Navegação – Mapa do site

InícioNúmerosVolume 14 Nº2Editorial

Texto integral

1Eis aqui o nosso primeiro número como coordenadores, depois de tantos anos de trabalho de Cecilia La Garza e Mario Poy na direção da revista hispânica. Quão difícil dar continuidade a um trabalho de tanta qualidade. Para este número da revista Laboreal propusemos estruturar o dossiê temático em torno do tema da digitalização e da evolução do trabalho real, tema central de pesquisa em psicologia do trabalho e ergonomia, onde publicações sobre estes assuntos têm-se multiplicado nos últimos anos, sem necessariamente aprofundar a análise do trabalho real, como procuramos fazer aqui. Na introdução apresentamos este dossiê que conseguimos construir graças ao trabalho meticuloso de quatro equipas de autores de Portugal, Brasil, França e Suíça. Muito obrigado então para Deli Salini, Juana Sarmiento Jaramillo, Annie Goudeaux Germain Poizat, Sylvain Leduc e Ludovic Ponge, Elodie Chambonnière, Jacque­line Vacherand-Revel e Bruno Andrieu e, finalmente, Sacha Pi­nheiro, Marta Santos e Liliana Cunha.

2Nesta edição contamos, além do dossiê temático, com um ar­tigo sob o título de investigação empírica, vindo do Peru, sobre as práticas desenvolvidas pelos trabalhadores, com uma predo­minância do trabalho manual, baseado no caso do carregamento dos produtos de pesca. Este texto de Carolina e Romel Ullilen­-Marcilla apresenta uma intervenção ergonómica e que analisa a distribuição de peixe congelado.

3Na rubrica revisões críticas, Hilka Guida em colaboração com Élida Azevedo Hennington e Marcelo Figueiredo do Brasil, propuseram uma revisão crítica de publicações científicas a pro­pósito dos acidentes de trabalho fatais na indústria do petróleo e gás com a finalidade de identificar e analisar criticamente o perfil deste tipo de acidentes neste setor de actividade.

4Com relação ao texto histórico, Régis Ouvrier-Bonnaz esco­lheu desta vez um texto de Jean-Charles Lebahar intitulado Con­cepção em Design Industrial e Arquitetura. Desejo, Relevância, Cooperação e Cognição. Os comentários de Annie Weill-Fassina vêm em seguida, discutir e comentar o texto com o artigo Com­preender a Atividade de Conceção e o seu Desenvolvimento.

5Por último, o dicionário completa sua segunda rodada! Últi­ma etapa então com as letras y e z. Consitituiu para a nossa equipe um desafio encontrar palavras para estas letras. Antoine Duarte, de França, propõe um artigo provocante sobre a Gera­ção Y, um conceito que encontramos cada vez mais frequente na literatura de divulgação científica, mas cuja relação com o tra­balho real nem sempre é evidente. Pablo Granovski, da Argen­tina, define a Zona de Desenvolvimento Proximal vigostskiana, um conceito amplamente estabelecido nos campos de pesquisa em que nos filiamos.

6Não podemos terminar sem agradecer a Nicolas Canales Bravo, Laura Cámar-Lima, María Noel Close, Laura Facury, João de Deus Gomes Da Silva e João Viana Jorge, por suas traduções, e em particular aos funcionários da Universidade do Porto pelo apoio e paciência nesta primeira edição que coordenamos.

7Desejamos-lhe uma excelente leitura, em nome do Conselho editorial,
Carole Baudin & Patrício Nusshold.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Carole Baudin e Patricio Nusshold, « Editorial »Laboreal [Online], Volume 14 Nº2 | 2018, posto online no dia 01 dezembro 2018, consultado o 30 setembro 2020. URL: http://journals.openedition.org/laboreal/577; DOI: https://doi.org/10.4000/laboreal.577

Topo da página

Autores

Carole Baudin

Laboratoire ‘User centered Design’
Haute École Arc Ingénierie
University of Applied Sciences and Arts of Western Switzerland, HES SO, Espace de l’Europe 11, 2000 Neuchâtel
Suisse
carole.baudin@he-arc.ch

Artigos do mesmo autor

Patricio Nusshold

Laboratoire PCPP (Psychologie Clinique, Psychopathologie, Psychanalyse)
Université Paris Descartes – Sorbonne Paris Cité.
Institut de Psychodynamique du Travail – ASTI, 7 rue Clovis, 75005, Paris France
patricio.nusshold@ast-i.org

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons
Laboreal está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Topo da página
  • Logo Universidade do Porto
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
  • Logo Latindex
  • Logo DOAJ
  • Logo Société d'Ergonomie de Langue Française
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search