Skip to navigation – Site map

HomeThe journalDeclaração de Ética e Boas Práticas

Declaração de Ética e Boas Práticas

1 Responsabilidades e deveres dos Editores

Os Editores da Hamsa são responsáveis pelos conteúdos publicados na revista, devendo, portanto, zelar pela sua qualidade científica, evitando más práticas na publicação dos resultados das investigações. Para tanto, os Editores serão imparciais no tratamento dos trabalhos propostos para publicação e deverão respeitar a independência intelectual dos autores, aos quais deve ser garantido o direito de resposta em caso de avaliação negativa. Da mesma forma, os Editores manterão o sigilo dos textos recebidos e do seu conteúdo até que sejam aceites para publicação. Além disso, nem os Editores nem quaisquer outras pessoas envolvidas nos processos de avaliação e publicação podem utilizar dados, argumentos ou interpretações contidos em trabalhos inéditos para as suas próprias investigações, excepto se obtiverem o consentimento expresso por escrito dos autores. Os Editores são responsáveis por, de forma correta, manterem e gerirem a revista. Ou seja, representar a revista nos diferentes fóruns / fora; sugerir e apoiar possíveis melhorias; buscar a colaboração de especialistas na área; rever, numa primeira avaliação, os artigos recebidos; escrever editoriais, resenhas, comentários, notícias, etc. para a revista; comparecer às reuniões relacionadas com a edição da revista. A revista preservará a integridade de seu conteúdo e não é permitida a reprodução não autorizada por terceiros, de parte ou da totalidade dos textos nela publicados.

1.1 Revisão de artigos

Os Editores tomarão todas as medidas que possam garantir a qualidade do material publicado, reconhecendo que as secções da revista terão objetivos e padrões diferentes. Os Editores devem assegurar que os artigos de investigação publicados tenham sido revistos por pares, pelo menos dois especialistas na área, e que o processo de revisão tenha sido justo e imparcial. Hamsa: Journal of Judaic and Islamic Studies usa o procedimento duplo-cego (anonimato tanto de autores como de revisores) para os artigos que lhe venham a ser submetidos. Se uma das duas avaliações for negativa, um terceiro relatório pode ser solicitado pelo conselho editorial. A originalidade do trabalho será avaliada no processo de revisão e será dada atenção especial, nesta fase de avaliação, à detecção de plágio ou a publicação redundante ou duplicada, bem como a inclusão de dados falsificados ou manipulados. Os editores fornecerão orientação aos revisores sobre tudo o que se espera deles, incluindo a necessidade de lidar com o material enviado em sigilo. Os editores garantirão que as identidades dos revisores pares sejam protegidas.

1.2 Aceitação ou rejeição de artigos para publicação

A responsabilidade pela aceitação ou rejeição de um artigo para publicação é dos Editores, que se basearão nos relatórios recebidos dos revisores sobre o artigo. Esses relatórios devem basear a sua opinião na qualidade dos trabalhos quanto à sua relevância, originalidade e clareza de exposição. Os editores não reverterão as decisões de aceitar submissões, a menos que problemas sérios sejam identificados com a submissão. Os autores poderão apelar das decisões editoriais. As decisões dos Editores de aceitar ou rejeitar um artigo para publicação serão baseadas na relevância, originalidade e clareza do artigo e na validade do estudo e sua importância para a revista. Os Editores reservam-se o direito de rejeitar diretamente os artigos recebidos, sem recorrer a um processo de consulta externa, se por unanimidade os considerarem inadequados para a revista por carecerem do nível de qualidade exigido, por carecerem de relevância para os objetivos científicos da revista, por não cumprirem os padrões da revista, ou por apresentarem evidências de fraude científica.

1.3 Desautorização e notificação de irregularidade

Os editores reservam-se o direito de retirar artigos publicados que posteriormente sejam considerados não confiáveis devido a erros não intencionais, fraude científica ou más práticas científicas: fabricação, manipulação ou cópia de dados, plágio de textos e publicação redundante ou duplicada, omissão de referências às fontes consultadas, uso de conteúdos sem permissão ou justificação, etc. O objetivo que norteia a retratação ou desautorização é garantir a integridade da produção científica. Em caso de conflito, a revista pedirá ao(s) autor(es) explicações e comprovativos para esclarecimento, e tomará a decisão final com base nelas. Em caso de conflito de duplicidade, ocasionado pela publicação simultânea de um artigo em duas revistas, o mesmo será resolvido com a determinação da data de recebimento do trabalho em cada uma delas. Se apenas parte do artigo contiver um erro, este será corrigido posteriormente por meio de uma nota editorial ou uma errata. A revista reserva-se o direito de publicar aviso de retratação de determinado texto. As razões para tal acção devem ser mencionadas no aviso, a fim de distinguir más práticas de erro não intencional. A decisão de rejeitar um texto deve ser tomada o mais rapidamente possível, a fim de evitar que o trabalho erróneo seja citado na sua área de investigação. Os artigos desautorizados não serão mantidos na edição electrónica da revista, mas substituídos por uma declaração clara e inequívoca na qual se justifica essa acção.

