Navigation – Plan du site

AccueilPrésentationProjeto científico

Projeto científico

A revista IdeAs Idées d’Amériques, revista multidisciplinar de ciências humanas e sociais, propõe-se a ultrapassar as habituais clivagens existentes entre as áreas de pesquisa sobre as Américas, tradicionalmente divididas entre latino-americanistas e norte-americanistas. Essa separação é relativamente recente.

Os estudos latino-americanistas se estruturaram sobretudo nos Estados Unidos e na Europa, a partir do fim da Segunda Guerra mundial e paralelamente à criação de instituições latino-americanistas como a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina), das Nações Unidas. A América Latina tornou-se, assim, um terreno privilegiado de observação e de confrontação de disciplinas, abrindo espaço para aproximações monográficas aprofundadas e transversais, como as de Fernand Braudel, Claude Lévi-Strauss, Pierre Monbeig. O exílio político de diversos intelectuais latino-americanistas na França, nas décadas de 1960-1980, igualmente influenciou a emergência de um latino-americanismo francês.

Os estudos norte-americanistas, por sua vez, constituíram-se a partir de dinâmicas diferentes: fundadora e visionária, a obra de Alexis de Tocqueville, A democracia na América (1835-1840), é, ainda hoje, uma das referências fundamentais do americanismo francês e norte-americano; André Siegfried reativa, de maneira seminal, o interesse pelos Estados Unidos e pelo Canadá; na França, por muito tempo aliada aos Estados Unidos, há, desde o fim do século XVIII, uma forte tradição antiamericana e, ao mesmo tempo, uma fascinação pelo país; a partir dos anos 1960, civilizacionistas, geógrafos, historiadores e cientistas políticos se esforçam para construir um conhecimento detalhado dos Estados Unidos e participam do crescimento do americanismo; os estudos canadenses, desenvolvidos a partir dos anos 1970, propõem a visão de uma “América diferente”, não europeia mas tampouco estado-unidense.

No entanto, a divisão das áreas de pesquisa em um eixo Norte/Sul, baseado na história e nas línguas coloniais, é de fato a mais apropriada par se compreender as dinâmicas americanas passadas e atuais? Por um lado, as dinâmicas ameríndias escapam, em grande parte, às repartições coloniais. Por outro lado, como mostra a história atlântica desenvolvida nos anos 1980, a história dos impérios espanhóis, português, inglês e francês nas Américas ganha muito se pensada em conjunto. E, hoje, a fronteira e as relações entre América Central-México-Estados Unidos tornam-se uma questão política de maior relevância. As diferentes etapas da mundialização, do século XVI aos nossos dias, devem ser analisadas numa escala abrangendo todo o continente americano.

Os objetos e as categorias usuais de análise (Norte-Sul, o Estado como conceito central, o debate sobre a hegemonia dos Estados Unidos) são hoje deslocados por outras problemáticas: as novas conexões continentais, a concorrência entre Estado e outros níveis de organização, a emergência de polos subcontinentais de poder econômico e político, as cooperações intelectuais transnacionais, a circulação dos discursos, o crescimento do comparatismo. Uma aproximação transamericana e multidisciplinar torna-se, mais do que nunca, necessária.

A revista IdeAs promove a circulação dos saberes e das práticas de pesquisa produzidas posteriormente ao latino-americanismo e ao norte-americanismo. Ela reporta a emergência dos novos questionamentos e procedimentos transdisciplinares relativos ao continente americano em sua totalidade, sendo este considerado como esfera cultural e como espaço de circulações.

A revista IdeAs procura oferecer aos leitores diferentes seções:

  • um dossiê temático, acompanhado de um balanço da pesquisa internacional relativa ao tema

  • entrevistas, que oferecem uma perspectiva científica multifacetada

  • uma seção “Éclairages”, composta de artigos curtos, voltados à atualidade recente (política, econômica ou cultural)

  • uma seção “Comptes-rendus de lecture”, composta de resenhas de obras críticas

Encontre aqui o documento de apresentação da revista IdeAs - Idées d'Amériques, que resume as últimas publicações da revista, os próximos projectos e algumas figuras-chave.

Document annexe

Haut de page
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search