Navigation – Plan du site

AccueilNumérosXVII(2)I. La lusotopie après Lusotopie –...Lusotopia como ecumene: revisitada

I. La lusotopie après Lusotopie – A lusotopia depois de Lusotopie – Lusotopy after Lusotopie (2009-2018)

Lusotopia como ecumene: revisitada

La lusotopie comme œkoumène : revisitée
Lusotopy as Ecumene: Revisited
João de Pina-Cabral
p. 248-276

Résumés

Notre monde contemporain est global dans le sens qu’il est devenu un espace indivis d’intercommunication humaine – un œkoumène, c’est-à-dire un réseau de réseaux. Dans ce vaste espace, il est cependant possible d’identifier des zones au sein desquelles l’intercommunication survient de manière plus dense. Cette notion n’a pas reçu l’attention analytique qu’elle mérite – comme l’a suggéré Sidney Mintz quand il a proposé que la Caraïbe fût conçue comme un œkoumène. Tolkien également, dans son écriture fictionnelle, a accordé un poids spécial à la notion, recourant à l’expression « Terre du Milieu ». Le présent essai soutient qu’avoir en partage un passé historique commun fonctionne comme catalyseur pour l’amicitia, c’est-à-dire la familiarité qui résulte du fait de vivre dans un monde commun. En ce sens, l’essai propose que l’espace/temps qui tire son origine de l’expansion historique des Portugais (la lusotopie) soit considéré comme une « Terre du Milieu », où la proximité et la distance, l’amitié et l’inimité sont sollicités selon une intensité plus forte.

Haut de page

Notes de l’auteur

Estou especialmente grato a Mónica Chan, Omar Ribeiro Thomaz, Michel Cahen, Hermínio Martins, Wilson Trajano Filho e Ulf Hannerz por terem aceitado discutir estas ideias comigo. Agradeço a Cristiana Bastos por me ter indicado a obra de Ulf Hannerz sobre ecumene há muitos anos atrás, e a Luiz Eduardo Dias Duarte pelas suas valiosas críticas. Nenhum deles, porém, poderá ser responsabilizado pela forma que decidi dar ao argumento.

Texte intégral

  • 1 Por exemplo, Pina-Cabral 2002a, 2010a, 2014a, 2014b, 2016.

1Este ensaio debruça-se sobre um aspecto importante da minha experiência vital para o qual, durante muito tempo, senti que os conceitos mais difundidos nas ciências sociais e no discurso político não davam uma resposta satisfatória. Quando encontrei o conceito de “lusotopia,” desenvolvido pelos geógrafos e politólogos franceses que fundaram a revista Lusotopie, convenci-me que ele poderia facilitar a compreensão do que estava em causa nessa minha experiência, para a qual me faltava um termo. Esta é a quarta ou até quinta versão de um argumento que fui teimosamente apresentando através de mais de uma década para diferentes audiências linguísticas e académicas1. Frequentemente, o argumento não foi bem-recebido, porque muitos insistem em confundir “lusotopia” com “lusutopia” (uma utopia lusitana!), o que seria exatamente o contrário do argumento que eu quis desenvolver. O presente ensaio pretende, assim, dar corpo analítico e aprofundar empiricamente o conceito de lusotopia.

  • 2 Para uma crítica ao sociocentrismo e ao individualismo que caracterizaram as ciências sociais do sé (...)

2Num texto já clássico, Ulf Hannerz (1991) sugeria que devemos abordar o mundo contemporâneo como uma ecumene; quer dizer, como um espaço indiviso de intercomunicação humana, uma rede de redes. Uns anos mais tarde, Sidney Mintz (1996) sustentava que, dentro deste espaço mais vasto, urge identificar áreas no interior das quais, devido a razões históricas, a intercomunicação é mais intensa – sugerindo, por exemplo, que o Caribe não deve ser abordado como uma região sociocultural uniforme, mas outrossim como uma ‘ecumene’ onde culturas e sociedades se cruzaram historicamente jogando com as suas diferenças e contrastes. Uma ideia semelhante de ecumene como ponto de encontro de áreas de interacção que definem a humanidade historicamente pode ser encontrada na obra de ficção de Tolkien. O que está em causa em todos estes exemplos, é o facto das interacções passadas afectarem as disposições socioculturais de cada um dos agentes envolvidos nas interacções futuras, facilitando e mais geralmente mobilizando a compreensão mútua. Esta formulação permite-nos abrir perspectivas novas sobre a forma como a proximidade humana é constituída para além das categorias de identidade sociopolítica, escapando assim às falácias inerentes a conceitos fechados sobre si mesmos como “sociedade”, “cultura”, “nação”, “raça”, “grupo”, “tribo”, “etnia”2. Nas nossas interacções quotidianas, aproximamo-nos das pessoas na base de quem elas são, mas sempre por relação a quem nós somos e sempre dentro de um contexto espaço-temporal só parcialmente determinado.

