Skip to navigation – Site map

HomeThe journalInstruções aos autores

Instruções aos autores

Instrucciones para los autores

Escopo e política

Descreve a política editorial da revista

Trata-se de uma revista internacional com sistema de arbitragem científica. Pretende publicar trabalhos no domínio da História, Língua e Literatura dos judeus e muçulmanos de matriz ibérica (e áreas relacionadas), que se podem enquadrar no âmbito da análise comparativa. Neste contexto, a Hamsa pretende ser um espaço privilegiado para divulgação de estudos na área: estudos de apresentação e interpretação de novos resultados de pesquisa; de comparação com as trajectórias outros grupos sociais, inclusive com outras diásporas, de reflexão historiográfica, filosófica, antropológica e sociológica.

2. Especifica as áreas de interesse da publicação e o tipo de artigos e outros assuntos que publica

É objectivo da revista publicar artigos de qualidade na área dos estudos judaicos e islâmicos, com realce para a matriz ibérica, estando aberta à aceitação de propostas diversas naquele âmbito.

A Hamsa comporta as seguintes secções:

  1. Artigos.

  2. Artigos “convite”, e publicação de palestras de oradores convidados.

  3. Edição crítica de documentos.

  4. Recensões críticas.

  5. Universidades e Investigação.

3. Relata os procedimentos de avaliação por pares (peer review) da revista

Todos os artigos recebidos são objecto das seguintes fases de tratamento:

  1. Envio aos 2 directores da revista (email da revista: hamsa@uevora.pt) que apreciam o seu enquadramento global no perfil da revista e sugerem os nomes de 2 relatores;

  2. Uma vez acordados estes 2 relatores, o artigo (sem identificação do seu autor), é-lhes enviado solicitando um parecer sobre o seu conteúdo científico. Salvo, nos poucos casos em que ambos os pareceres não contém observações, o teor dos mesmos é enviado aos autores para consideração, reformulação ou fundamentação das respectivas posições;

  3. Uma vez recebida a resposta do autor, ou o texto reformulado (consoante o caso), este é enviado de novo aos 2 relatores para apreciação. Existindo uma discrepância de fundo entre o autor e um dos relatores o texto é enviado a um 3º relator ou então, se o teor da discrepância o justificar, o assunto é apreciado conjuntamente pelos directores;

  4. Quando é recebida na redacção a concordância dos relatores segue-se a publicação do artigo, sendo preparado, em colaboração com o autor, o layout final;

  5. Uma vez terminado o trabalho anterior, o texto enviado é colocado em linha e disponibilizado para a versão de impressão.

4. Especifica o público da revista

Académicos e estudiosos de diferentes países interessados na área.

Forma e preparação de manuscritos

5. Especifica as línguas aceites para publicação de textos

Português, Inglês, Espanhol, Francês e Ladino (neste último caso o autor deve enunciar claramente o sistema de transcrição utilizado).

6. Especifica os sistemas de transliteração do Hebraico e do Árabe

6.1. Hebraico - Regras (simples) de transliteração para Português1

  • 1 Em relação a outras línguas os autores devem enunciar o sistema de transliteração seguido.

Image 10000200000001680000008086012929367D4C14.gif

6.2. Árabe - Regras (simples) de transliteração para Português2

  • 2 Em relação a outras línguas os autores devem enunciar o sistema de transliteração seguido.

Image 100002000000016800000088B3EF89AA7C994226.gif

7. Especifica os formatos e as formas de envio do original para a revista

Os artigos e outras contribuições devem ser enviados em formato digital, preferencialmente em Word, em anexo a um e.mail endereçado para hamsa@uevora.pt.

Os artigos não podem exceder 45.000 caracteres e devem incluir um resumo em Português de 100 palavras e a indicação de 5 palavras-chave, com um duplicado da mesma dimensão em Inglês.

8. Estabelece os padrões de apresentação da revista

Os artigos e outras contribuições serão apresentadas na revista com a indicação do título, a negrito, no início, ao que se segue o nome, vinculação profissional (se houver) e mail do autor.

Os capítulos devem ser identificados de forma a serem perfeitamente visiveis no painel de navegação do Word e a estrutura do artigo (introdução, corpo e conclusão) ser facil e imediatamente perceptível à primeira impressão.

Os textos e a bibliografia devem ser escritos em Times New Roman, tamanho 12, com um intervalo de espaço e meio entre as linhas.

As notas devem ser escritas em Times New Roman, tamanho 10, com um intervalo simples entre as linhas.

As citações, no texto, deverão vir devidamente assinaladas com “…”. Uma citação longa [com mais de quatro linhas] deve ser destacada do texto, com abertura de parágrafo, em carácter 10, e também entre "…".

As notas devem ser colocadas no rodapé.

