Navegação – Mapa do site

InícioNuméros26ResenhasAna Fani Alessandri Carlos, César...

Resenhas

Ana Fani Alessandri Carlos, César Simoni Santos e Isabel Pinto Alvarez (Organizadores). Geografia Urbana crítica. Teoria e método

Editora Contexto, 2018
Cláudio Luiz Zanotelli
Referência(s):

Ana Fani Alessandri Carlos, César Simoni Santos e Isabel Pinto Alvarez (Organizadores). Geografia Urbana crítica. Teoria e método. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

Texto integral

1Esse livro se vincula à uma certa « tradição » do pensamento críti­co na geografia urbana brasileira estabelecida, em particular, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP. Os autores, mais especificamente, a professora Ana Fani Alessandri Carlos, propõem um caminho que chamam de metageografia que seria a « (...) construção dialética de um horizonte de pesquisa em Geogra­fia » a partir das matrizes teóricas de Karl Marx e Henri Lefebvre.

2Na Introdução do livro é indicado que o caminho para atingir tais propósitos se delineia a partir principalmente de dois pontos: a centralidade da categoria produção social do espaço e da catego­ria totalidade. Buscando, assim, superar a elaboração do saber no âmbito de uma ciência parcelar, no caso a Geografia, se pretende pensar a articulação entre teoria e prática a partir da práxis socio­espacial como momento de reprodução da sociedade.

3Os artigos do livro são variados começando por uma reflexão teórica norteadora apontada precedentemente de Ana Fani Alessandri Carlos e por um outro debate sobre a « noção de prática socioespacial » de Rafael Faleiros de Pádua, concluindo com a análise da problemática da formação nacional a partir do estudo da gênese e dos fundamentos da propriedade privada de Gustavo Prieto. O livro é composto ain­da por outros artigos onde pode-se destacar aqueles que abordam a questão das resistências e conflitos socioambientais na análise urbana (Fabiana Valdoski Ribeiro e Danilo Volochko), bem como o artigo de César Simoni Santos que aborda a questão do debate ontológico e epis­temológico sobre a escala na geografia e o de Glória da Anunciação Alves sobre segregação socioespacial e direito à cidade ou ainda artigo - sobre as lutas dos povos Guaranis para a preservação das formas co­muns de relação com o espaço que se confrontam às violências daque­les que os querem expulsar de suas terras - de Camila Salles de Farias.

4Vê-se no curto relato acima sobre o livro a diversidade e a riqueza dos temas abordados, o que nos estimula a lê-lo com atenção à luz do norte teórico invocado confrontando-o com outras abordagens também críticas presentes na geografia.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Cláudio Luiz Zanotelli, «Ana Fani Alessandri Carlos, César Simoni Santos e Isabel Pinto Alvarez (Organizadores). Geografia Urbana crítica. Teoria e método»Geografares [Online], 26 | 2018, posto online no dia 09 agosto 2018, consultado o 12 julho 2024. URL: http://journals.openedition.org/geografares/6909

Topo da página

Autor

Cláudio Luiz Zanotelli

Professor do Departamento de Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
clzanotelli@yahoo.com.br

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search