  • 3 Traduzindo-a em inglês por amity, palavra de difícil tradução para o português, pelo que optei por (...)
  • 4 Para este uso particular do conceito de “primordialidade”, ver Pina-Cabral (2002c).

3Neste ensaio, por conseguinte, desenvolverei o argumento de que a partilha de um passado comum funciona como um catalisador para a ecumene lusotópica e que, na sua raiz, está a disposição que Meyer Fortes descreve usando a palavra latina amicitia3. A escolha deste conceito para caracterizar o que subjaz à emergência de uma ecumene pretende sublinhar que, para além dos aspectos mais facilmente identificáveis, a ecumene é constituída por aspectos menos visíveis tais como redes de parentesco, passado familiar, amizades, relações de homonímia, etc. – todos esses aspectos que marcam primordialmente a pessoa social4.

4Assim, a proposta principal que será aqui desenvolvida é que, dentro do nosso mundo globalizado contemporâneo, o tempo/espaço originado pela expansão histórica dos portugueses (isto é, a lusotopia) manifesta as características de uma ecumene. Essa expansão, em muitos casos, deve-se ao devir dos três impérios que os portugueses foram mobilizando através da sua longa história como estado-nação, mas noutros casos resultou simplesmente da migração económica das camadas mais desprotegidas da população portuguesa e, frequentemente, da conjugação das duas causas.

1 Um catalisador para a amicitia

5Quando conhecemos alguém de novo, invariavelmente levamos a cabo um processo de comparação da sua condição com a nossa. A primeira coisa que ocorre é que tentamos identificar o que temos em comum com essa nova pessoa. Isso envolve um exercício de memória: será que falamos a mesma língua? com a mesma pronúncia? será que temos experiências de vida semelhantes? será que temos gostos parecidos? será que viemos da mesma cidade? será que conhecemos pessoas em comum? Apesar desse processo normalmente ocorrer de forma subconsciente, é comum verificarmos que ele dá azo a uma espécie de intensidade peculiar que caracteriza essas situações. Desenvolvemos um esforço maior em situações em que lidamos com pessoas que não conhecíamos anteriormente do que quando lidamos com pessoas já conhecidas. A prova é que as ocasiões em que conhecemos pessoas novas são geralmente mais cansativas.

  • 5 Hoje Maputo, a capital de Moçambique, à época uma colônia portuguesa.

6O contexto em que as encontramos, porém, importa muito. Quando eu era jovem, descobri que, em Joanesburgo (África do Sul), uma pessoa oriunda de Moçambique, onde viviam os meus pais, contava como uma presença amigável na atmosfera etnicamente hostil do Transval – onde ser português era uma condição estigmatizada. Logo de seguida, contudo, percebi que, se encontrasse essa mesma pessoa numa rua de Lourenço Marques5, ela não me prestaria a mesma atenção amistosa. Da mesma forma, uns anos mais tarde, na Inglaterra, só o fato de eu falar português já constituía passaporte suficiente para ser recebido como amigo em casa de muita gente.

7Por essa razão insisto no conceito de amicitia que Julian Pitt-Rivers estendeu, para além do parentesco, para descrever as relações de vizinhança e amizade (Pitt-Rivers 1973). As interacções que estão na base da identificação de uma ecumene – uma área de interação humana – são também processos de co-construção humana. Nesse aspecto, são da mesma natureza que os processos de constituição emocional que caracterizam o parentesco, a amizade ou a vizinhança.

  • 6 Ver igualmente o debate nas páginas do Journal of the Royal Anthropological Institute, XVI (2), 201 (...)

8No seu ensaio clássico sobre o tema, Pitt-Rivers definiu amicitia nos seguintes termos: “Todas estas relações ‘amistosas’ implicam uma obrigação moral de sentir – ou pelo menos de fingir que se sente – sentimentos que obrigam o indivíduo a ações de altruísmo, generosidade. A obrigação moral é a de desistir do interesse próprio pelo de outrem, de sacrificar-se em prol de outrem” (PittRivers 1973: 90). Nos dias que passam, porém, seria problemático adotar uma definição nestes termos, já que ela transporta em si as marcas das concepções que caracterizavam o período em que foi escrita, na medida em que assume uma relação normativa entre “indivíduo” e “grupo”. Hoje, vemo-nos obrigados a retrabalhar o conceito de amicitia de maneira a evitar a implicação de que os interesses da pessoa são individuais e que, portanto, toda a “generosidade” assenta sobre uma qualquer troca reciprocitária entre indivíduos. Em suma, trata-se de assumir uma concepção de pessoa como “divíduo” e não como “indivíduo”, nos termos que nos propõe Marilyn Strathern (1998)6.

