Navegação – Mapa do site

InícioNuméros29ResenhasRoberto Moraes Pessanha: A « indú...

Resenhas

Roberto Moraes Pessanha: A « indústria » dos fundos financeiros. Potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo

Rio de Janeiro: Consequência, 2019.
Cláudio Luiz Zanotelli
Referência(s):

Pessanha, Roberto Moraes. A « indústria » dos fundos financeiros. Potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Consequência, 2019.

Texto integral

1O autor apresenta no livro, como indicado no prefácio de Sandra Lencioni « (...) uma análise da frenética mobilidade dos fundos financeiros no capitalismo contemporâneo no qual as finanças desenvolvem um mundo de ficção em que o valor se confunde com o antivalor, e o capital, com o capital fictício. Central no texto, a discussão dos fundos financeiros se constitui na motivação escolhida para nos alertar sobres riscos da barbárie que nos ronda nessa fase de desenvolvimento capitalista que pode comprometer todo o processo civilizatório que experimentamos até agora. » Livro, portanto, fundamental, para entendermos o atual momento do capitalismo em seu período de financeirização aguda e seus impactos sobre as sociedades e seus espaços.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Cláudio Luiz Zanotelli, «Roberto Moraes Pessanha: A « indústria » dos fundos financeiros. Potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo»Geografares [Online], 29 | 2019, posto online no dia 17 outubro 2019, consultado o 08 dezembro 2021. URL: http://journals.openedition.org/geografares/628

Topo da página

Autor

Cláudio Luiz Zanotelli

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

Licence Creative Commons
Geografares est mise à disposition selon les termes de la Licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search