Skip to navigation – Site map

HomeThe journalNormas para Recensões de Livros

Normas para Recensões de Livros

Normas Gerais

As recensões podem ser submetidas a qualquer momento, via e-mail, ou podem ser encomendadas pelos editores da revista à sua discrição. A encomenda de uma recensão pela revista não é garantia da sua aceitação e dependerá sempre de uma decisão final dos editores.

As recensões devem fornecer uma descrição clara e concisa do livro e da sua tese, situar o livro dentro da literatura relevante, e apresentar a sua contribuição para o campo. A recensão deve igualmente ter em conta a forma como o livro cumpre os seus objectivos e se apoia em fontes relevantes.

A qualidade analítica e interpretativa da recensão, a sua capacidade de síntese, exposição e conhecimento do tema serão tomados em consideração na decisão final do editor de publicar a recensão.

As recensões enviadas à Hamsa devem ser originais e não devem ser ou ter sido submetidas a outras publicações.

Comprimento e Referências

A duração das recensões não deve exceder 3000 palavras. Em casos especiais, tais como volumes colectivos, poderão ser concedidas excepções após discussão com os editores. As referências e notas de rodapé devem seguir as normas bibliográficas da revista, as quais podem ser consultadas no link “Instruções aos Autores”.

As propostas de recensões devem incluir uma breve nota biográfica do autor, juntamente com título académico e afiliação.

Estrutura

Em geral, as recensões devem seguir as normas de estilo dos artigos da Hamsa, com apenas pequenas alterações. As alterações são as seguintes:

  1. A recensão deve começar com a identificação do livro recenseado, citado como se segue: SOBRENOME, Nome [do(s) autor(es) / editor(es)], tradutor(es) [se houver], título do livro, local de publicação, editora, data de publicação, ISBN.

  2. A recensão deve terminar com o nome e instituição do recenseador.

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search