9A amicitia, portanto, deve ser concebida como remetendo para essa base de fraternidade ou coresponsabilidade que, por exemplo, é identificada por Emanuel Lévinas (1996) quando este nos avisa contra os perigos de polarizar a alteridade (Pina-Cabral 2010b). O filósofo francês chama a nossa atenção para o fato das categorias culturalmente construídas de pertença social que normalmente ocupam os antropólogos (indivíduo “x”, grupo “y”, sociedade “k”, cultura “m”) coexistirem com uma outra forma de identificação a que ele chama “alteridade anterior”: isto é, uma alteridade que espoleta a constituição da própria pessoa humana e que está inscrita na interacção face-a-face, implicando um sentimento profundo e incontornável de coresponsabilidade ética. Essa alteridade anterior é assimétrica, pois é o que lança a dinâmica relacional que constitui a pessoa como algo-de-nunca-terminado, sempre em processo de elaboração (Pina-Cabral 2017). Esta concepção é, aliás, altamente consentânea com as que têm emergido recentemente nas ciências cognitivas e que apontam para a importância central da “participação alterocêntrica” (self-with-other mirroring) (Stern 2004).

10Lévinas afirma que “a alteridade não pode ser justificada unicamente como uma distinção lógica entre partes pertencendo a um todo dividido, que são unidas no todo por meio de relações de reciprocidade rigorosa” (1996: 165, ênfases no original). Os antropólogos do século XX enfatizaram frequentemente este segundo tipo de alteridade simétrica, esquecendo a constante e inarredável assimetria da alteridade anterior: essa fraternidade básica que assenta na confrontação face-a-face e sem a qual não chegaríamos nunca a ser pessoas perante nós mesmos.

11Ora acontece que este aspecto tem sido muito enfatizado pelos neurofisiólogos e psicólogos do desenvolvimento que estudam a origem da comunicação humana. Por exemplo, o psicólogo cognitivo Michael Tomasello afirma:

A comunicação cooperativa humana assenta crucialmente sobre uma infraestrutura psicológica de intencionalidade partilhada que originou evolucionariamente no suporte a atividades colaborativas e que é composta importantemente por (a) dotes sócio-cognitivos para criar intenções conjuntas e atenção conjunta com outros (assim como outras formas de terreno conceptual comum) e (b) motivações pró-sociais (e mesmo normas) para ajudar outros e partilhar com eles.
Tomasello 2008: 11-12

12Esta disposição inicial é, portanto, constitutiva da pessoa humana. Contudo, no decorrer da vida, não sendo nunca totalmente apagada, ela é constantemente sujeita às tensões da pertença política, quer dizer, às formas culturalmente elaboradas de alteridade simétrica instituída. Assim, o conceito de amicitia descreve a forma como cada pessoa humana se constrói a si mesma através da sua vida por meio do reconhecimento da humanidade dos outros.

13O processo social envolve o direcionamento e o afunilamento dessas disposições colaborativas essenciais e dos campos de atenção que elas definem. Nós cultivamos relações de parentesco específicas, sentimentos de amizade particulares, pertenças comunitárias diversas, apego a categorias de pertença étnica ou nacional etc. Essas identificações/diferenciações marcam primordialmente a pessoa em termos da sua autoconstituição. As implicações desses passados que cada um de nós transporta apesar de suscetíveis de alteração posterior, marcam profundamente os posicionamentos que cada um de nós vai assumindo no mundo. Alguns desses passados são pessoais; muitos mais ainda, contudo, são herdados de quem nos criou, são identidades continuadas (Pina-Cabral 2003).

2 A falácia da posse

14Voltemos, então, à análise das reivindicações pressupostas nos encontros lusotópicos a que me referi acima. Citarei dois casos contrastantes para situar o meu ponto de vista. O proeminente filósofo anglo-americano Willard Van Orman Quine era fluente em português – na verdade, um dos seus primeiros livros sobre filosofia da matemática foi publicado no Brasil em português (Quine 1996 [1944]). Será que podemos considerar que Quine era um caso da “contribuição da lusofonia para a filosofia contemporânea”? A maior parte das pessoas acharia essa sugestão abusiva, não é verdade? Contudo, é bem possível que a sua lusofonia lhe tenha aberto portas em lugares inesperados. Por exemplo, o sociólogo Hermínio Martins relata que, tendo encontrado o velho Quine num party em Oxford, passaram um longo tempo a falar amigavelmente em português.

