Navegação – Mapa do site

InícioInformaçõesEstatuto Editorial

Estatuto Editorial

1. Laboreal, revista científica internacional e interdisciplinar, fundada em 2005, é editada em formato eletrónico duas vezes por ano – em julho e dezembro, sendo uma revista em acesso aberto, publicada na plataforma OpenEdition Journals, em https://journals.openedition.org/laboreal/.

A revista disponibiliza as “Normas para submissão e publicação de artigos” (https://journals.openedition.org/laboreal/337) e uma lista dos/as avaliadores/as, provenientes de diversos países, que participaram na arbitragem científica dos artigos de cada número.

2. A submissão e publicação dos artigos são isentas de custos para os autores. Todo o conteúdo das publicações da Laboreal está disponível, sem custos, quer para o utilizador, quer para a sua instituição. Os utilizadores poderão ler, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, estabelecer ligações para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor.

3. Os artigos publicados colocam a atividade real de trabalho no âmago das suas análises. De modo geral, são valorizadas as contribuições que alargam os conhecimentos dos fenómenos que envolvem questões da saúde, do bem-estar e da segurança de quem trabalha.

A revista promove ainda o debate sobre as formas de investigar e de agir sobre o trabalho. Assumindo a centralidade do trabalho na história individual e coletiva, são privilegiadas pesquisas que favoreçam a sua compreensão e também perspetivem formas de intervenção na conceção, realização e transformação dos processos de trabalho. Considerando as questões de prevenção, proteção, bem-estar e desenvolvimento pessoal e profissional, os artigos publicados na Laboreal abarcam diversas problemáticas, de que se salientam: a gestão da segurança e da saúde no/pelo trabalho, a formação profissional e contínua, os processos de (re)conceção dos equipamentos e de (re)organização do trabalho humano, a promoção da saúde pública, o desenvolvimento local e regional.

Em suma, ao nível dos princípios orientadores, valorizam-se artigos que:

  • Equacionem o trabalho real a partir de critérios de contextualização e de exequibilidade em detrimento de critérios que derivem do universal e do ideal;

  • Contribuam para a ação/transformação das situações concretas;

  • Configurem temáticas inovadoras que concorram para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos e de intervenção;

  • Apresentem (ou remetam para) dados concretos que sustentam a argumentação desenvolvida.

Acrescenta-se que, numa lógica de parceria e de cooperação não hierarquizada, a proposta de abertura pluridisciplinar que pretendemos para a Laboreal convoca a integração dos conhecimentos disponíveis sobre o trabalho humano, nomeadamente nos seguintes domínios: psicologia; ergonomia; sociologia; ciências do design e da computação; ciências da educação; ciências da saúde; economia e gestão.

Dadas as opções referidas, a revista dirige-se a públicos de investigadores, professores e estudantes, assim como todos os profissionais que se interessam pelas questões relacionadas com a atividade real de trabalho.

4. Todos os textos submetidos que se enquadram na política editorial de Laboreal são avaliados por dois peritos em função dos seguintes critérios:

  • Pertinência do artigo para os leitores;

  • Originalidade do artigo;

  • Qualidade do enquadramento teórico;

  • Adequação e rigor da metodologia;

  • Clareza e justificação das conclusões;

  • Pertinência da bibliografia;

  • Coerência e equilíbrio da estrutura do texto;

  • Respeito das normas formais da revista.

No seguimento desta peritagem, algumas modificações poderão ser solicitadas aos autores, sendo posteriormente reanalisada a nova versão de modo a decidir sobre a sua publicação efetiva.

5. A Laboreal publica textos inéditos e que cumpram os princípios éticos fundamentais definidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) do qual é membro integrante (https://publicationethics.org/members/laboreal).

Indexada em bases de dados científicas, a revista publica textos enquadrados em números temáticos e não temáticos. Com a finalidade de conferir maior visibilidade a pesquisas e reflexões redigidas nas línguas espanhola e portuguesa, a Laboreal está também atenta à sua difusão mais ampla e pública, o que justifica a tradução dos resumos em francês e em inglês.

O reconhecimento dos padrões de qualidade e rigor que pautam a edição da revista Laboreal são traduzidos pela sua difusão em bases de dados internacionais, tais como Academic Search Database; DOAJ – Directory of Open Access Journals; Ergonomic Abstracts; Fonte Académica; Journals for Free; Latindex; Research Library Proquest e SciELO.

6. A Equipa Editorial (https://journals.openedition.org/laboreal/269) da Laboreal compromete-se a cumprir a Lei da Imprensa assim como o respeito pela boa-fé dos leitores. Também garante orientar-se pelo cumprimento dos princípios deontológicos e da ética que regem a investigação científica, tal como referido no presente Estatuto Editorial.

Os textos publicados refletem as opiniões dos autores. Os membros dos comités não podem ser responsabilizados pelo uso que possa ser feito do seu conteúdo.

A Diretora da Laboreal

Marianne Lacomblez

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search