Navegação – Mapa do site

InícioNúmerosVolume 7 Nº1Editorial

Texto integral

1Se considerarmos os campos de investigação e de intervenção abrangidos até agora pelos sucessivos números de Laboreal, esta 11ª edição acaba por colmatar, pelo menos parcialmente, uma lacuna da revista. Era tempo, na verdade, de tratar da especificidade da abordagem da Psicodinâmica do trabalho. Agradecemos então, vivamente, a Clara Araújo e Duarte Rolo por terem assumido a coordenação deste dossier. E a introdução que conceberam - completada pelo texto redigido nesta circunstância por Christophe Dejours - irá permitir perceber a lógica da sua estrutura interna.

2Para além das contribuições que compõem este dossier, apresentamos ainda um artigo, de revisão temática, de Maria da Conceição Pereira Ramos, que diz respeito às questões da Economia solidária. O que, de certo modo, irá apoiar as opções assumidas para a edição do nosso Dicionário, já que Renato Di Ruzza destinou a letra “U” para uma definição da palavra “Utopia”. O desafio não é nada obsoleto : o texto dá para perceber quanto o vocábulo é, sim, carregado de história e de polémicas já bem conhecidas ; mas também revela a constância e a grande actualidade da procura de “um outro possível”.

3Serge Volkoff aborda a mesma problemática por uma outra via : escolheu tratar a letra “V”, desenvolvendo uma reflexão sobre “Visibilidade”. E encontramos nessas linhas a riqueza da reflexão de um colega que, é bom dizê-lo porque até agora não o tornámos suficientemente visível, teve um papel decisivo no arranque inicial do projecto de Laboreal.

4Enfim, a nossa rubrica dos textos históricos fica ampliada por mais um contributo, sempre sob a coordenação de Régis Ouvrier-Bonnaz. Desta vez Marcel Turbiaux introduz um texto de Armand Imbert e Antonin Mestre, marco histórico na interpretação de dados estatísticos sobre os acidentes de trabalho. E, realmente, convém não esquecer algumas ilações enunciadas já há mais de um Século…

5Uma excelente leitura para todas e todos – qualquer que seja o lado do Atlântico onde consultam o Site de Laboreal.

6Pelas direcções, hispânica e lusófona, da revista,

7Marianne Lacomblez

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Marianne Lacomblez, «Editorial»Laboreal [Online], Volume 7 Nº1 | 2011, posto online no dia 01 julho 2011, consultado o 16 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/laboreal/8000; DOI: https://doi.org/10.4000/laboreal.8000

Topo da página

Autor

Marianne Lacomblez

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto , Rua Dr. Manuel Pereira da Silva, 4200-392 Porto, Portugal
lacomb@fpce.up.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search