15Consideremos agora um outro caso. O filósofo Bento Espinosa era filho de judeus residentes em Amsterdã, falantes de português. Na sua correspondência com Blyenbergh (Spinoza 2006 [1664]), Espinosa insurge-se contra o fato de não poder debater filosofia na língua que sentia ser a sua – e que era, está claro, uma forma de português. Na verdade, já como adulto, foi até obrigado a aprender Latim para poder escrever a sua obra filosófica. Ora, muitos acharão que Espinosa faz parte sem qualquer dúvida do mundo da lusofonia de uma forma que Quine jamais fará. Mas então por quê? Será que os holandeses não têm mais direito a reclamar o seu nome? Será que os judeus não têm ainda mais direito, já que era judeu – apesar de ter sido formalmente ostracizado? Ou, considerando que ganhava a sua vida como polidor de lentes, os oftalmologistas não terão mais direito a reclamar a sua herança intelectual?

16Como é que eu passei tão facilmente do reconhecimento da partilha de uma língua comum à reivindicação política dos direitos a uma herança? Não terá sido essa passagem abusiva? Sem dúvida que foi! Por isso, até, escolhi estes exemplos. Acontece que, infelizmente, essa questão não se resolve facilmente. Não restam dúvidas de que, num mundo globalizado, a partilha de tudo o que vai com uma língua comum aproxima as pessoas; dá-lhes um sentimento de partilha de uma sorte comum, ativa interesses mútuos. Vivemos num mundo no qual as cultural politics são um fator de crescente relevância.

17António Damásio, o famoso neurofisiólogo, escreveu um livro sobre Espinosa em que fica evidente a relevância do fato de ambos partilharem uma associação com portugalidade (Damásio 2003). Contudo, jamais se pensaria atribuir a Damásio o gênero de reivindicação fútil à propriedade nacional da herança intelectual de Espinosa a que me referi acima. Na verdade, a leitura do livro de Damásio sugere que o que realmente o aproximou de seu objeto de estudo foi bem mais do que a simples partilha de uma língua ou uma cultura (pois, no caso deles, nem “nacionalidade” nem “religião” constituiriam fatores de aproximação); outrossim, o que os une é a combinação de uma proximidade linguística com uma condição diaspórica (até de ‘exílio’, como sublinha Rossbach) (2007).

18Mais ainda, estas perplexidades jamais poderão ser resolvidas por meio da referência a uma norma linguística: o que conta ou não como língua portuguesa, estritamente falando, não é o que está em causa. Por outras palavras, a relevância de Espinosa para a nossa discussão não é afetada por qualquer debate relativo à natureza precisa da variedade dialetal do português que ele possa ter aprendido como criança nos bairros judeus de Amsterdã do século XVII. A distorção acerca da propriedade que leva ao debate espúrio sobre a quem “pertence” a herança de Espinosa é produzida pela tendência a identificar língua com cultura, cultura com nação e nação com pertença grupal. Parte do problema é criado pela disposição que herdamos da primeira parte do século XX de discutir a interação humana em termos de categorias identitárias grupais politicamente autodefinidas – a disposição a que chamamos na tradição antropológica sociocentrismo (Durkheim & Mauss 1963: 51).

19Este tipo de dúvida levanta-se de forma particularmente marcante quando o que está em causa são situações diaspóricas – por isso até, escolhi iniciar o ensaio com exemplos retirados da minha própria experiência como jovem na África do Sul. Tratava-se de situações em que o fato de eu ter partilhado algo com estas pessoas dava lugar à criação de uma confiança social mútua no meio de um contexto essencialmente hostil, potenciando a intensidade da intersubjectividade que surgia nesses encontros. Esse algo que partilhávamos era um catalisador de amicitia no sentido acima referenciado; era a argamassa que dá azo a uma ecumene e que aproximou Damásio de Espinosa, no seio das suas diásporas mútuas.

3 Erro e irritação

20Há que insistir que esse algo de comum que constitui a ecumene não tem a ver unicamente com a partilha de uma língua, estritamente falando. Existem muitas pessoas que não falam português e que, nas suas relações comigo, demonstraram claramente estarem sujeitas ao catalisador lusotópico de amicitia. A minha experiência de trabalho de terreno entre os euro-asiáticos de Macau e Hong Kong, assim como os contatos que tive com timorenses, deixaram-me com a certeza de que a presença do catalisador era perceptível mesmo entre pessoas que não falam mais do que umas poucas palavras de português (PinaCabral 2002b).