As chamadas para notas não devem ser anexadas a títulos, encabeçamentos ou ao nome do autor no início dos artigos. Os agradecimentos relativos ao financiamento da investigação ou outras notas gerais devem ser incluídos como "Notas do autor".

Tabelas e quadros deverão ser enviados no mesmo ficheiro, já colocados na posição em que devem sair, e devidamente legendados. As imagens e fotografias devem ser enviadas em ficheiro à parte,numeradas sequencialmente, devem ser em formato JPG ou PNG (preferencial), com 300 dpi mínimo e até 3000pxs e no texto deve constar a indicação clara do local onde devem ser inserida.

A autorização dos direitos de reprodução de imagens, fotografias e outros elementos protegidos por direitos autorais é da inteira responsabilidade do autor, sendo que a prova de tal autorização pode ser exigida aquando da apresentação da versão final do manuscrito. Os artigos devem apresentar uma Bibliografia final com todas as referências de manuscritos e impressos citados em nota, de forma completa.

9. Estabelece os padrões para referências bibliográficas da revista

Não é permitido o uso de idem e ibidem para referências bibliográficas em notas de rodapé. A forma abreviada de citação deve ser utilizada em todos os casos e repetida quando necessário.

Citação em nota

Segue a norma abreviada de autor, título e página (no caso necessário).

Livro

Na Bibliografia: NOVINSKY, Anita, Cristãos-Novos na Bahia: A Inquisição, São Paulo, Editora Perspectiva, s.d. (no caso de autor clássico deve-se colocar entre parênteses rectos, a seguir à data da reedição, a data original da publicação).

Citação da mesma obra em nota: A. Novinsky, Cristãos-Novos …, p.

Estudo ou entrada em obra colectiva

Na Bibliografia: BARLETTA, Vicent “La literatura aljamiado-morisca: textos, lectura e interacción”, in Minorias étnico-religiosas na Península Ibérica. Períodos medieval e moderno, ed. Maria Filomena L. de Barros and José Hinojosa Montalvo, Lisbon, Edições Colibri, 2008, pp. 431-442.

Citação do mesmo estudo em nota: V. Barletta, “La literatura aljamiado-morisca …”, p.

Artigo em revista

Na Bibliografia: ROMERO, Elena, “Nueva bibliografia de ediciones de obras de teatro sefardíes”, Sefarad 66 (2006), pp. 183-218.

Citação do mesmo estudo em nota: E. Romero, “Nueva bibliografia …”, p.

Dados arquivísticos

Na Bibliografia: são indicados de forma clara e explícita conforme o exemplo que se segue: “Assento para o dinheiro do cabedal que foi para Cochim”, Goa, 7.IV.1630, in Historical Archives of Goa (AHG), Assentos do Conselho da Fazenda, book (liv.) 4, codex (cod.) 1162.

Citação da mesma fonte em nota: “Assento para o dinheiro …”, Goa, 7.IV.1630, in AHG, Assentos do Conselho da Fazenda, liv. 4, cod. 1162, fol. 197.

No caso do documento estar citado em obra, estudo em obra colectiva ou artigo, procede-se conforme as normas indicadas imediatamente acima, acrescentando-se in e, dependendo dos casos, segue-se os exemplos enunciados para citação de obra, estudo ou artigo. Exemplo de citação:

Bibliografia: Documentação para a História do Padroado Português do Oriente, Índia (DPPPO, India), ed. A. da Silva Rego, Lisboa, Agência Geral das Colónias, vol. 1, 1948.

Citação da mesma fonte em nota: [“document”], in DPPPO, India), vol. 1, 1948, pp.

Evita-se a utilização de passim, ibidem, loc. cit. Idem será utilizado apenas quando na mesma nota surge referência a obras do mesmo autor, em sequência. Ex: S.D. Goiten, “New Ligth on the beginning of the Karim Merchants”, in Journal of the Economic and Social History of the Orient, 1 (1958), pp. 175-184; idem, Jews and Arabs: Their contacts Trough the Ages, New York, Schocken Books, 1974, p. 25.

Em relação à utilização de material não especificado aqui e para outras dúvidas, devem consultar os directores da H-REJI.

Dada a pluralidade linguística, cada autor seguirá as suas normas de abreviatura, desde que exemplifique e clarifique o seu procedimento, como se assinala acima.

Bibliografia

Segue a mesma lógica da referência em nota, mas o apelido do autor ou editor deve aparecer em primeiro lugar e em maiúsculas. A ordenação será alfabética e pelo apelido do autor ou editor. Devem ser apresentados explicitamente todos os elementos conforme os exemplos acima mencionados “Na Bibliografia”.

Notes

1 Em relação a outras línguas os autores devem enunciar o sistema de transliteração seguido.

2 Em relação a outras línguas os autores devem enunciar o sistema de transliteração seguido.

Top of page
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search