Navegação – Mapa do site

InícioNúmerosVolume 11 Nº1Dossier TemáticoModos de vida e trabalho: apresen...

Dossier Temático

Modos de vida e trabalho: apresentação do dossiê

Modos de vida y trabajo: presentación del dossier
Modes de vie et travail: présentation du dossier
Ways of life and work: presentation of the dossier
Mary Yale Neves, Hélder Pordeus Muniz, Maristela Botelho França e Cláudia Osório

Texto integral

1Os diferentes artigos reunidos neste dossiê temático refletem o percurso de uma rede de pesquisadores brasileiros com distintas formações: psicólogos, linguistas, engenheiros e designers. Todos têm como afinidade uma influência marcante das abordagens clínicas do trabalho, entre elas a ergonomia da atividade. Está presente também no grupo uma vinculação com a pesquisa realizada simultaneamente à intervenção em diferentes situações de trabalho, o que tem levantado diversas questões de ordem ética, epistemológica e metodológica. O esforço de enfrentar em conjunto tais questões fez com que esse coletivo decidisse criar no Brasil, no interior da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP, um Grupo de Trabalho (GT) intitulado Modos de Vida e Trabalho.

2Esse GT iniciou-se no X Simpósio da ANPEPP em 2004. Sua proposição no âmbito dessa associação resultou, portanto, da interação sistemática – interdisciplinar, multiprofissional, interinstitucional e interestadual – entre esses diversos docentes e pesquisadores, potencializando redes de diálogo e intercâmbio já existentes, processo que remonta ao início dos anos 90.

3No movimento de constituição desse GT, consolidou-se o caráter transversal do ponto de vista da atividade para compreender↔transformar os modos de vida e trabalho, pautando-se por compromissos éticos, epistêmicos e políticos entre pesquisadores e protagonistas do trabalho em análise.

4Ao longo dos últimos anos, o grupo vem alcançando uma crescente produção conjunta, na forma de organização de eventos, organização de livros, publicação de artigos e intercâmbios.

5Desde 2008 o GT indica um tema central a ser debatido em cada período entre os simpósios da ANPEPP que ocorrem a cada dois anos. Para o XV Simpósio, realizado em maio de 2014, optou-se por uma discussão com ênfase em metodologias de pesquisa, intervenção e formação, debate que vem sendo enfrentado de modo recorrente a partir dos anos 2010.

6O grupo já havia se decidido em Simpósio anterior pela construção de textos em parcerias acerca dessa temática a serem submetidos a um processo de análise e discussão coletiva. Nessa direção, alguns esboços de artigos foram inicialmente debatidos no II Seminário Nacional sobre Metodologia de Pesquisa em Modos de Vida e Trabalho, promovido pelo GT na Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, em setembro de 2013. Nesse evento, deu-se continuidade à discussão dos artigos no XV Simpósio, de 2014, que contou inclusive com a colaboração de uma pesquisadora externa ao grupo.

7Pretendeu-se, com esse encaminhamento, melhor refletir acerca dos diferentes dispositivos metodológicos e técnicos em curso nas práticas de pesquisa-intervenção e formação que vêm sendo experimentadas pelos membros do GT. Para tanto, os textos produzidos foram divulgados previamente, de forma que no Simpósio todos já os tinham lido e sobre eles tinham assinalado e enviado para os autores de cada texto os seus comentários e observações. Dessa forma, exercitou-se a produção de artigos (em parceria), por meio da análise crítica e de debates, algo que se configurou como uma modalidade fecunda ao favorecer um maior desenvolvimento coletivo. Como desdobramento dessa experimentação, encaminhou-se a proposta de organização destes materiais sob forma de um dossiê a ser submetido para avaliação dos seus vários textos à Direção da Revista Laboreal.

8Após as fundamentais interlocuções com os pareceristas, os artigos evoluíram para essa versão final que se apresenta para um público mais abrangente, que poderá ler e realimentar os debates com os autores, que não buscam outra coisa senão ampliar as possibilidades de controvérsias que possam contribuir para o enriquecimento de seus pressupostos teóricos e metodológicos. Não há nenhuma pretensão maior de propor renovações metodológicas, mas sim de socializar reflexões sobre a forma como têm sido realizadas as pesquisas e intervenções pelo grupo. Assim, espera-se que estes textos também sirvam de instrumento para o desenvolvimento do ofício de pesquisadores analistas do trabalho que assumem, como sustenta Schwartz (2010), uma postura de desconforto intelectual, sempre colocando em validação as ferramentas conceituais e metodológicas com as quais estão atuando, já que a atividade humana exige esse repensar permanente de saberes e valores. Estamos certos de que este dossiê é apenas um elo a mais na cadeia de diálogos sobre o trabalho vivo e, como tal, está no front de contra-palavras.

Topo da página

Bibliografia

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Mary Yale Neves, Hélder Pordeus Muniz, Maristela Botelho França e Cláudia Osório, « Modos de vida e trabalho: apresentação do dossiê »Laboreal [Online], Volume 11 Nº1 | 2015, posto online no dia 01 julho 2015, consultado o 21 outubro 2020. URL: http://journals.openedition.org/laboreal/3941; DOI: https://doi.org/10.4000/laboreal.3941

Topo da página

Autores

Mary Yale Neves

Grupo de Pesquisas Gestão, Trabalho e Atividade – GESTA, Departamento de Psicologia - Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Rua Clarice Índio do Brasil, 30 apt 803, Botafogo, CEP 22.230-090, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
myale@uol.com.br

Artigos do mesmo autor

Hélder Pordeus Muniz

Grupo de Pesquisas Gestão, Trabalho e Atividade – GESTA, Departamento de Psicologia - Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Rua Pinheiro Machado, 99/508, Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ. Cep 22231-090.
heldermuniz@uol.com.br

Artigos do mesmo autor

Maristela Botelho França

Grupo de Pesquisa Linguagens, trabalho e atividade de formação, Departamento de Processos Técnico-documentais, Escola de Letras, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Av. Pasteur, 458 sala 413, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
mbfranca@hotmail.com

Artigos do mesmo autor

Cláudia Osório

Núcleo de Estudos e Intervenção em Trabalho e Saúde (NUTRAS), Programa de pós graduação em psicologia, Departamento de Psicologia - Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Rua São Manuel, 23 apt 201. Botafogo, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
claudia.osorio.uff@gmail.com

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons
Laboreal está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Topo da página
  • Logo Universidade do Porto
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
  • Logo Latindex
  • Logo DOAJ
  • Logo Société d'Ergonomie de Langue Française
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search