21Será, então, melhor opção escolher “cultura”? No entanto, se o que Damásio e Espinosa partilham for descrito como uma “cultura”, então o conceito tem que ser esticado bem para além dos limites da sua utilidade analítica. Damásio claramente partilha muito mais em termos da sua definição do mundo com os holandeses atuais do que com Espinosa. Cultura, por conseguinte, também não servirá os nossos fins nesta matéria (James et ali. 2010).

  • 7 Por exemplo: Santos (2001) ou Fry (2005).

22Creio, aliás, que não vale a pena continuar, porque já deve estar bastante claro que “nação”, “pertença grupal”, “genética”, “conhecimento de fatos históricos”, etc., também são categorias que não serviriam como termos definitórios do catalisador em causa – apesar de todos eles, na verdade, pertencerem ao encadeamento de identificações que estão geralmente associadas à constituição de uma ecumene. Existe, está claro, a possibilidade de simplesmente negar a existência desse catalisador lusotópico; sustentando que a experiência de amicitia da qual eu próprio fui objecto ou que liga Damásio a Espinosa não tem substância, é pura confabulação. Contudo, não sou de forma alguma o primeiro a constatar a sua existência7. Vou, por conseguinte, assumir que algo ocorre que merece a nossa atenção analítica.

23Comecemos por testar a ideia através da sua negação. Desde os tempos de Malinowski que sabemos que a atenção às experiências de erro e incompreensão mútua é uma das melhores janelas para a etnografia, que permite interpretar a ação das pessoas e os pressupostos que elas assumem sobre o mundo que as rodeia (Fabian 2001). Na minha experiência como agente/paciente deste catalisador lusotópico, tenho tido ocasião de reconhecer o potencial para incompreensão que ele implica e que pode levar a situações de considerável desconforto; isto é, erros de comunicação que nem sempre são fáceis de resolver para quem participa nessas situações. Por exemplo, em Moçambique tive ocasião de verificar que a conjugação da minha pronúncia com a cor da minha pele funciona como um fator de irritação. Observei que, em situações de primeiro contato, essa conjugação tem o potencial de desafiar os meus interlocutores locais mesmo se, passado esse contato inicial, o velho processo de constituição de amicitia lusotópica acaba por vir ao de cima.

24Já no Brasil, para dar um outro exemplo, eu sou constantemente confrontado com “piada-de-português”, cujo dispositivo é exemplificar a suposta estupidez dos meus conterrâneos. A compulsão irresistível dos meus interlocutores brasileiros para relatar essas “piadas” perante mim só pode ser interpretada como claro sinal do desconforto que sentem na minha presença. E, contudo, aí também, quando confrontados com terceiros não-lusotópicos, os mesmos brasileiros acabam sempre por dar sinais evidentes da presença do catalisador. Por fim, em Portugal, quando essas questões se levantam, sou geralmente eu próprio que me insurjo com a propensão das elites portuguesas para exprimir pressupostos de propriedade relativos à “língua” ou à “cultura” portuguesas que implicam uma diminuição de direitos de pessoas que, não sendo brancas ou cidadãs portuguesas, partilham conosco do catalisador lusotópico. Na verdade, recentemente, emergiu em Portugal um movimento de cidadãos portugueses afro-descendentes reivindicando corajosamente a sua pertença ao tecido político nacional e rejeitando o tratamento de “migrantes”. Não é sem tempo que tal ocorre.

25Com o passar dos anos, aprendi que esses “erros” estão relacionados com essas propensões que identificamos no exemplo sobre a herança de Espinosa. Trata-se de uma expectativa de representação privilegiada, de direitos de propriedade, na qual os fenômenos culturais (costume, língua, comida, etc.) e a dominação política são conjugados. Não é sequer necessário fazer essa associação explicitamente para que os nossos interlocutores sintam os seus efeitos; o isomorfismo entre língua/cultura/nação está tão profundamente entranhado nos pressupostos modernos sobre o mundo que é automaticamente assumido. O seu corolário político é que os que governam o local onde a língua originou historicamente têm mais direito a representar essa língua e, por implicação, os grupos entre os quais essa língua é veicular: um corolário que, na atual conjuntura pós-colonial, é francamente inaceitável. Na sua teorização sobre esses assuntos, Boaventura Sousa Santos (2001) identifica corretamente tais problemas. Infelizmente, a sua proposta de “calibanização da lusofonia” acaba por de-historicisar o processo, levando à formulação de uma espécie de destino lusofónico que é inevitavelmente utópico, mesmo que, ao recorrer à imagem do monstruoso Caliban de Shakespeare, a proposta se apresente inicialmente como distópica (Pina-Cabral 2004).

