Navegação – Mapa do site

InícioApresentaçõesPróximos NúmerosAntropologia histórica e povos in...

Antropologia histórica e povos indígenas

ano 26, n. 58, set./dez. 2020

Número organizado por:
Pablo Quintero – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
João Pacheco de Oliveira – Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Os povos indígenas têm sido tratados sistematicamente como sociedades estáticas e primitivas, cujos únicos instrumentos para a compreensão e revalorização são a exotização das diferenças, a relativização das culturas e a negação da coetaneidade entre pesquisador e pesquisado. A poética e a política destas representações, de inspiração colonial, é usada tanto pelas mídias quanto pelas próprias ciências sociais e, inclusive, por algumas orientações da pesquisa etnológica contemporânea.
Como parte de um movimento crítico surgido dentro da própria disciplina, a antropologia histórica, como aqui a denominamos, se configura enquanto um campo de estudos com novos temas, métodos de investigação e protocolos de conhecimento. Pretende, assim, contribuir para a visibilização dos povos indígenas como atores políticos e sociais, dentro de situações históricas específicas, em um movimento analítico no qual a consideração da cultura não implica o abandono da historicidade nem a omissão da reflexividade.
Este modo de pesquisa sobre – e com! – os povos indígenas acarreta o duplo movimento epistemológico de considerar o passado como um problema etnográfico ao mesmo tempo em que analisa o presente como um problema histórico. Tendo em vista tal enfoque, o número de
Horizontes Antropológicos pretende receber artigos embasados em trabalhos etnográficos que considerem os povos indígenas tanto nas suas dimensões histórico-processuais como nas suas estratégias políticas. Também serão bem-vindos artigos de corte teórico que estabeleçam debates entre antropologia e história.

Publicação prevista para setembro de 2020

Submissão de artigos encerrada em 30/09/2019

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search