Navegação – Mapa do site

InícioNuméros26ResenhasHervé Théry e Neli Aparecida de M...

Resenhas

Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry. Atlas do Brasil

Edusp, 2018
Cláudio Luiz Zanotelli
Referência(s):

Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry. Atlas do Brasil. São Paulo: Edusp, 3ª. edição, 2018.

Texto integral

1Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello nos brindam com uma nova edição deste já clássico Atlas do Brasil. O Atlas, é, muito mais que uma « representação », mas uma interpretação analítica do Brasil no estilo da escola francesa de geografia. Em formato livro, ele nos faz descobrir e interrogar uma série de questões sobre a gênese do território brasileiro, sobre o meio-ambiente e as dinâmicas populacionais, sobre o mundo rural, as industriais, o setor terciário e o urbano. Permitindo leituras transversais que são complementadas pelas análises das redes, das disparidades e das desigualdades sociais e de renda e pelos ordenamentos territoriais do país. Essa edição traz muitas análises a partir de dados e informações atuais, como, por exemplo, sobre os investimentos públicos e programas federais importantes e implementados pelos governos de Lula e Dilma ao longo dos anos 2000: Programa de Aceleração de Crescimento (PAC); Territórios Rurais e da Cidadania; Programas de Aquisição de Alimentos; Programa bolsa família; Minha Casa, Minha Vida; e Mais Médicos. Além de uma análise sobre os assentamentos rurais, as terras indígenas e muito mais.

2Os dados são analisados finamente por modelos estatísticos, representados por uma cartografia de excelência que também constrói modelos espaciais baseados nos Coremas desenvolvidos pelo professor Roger Brunet, de quem o professor Hervé Théry foi colaborador no Grupo de Interesse Público – RECLUS, em particular na redação da colossal obra da Geografia Universal em dez volumes publicada nos anos 1990.

3Além da qualidade analítica e de dados atualizados, a qualidade gráfica dos mapas, esquemas e das representações completam um Atlas que hoje reputo como incontornável para nos ajudar a com­preender o território brasileiro.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Cláudio Luiz Zanotelli, «Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry. Atlas do Brasil»Geografares [Online], 26 | 2018, posto online no dia 09 agosto 2018, consultado o 13 julho 2024. URL: http://journals.openedition.org/geografares/6930

Topo da página

Autor

Cláudio Luiz Zanotelli

Professor do Departamento de Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
clzanotelli@yahoo.com.br

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search