26Parece, pois, surpreendente que não exista hoje uma forma de referir conjuntamente o espaço/tempo demarcado pela partilha do catalisador lusotópico para a amicitia. Lusofonia, o termo mais comumente usado, deixa de fora abusivamente muita gente e muitos lugares entre os quais a presença do catalisador pode facilmente ser identificada: tanto (i) pessoas que não falam português fluentemente (em Goa, África, Macau ou Timor) como (ii) pessoas que, apesar de falarem português em contextos domésticos, vivem e crescem em locais onde outras línguas são dominantes (Canadá, Estados Unidos, Venezuela, África do Sul, Austrália, França, Luxemburgo, Suíça ou Alemanha). Na verdade, em Macau, Moçambique e Timor, eu próprio tive ocasião de verificar que a afinidade a um clube português de futebol é provavelmente um marcador mais fiel da partilha de um sentimento de destino comum lusotópico do que a capacidade de usar a língua portuguesa (Pina-Cabral 2002a).

27Mais ainda, o arrependimento doloroso relativo à lusofonia, tal como se verifica frequentemente em agentes culturais angolanos (Sa’Med 2018), que apresentam a lusofonia não como um espaço de comunicação, mas de perda de outras tradições linguísticas com as quais pessoas que são hoje profundamente lusofónicas se desejariam identificar, é evidência da contraditoriedade da amicitia lusotópica. Esta contrariedade, aliás, está inscrita na própria origem do conceito de oikoumenê (Grego) enquanto conceito analítico face ao Império Romano, como demonstra Stefan Rossbach no seu ensaio sobre o ‘exílio’ (Rossbach 2007). Aí, o autor chama a nossa atenção para o lado angustiante da vivência ecuménica, remetendo-o para a obra de Políbio:

O primeiro teórico da ‘ecumene’ foi Políbio, ele próprio vítima das conquistas romanas; um dos muitos que foi ‘exilado’ totalmente contra a sua vontade. Era grego, filho de Licortas, o homem de estado da Liga Aqueia que tinha lutado e perdido contra o império na batalha de Pidna em 168 BCE. Políbio foi um dos ‘mil’ aqueanos que foi deportado para Roma como refém […]. Só em 151 BCE, 17 anos mais tarde, lhe foi permitido voltar a casa. Contudo, dois anos mais tarde, deu consigo ao serviço da diplomacia romana, acompanhando o seu anterior pupilo, Scipio Aemilianus, na campanha contra Cártago. Políbio conseguiu equilibrar o seu ódio ao conquistador romano com a admiração que sentia enquanto historiador pelo sucesso dos romanos. Em particular, ele via as conquistas romanas como um fenómeno de extraordinária importância, admitindo que os romanos, em nada mais do que meio século, tinham subjugado ‘ao seu domínio quase todo o mundo habitado [oikoumenê]’. Tal representava um ponto de viragem histórico porque, anteriormente, os acontecimentos da oikoumenê tinham sido conduzidos em esferas separadas, ‘sem unidade de intenção, sem realização, ou localidade’. […] Ao contrário de Virgílio e de muitos dos seus contemporâneos, Políbio limitava a sua análise ao campo da pragmática política e da história e, portanto, não aceitava, ou sequer contemplava, que Roma fosse o veículo do sentido último da história, que ela fosse a representação final da civilização humana. Ele nunca capitulou intelectualmente face ao poder romano ….
Rossbach 2007: 30-31

  • 8 Agradeço a Nuno Dias, as longas e profícuas conversas que tivemos sobre suas experiências de terren (...)

28A partilha de uma língua, a partilha de um corpo de referências culturais ou a partilha de uma identidade nacional, portanto, não satisfazem os nossos propósitos como fatores definicionais únicos do que é uma ecumene. Por exemplo, como descrever o sentimento de amicitia que um aluno meu de doutorado encontrou quando foi a Manchester estudar hindus, cujos antepassados originavam em Diu, antiga colônia portuguesa, mas que residiram por várias gerações em Moçambique e depois vieram para a Europa, primeiro Portugal e depois a Inglaterra?8

29Para além da constatação de que a argamassa que reúne todas essas experiências não é descritível em termos linguísticos, existe ainda uma razão mais forte pela qual parece preferível não adotar à partida “lusofonia” como adjetivo abrangente: quando começamos por definir um espaço/tempo social por meio de uma língua, torna-se quase impossível fugir à convergência sociocêntrica entre língua, cultura e nação. A lusofonia é, sem dúvida, um fator importante (eu diria mesmo dos mais importantes) na identificação do espaço/tempo de emergência do catalisador ecuménico. Mas, se começarmos por identificar ecumene com a língua, acabamos necessariamente por cair no tipo de reivindicação de propriedade contra a qual temos vindo a insurgir-nos e que tanto incomoda o conhecido cantor angolano Toty Sa’Med.

