o retorno às experiências e práticas espaciais primeiras, sobre as quais construímos nossas referências de mundo e lugar. Essas referências se constroem através da elaboração científica, com a criação de representações conceituais (paisagem, região, território, entre outras), mas também na vida cotidiana, muitas vezes sem vestígio de elaboração conceitual ou mesmo de conscientização.

3A relação entre Geografia e Fenomenologia permite entrever uma produção situada do conhecimento geográfico, uma ontologia espacial que enalteça e sublinhe uma Geografia dos espaços vividos, uma Geografia « situacional », de modo que, enquanto método ou filosofia, a Fenomenologia permite a um só tempo a crítica e a renovação da Geografia enquanto conhecimento (prático e científico).

4O diálogo entre Fenomenologia e Dialética é também necessário, a fim de identificar as contradições e os conflitos nos processos de produção/criação do espaço na contemporaneidade. Conflitos e contradições que devem ser explicitados para serem superados, no sentido mais profundo que o termo superação possa assumir numa abordagem dos processos de produção/criação espacial que se quer ao mesmo tempo fenomenológica e dialética.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Cláudio Luiz Zanotelli, «Angelo Serpa, Por uma Geografia dos espaços vividos »Geografares [Online], 30 | 2020, posto online no dia 08 julho 2020, consultado o 28 outubro 2021. URL: http://journals.openedition.org/geografares/496

Topo da página

Autor

Cláudio Luiz Zanotelli

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

Licence Creative Commons
Geografares est mise à disposition selon les termes de la Licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search