1.4 Normas sobre autoria

Os Editores garantirão que as normas de apresentação dos textos originais de cada revista (no que se refere à extensão do resumo e do artigo, à preparação das imagens, ao sistema de referências bibliográficas, etc.) sejam públicas.

1.5 Conflito de interesse

Quando um artigo recebido pela revista é assinado por uma pessoa que é Editor da Revista, por uma pessoa com uma relação pessoal ou profissional direta, ou está intimamente relacionado com a pesquisa passada ou presente de um Editor, será considerado um conflito de interesse com esse Editor. Qualquer pessoa afetada por qualquer um desses casos deverá abster-se de intervir no processo de avaliação do artigo proposto.

1.6 Responsabilidades dos Editores Convidados

Os editores convidados são responsáveis por definir o assunto e a função de cada artigo em uma edição temática; fornecer orientações claras aos autores sobre o tema e os limites de suas contribuições e a concepção geral da edição; assegurar, em colaboração com os Editores da Revista, que sejam selecionados revisores apropriados para todos os artigos; estabelecer um cronograma para a submissão do artigo preliminar, revisão por pares, revisão e submissão do artigo final com o conselho editorial executivo, e garantir que todos os prazos sejam cumpridos, para além de redigirem a introdução ao tema. Os Editores deverão avaliar se a edição monográfica atinge o padrão de qualidade da revista Hamsa.

2 Diretrizes sobre autoria

2.1 Normas de publicação

Os textos submetidos para publicação devem ser resultado de investigação original e inédita. Devem incluir os dados obtidos e utilizados, bem como uma discussão objetiva dos resultados. Devem ser fornecidas informações suficientes para que qualquer especialista possa confirmar ou refutar as interpretações defendidas no trabalho. Os autores devem citar adequadamente a origem das ideias ou frases literais extraídas de outros trabalhos publicados, de acordo com o regulamento da revista. Quando se incluem imagens como parte da investigação, deve-se explicar adequadamente como foram criadas ou obtidas. No caso de utilização de material gráfico (figuras, fotos, mapas, etc.) parcialmente reproduzido em outras publicações, os autores devem citar a fonte, incluindo as devidas permissões de reprodução, se necessário. A fragmentação desnecessária de artigos deve ser evitada. Se o trabalho for muito extenso, pode ser publicado em várias partes, desenvolvendo cada uma das quais um aspecto particular do estudo geral. Artigos relacionados devem ser publicados no mesmo número da revista, para facilitar a sua interpretação pelos leitores.

2.2 Direitos de Autor e Licenciamento

Os autores são inteiramente responsáveis pela obtenção de permissão para reproduzir imagens, fotografias e outros elementos protegidos por direitos de autor. A prova de tal permissão pode ser requerida aquando da apresentação da versão final do manuscrito.

Se os autores forem autorizados a publicar sob uma licença Creative Commons, então quaisquer requisitos específicos da licença deverão ser mencionados. A revista não irá republicar versões finais aceites e/ou artigos publicados em repositórios de terceiros.

2.3 Originalidade e plágio

Os autores devem garantir que os dados e resultados apresentados no artigo sejam originais e não tenham sido copiados, inventados, distorcidos ou manipulados. Plágio em todas as suas formas, publicação múltipla ou redundante, bem como invenção ou manipulação de dados constituem falta grave e serão considerados fraude científica. Os autores não devem submeter à revista Hamsa originais que tenham sido previamente submetidos a outro periódico, nem devem submeter esses mesmos originais submetidos à revista Hamsa a outro periódico até que tenham sido notificados de sua rejeição ou os tenham retirado voluntariamente.