30Assim, no presente ensaio, proponho que o espaço/tempo lusotópico seja caracterizado nos seus próprios termos e não como a soma dos territórios de uma língua (oficial, ainda por cima). Em suma, fazer parte da lusotopia como ecumene é ser agente/paciente dos modos de identificação/diferenciação que são a chave para produzir e reagir ao catalisador da amicitia. Cada um de nós que possui esses modos de identificação/diferenciação (isto é, que os transporta no seu passado e que os assinala de forma essencializada por virtude da sua presença) é co-constituinte de um espaço/tempo por virtude de fazer parte dele. A lusotopia como ecumene, portanto, consolida-se através da sua ocorrência. Essa ocorrência é instanciada no momento de intersubjectividade – quer dizer, para simplificar, quando duas pessoas que possuem esses modos de identificação sentem os efeitos do catalisador de amicitia e assumem reflexivamente a sua presença.

31É claro que o fato de alguém experimentar essa identificação não leva necessariamente à sua conscientização. Por exemplo, tenho encontrado pessoas que, por uma ou outra razão, se recusam a afirmar abertamente essa experiência de ecumene. Pode ser que eles não a sintam – em cujo caso não ocorreu lusotopia. Mas, em várias situações, tive ocasião de formar uma opinião fundamentada de que essas pessoas estavam “em negação” (in denial), para usar uma expressão freudiana. Até já aconteceu que as pessoas em causa, posteriormente, viessem a confirmar perante mim a presença do catalisador. As situações de erro (no sentido de desencontro comunicacional) que exemplifiquei são instâncias onde a nossa proximidade assumida funciona inicialmente, de uma forma quase perversa, como um fator de irritação. A irritação do nosso interlocutor, ou a necessidade que demonstra de realizar rituais de diferenciação (do gênero da “piada-de-português”) é já em si mesma um sinal da presença do catalisador.

4 Ecumene

32A lusotopia, por conseguinte, não pode ser vista como um espaço contíguo, nem pode ser definida de forma regional. Por isso, em vez do suposto isomorfismo entre língua, cultura e nação (unidades delimitadas autoreferenciadas), parece-nos mais adequado recorrer à ideia de ecumene como rede aberta de interligações. Neste aspecto, fomos procurar inspiração à obra do antropólogo difusionista norte-americano Alfred Kroeber, cuja proposta é que os fenómenos de difusão cultural e a forma como eles dão azo a mundos humanos de intercomunicação deverá ser vista à luz do conceito grego de oikoumenê (Kroeber & Kluckhohn 1963 [1923, 1948]: 231). Ora, como sugere mais tarde Sidney Mintz, é útil prestar atenção à história do termo grego.

33A palavra original deriva do particípio presente feminino de um verbo que significa algo como “habitar” e é usada literalmente para referir a parte do mundo habitada por humanos. O radical oikos refere-se à casa (e em especial ao compartimento mais espaçoso das casas da Grécia antiga, onde viviam as mulheres). Ele sugere, portanto, o ato do cuidar que está na base das experiências primordiais de amicitia de cada um de nós. O uso da palavra ecumene proposto por Kroeber para descrever a parte mais civilizada do mundo conhecido capta ainda o sentido cristão mais tarde dado à expressão e que remete para a totalidade da comunidade dos cristãos na sua abrangência mais larga (e que deu azo à noção de “ecumenismo”).

34De todos os usos do conceito, o que me parece mais profícuo é o que lhe dá Tolkien quando o define como the abiding place of men – expressão de tradução difícil que remete para a continuidade da presença humana num local apropriado ou próprio para essa presença (no sentido dado à expressão abode, que significa local de estadia permanente). Tolkien define, então, oikoumenê como “o mundo físico no qual o Homem desenvolve a sua vida e seu destino, por oposição aos mundos invisíveis, tal como o Céu ou o Inferno”9. Na sua obra de ficção que, entretanto, correu o mundo (The Lord of the Rings), ele adota um sinônimo menos técnico para a palavra: middle-earth, tradução da expressão middangeard do inglês antigo e sobre a qual explica que “não foi minha invenção. É uma modernização ou adaptação […] da velha palavra para descrever a parte habitada do mundo dos Homens, o oikoumenê” (Tolkien 1995 [1981]: Letter 211).

