Navegação – Mapa do site

InícioNuméros29ResenhasAlvaro Ferreira, João Rua e Regin...

Resenhas

Alvaro Ferreira, João Rua e Regina Célia de Mattos: Produção do espaço. Emancipação social, o comum e a « verdadeira democracia »

Rio de Janeiro: Consequência, 2019.
Cláudio Luiz Zanotelli
Referência(s):

Alvaro Ferreira, João Rua e Regina Célia de Mattos (Organizadores). Produção do espaço. Emancipação social, o comum e a « verdadeira democracia ». Rio de Janeiro: Consequência, 2019.

Texto integral

1Esta obra é o resultado do IV Simpósio Internacional Metropolização do Espaço, Gestão Territorial e Relações Urbano-Rurais organizado pela PUC-Rio em 2018. O livro inidca na Introdução que se está « Em meio à escuridão, buscando caminhos (im)possíveis » e, em seu primeiro parágrafo nos diz que « Utopia não combina com pessimismo. Somos utópicos, não pessimistas. Temos como horizonte a construção de uma verdadeira democracia, a emancipação social, o uso comum do espaço com maior justiça social. Assim, seguimos acreditando num impossível possível, mesmo que o momento atual, por tão reacionário que se apresenta, não convide a pensar nessa direção (ou, pelo contrário, por isso mesmo convide; ou melhor, se imponha). » Livro com 18 contribuições diversas que navegam entre a crítica e a indicação de novos caminhos e novos espaços do pensar e do agir pela justiça espacial e pelo comum.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Cláudio Luiz Zanotelli, «Alvaro Ferreira, João Rua e Regina Célia de Mattos: Produção do espaço. Emancipação social, o comum e a « verdadeira democracia »»Geografares [Online], 29 | 2019, posto online no dia 17 outubro 2019, consultado o 08 dezembro 2021. URL: http://journals.openedition.org/geografares/630

Topo da página

Autor

Cláudio Luiz Zanotelli

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

Licence Creative Commons
Geografares est mise à disposition selon les termes de la Licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search