2.4 Autoria

A autoria deve ser limitada àqueles que deram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo que se pretende publicar. O responsável pelo envio do artigo à revista, no caso de autoria múltipla, deve assegurar que foram reconhecidos aqueles que contribuíram significativamente para a concepção, planeamento, execução, recolha de dados, interpretação e discussão dos resultados do trabalho; todas as pessoas que assinam o artigo compartilham a responsabilidade relativa ao trabalho apresentado. De igual forma, o responsável pela submissão do artigo à revista deve assegurar-se de que os signatários do artigo reviram e aprovaram a versão final do artigo, autorizando a sua possível publicação, devendo garantir ainda que não foi omitida nenhuma das assinaturas dos responsáveis pelo trabalho e que se tenham em consideração os critérios de coautoria mencionados, evitando assim a autoria fictícia ou oferecida, o que constitui uma fraude científica. Deve igualmente reconhecer-se e mencionar-se, de forma apropriada, em nota a título de agradecimento, a contribuição de colaboradores que não sejam signatários, nem responsáveis pela versão final do trabalho.

2.5 Fontes de informação

As fontes originais nas quais se baseia a informação contida no artigo devem ser identificadas e citadas na bibliografia. Entretanto, citações irrelevantes ou redundantes não devem ser incluídas e o uso excessivo de referências a investigações já estabelecidas no corpo de conhecimento científico deve ser evitado. Não devem ser incluídas as informações obtidas em privado, por meio de conversas, correspondência ou discussões com colegas da área, a menos que o autor tenha permissão dessa sua fonte de informação e que os dados tenham sido recebidos num contexto de aconselhamento científico, explícito e devidamente reconhecido.

2.6 Erros relevantes em trabalhos publicados

Quando um autor descobre um erro grave no seu trabalho, tem o dever de notificar os editores da revista o mais rapidamente possível, a fim de modificar o artigo, retirá-lo, retratar-se, ou publicar uma correção ou errata. Se o possível erro for detectado por qualquer um dos membros da Equipa Editorial, o autor ou autores são obrigados a demonstrar que o seu trabalho está correto.

3 Diretrizes para Avaliação de Artigos

O avaliador e/ou revisor deve considerar o trabalho a ser revisto como um documento confidencial até à sua publicação, tanto durante quanto após o processo de revisão. Em caso algum poderão divulgar ou usar as informações, detalhes, argumentos ou interpretações contidos no texto em análise em seu próprio benefício ou de outrem, ou em prejuízo de terceiros. O revisor deve julgar objetivamente a qualidade de todo o artigo, incluindo as informações em que se baseia a hipótese de trabalho, bem como a apresentação e redação do texto. Deve ainda especificar as suas críticas e ser objetivo e construtivo nos seus comentários. Deve argumentar as suas apreciações de forma adequada, sem adoptar posições hostis, respeitando a independência intelectual do autor da obra. O revisor deve alertar o Editor sobre qualquer semelhança substancial entre o trabalho submetido à revisão e algum outro artigo já publicado ou em revisão em outro periódico (publicação redundante ou duplicada). Deve, igualmente, chamar a atenção para a existência de texto ou dados plagiados, falsificados, fabricados ou manipulados. O revisor deve agir prontamente e entregar a sua apreciação dentro do prazo acordado e notificar os Editores de quaisquer atrasos. O revisor também deve informar a equipa editorial, o mais brevemente possível, se não se considera capaz de julgar o trabalho submetido ou se não consegui concluir a tarefa no prazo acordado. Quem faz a avaliação deve verificar se são citados trabalhos relevantes já publicados sobre o assunto. Para tanto, deverá fazer uma revisão da bibliografia no texto, sugerindo a eliminação de referências supérfluas ou redundantes ou, por outro lado, a incorporação de outras não citadas. O revisor deve recusar-se a rever um trabalho quando existe uma relação profissional ou pessoal com qualquer uma das pessoas envolvidas na autoria do artigo submetido que possa afectar a sua apreciação sobre esse mesmo trabalho, ou quando um conflito de interesses possa surgir devido ao facto de o trabalho a ser revisto estar intimamente relacionado com o trabalho que está sendo desenvolvido ou já publicado pelo revisor em causa. Nestes casos deve declinar a avaliação que lhe foi solicitada, devolvendo o artigo à equipa editorial, assinalando e justificando os motivos da sua recusa.

4 Custos de publicação

É política da revista que não serão cobradas quaisquer taxas aos autores para efeitos de processamento de manuscritos, material de publicação ou qualquer outro motivo relacionado.

Referências

CSIC, Guía de buenas prácticas para la publicación (Guia de Boas Práticas de Publicação) http://revistas.csic.es/public/guia buenas practicas CSIC.pdf

COPE (Comité de Ética em Publicação): http://publicationethics.org

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search