35Essas formulações apresentam-se como muito úteis porque apontam para a existência de níveis ou registos distintos de convergência que existiriam dentro de um universo sociocultural concebido como sendo sempre mais vasto porque sempre aberto. Poderíamos, assim, falar tanto de áreas de integração global como de áreas de especificidade local. A ecumene (ou middle-earth) é a zona onde ocorrem o conflito, a construção e a destruição que levam à co-constituição das pessoas humanas. É uma forma de definir zonas de ação assentes sobre uma historicidade humana. Nesse sentido, a ecumene é uma área de liberdade, permitindo tanto certa independência por relação a constrangimentos locais, como certa independência em face dos imperativos das hegemonias globais.

36Por isso, creio ser necessário evitar qualquer aproximação à oposição que Mary Douglas foi buscar ao direito canônico entre modality (a organização local da Igreja em termos de paróquias e dioceses) e sodality (as organizações religiosas não locais dedicadas a vocações determinadas), quer dizer entre alianças localizadas e alianças transversais não locais (Douglas 2001). Enquanto uma ecumene pode funcionar como uma sodalidade, na medida em que aproxima pessoas de nações e continentes distintos, no nível local, é frequente a própria historicidade da ecumene objetivada estar na base do sentimento localizado de comunidade.

37O caso de Timor Leste é talvez o melhor exemplo nesse sentido. Ali, um fermento lusotópico distante e politicamente ultrapassado funcionou como base para um projeto de comunidade nacional direcionado para o futuro (Feijó 2008). Muitos outros exemplos poderiam ser encontrados por toda a Ásia, desde as comunidades católicas de Larantuka nas Ilhas Solor, passando pela comunidade católica do subcontinente indiano, pelos burghers de Sri Lanka, pelos kristang de Malaca, até a classe média euro-asiática de Macau e Hong Kong (Pina-Cabral 2002b).

38A propensão generalizada nos estudos “pós-coloniais” para estudar a história colonial a partir de uma perspectiva eurocêntrica de poder e domínio tende a esconder o fato de que os encontros coloniais, por mais violentos que tenham sido, se inscreveram nas visões do mundo locais, abrindo assim caminho, com o passar do tempo, a novas negociações de respeito próprio e de autodeterminação. Elizabeth Traube (1986), no seu soberbo estudo etnográfico dos Mambai de Timor Leste, mostra como o domínio colonial se integrou na estrutura mítica dos povos de Timor, levando a um processo complexo de identificação/diferenciação:

Estritamente falando, os Mambai não têm qualquer tradição de invasores estrangeiros vindos de fora, nem têm qualquer concepção real de um mundo exterior mais vasto que possa abranger a sociedade deles. Segundo os mitos de origem Mambai, os Malaia [categoria que inclui todos os não timorenses] são autóctones, a sua relação com os timorenses é baseada no parentesco, e a sua chegada a Timor significa o retorno dos legítimos defensores da ordem.
Traube 1986: 53

39A então iminente descolonização portuguesa foi, pois, explicada à etnógrafa nos seguintes termos: “essa questão dos nossos irmãos mais jovens se irem embora” (Traube 1986: 53). Há que sublinhar que uma concepção desta natureza é tanto local como única e não se pode assumir que esteja presente em qualquer outro espaço/tempo lusotópico. Mesmo assim, essas configurações locais de identificação/diferenciação, quando vistas à distância, acabam por constituir a fundação (local, diversificada, irrepetível) para uma ecumene que, em contraste, é uma função da globalização. De forma paradoxal, tal se passa mesmo quando, como ocorre entre os Mambai, não existem categorias locais para formular o mundo abrangente mais vasto.

40Ora, esta questão é mesmo mais complexa, já que, como notou o historiador David Jackson, podemos identificar um efeito de loop semelhante ao que exprimiam os Mambai na procura obsessiva de raízes cristãs em lugares exóticos que caracterizou a expansão portuguesa do século XVI (ver o Prestes João, o túmulo de São Tomás, os Nestorianos de Mendes Pinto, etc.).

Em termos abstratos, quando nos identificamos com as origens perdidas estamos a assimilar o ser à sua própria ausência. Poderíamos dizer que os Portugueses navegavam com a intenção de chegar aos seus próprios corpos “perdidos” e, dessa forma, completarem-se.
Jackson 1997

41Neste aspecto a forma como Sidney Mintz tratou da questão de ecumene por relação ao Caribe é muito inspiradora. O que cria esta ecumene, diz o autor, não pode ser reduzido a uma língua, a uma série de costumes ou a uma nação (incluindo, está claro, formulações de etnicidade), pois todos estes variam na região. E, no entanto, apesar dessa variação, o Caribe tem uma “coerência [distinta] não tanto cultural como sociológica” (Mintz 1996: 289). Por isso, afirma:

A base para a construção da oikoumenê caribenha, portanto, encontra-se nos esquemas sociais criados para povos migrantes diversos que foram sujeitos a processos multisseculares de mudança cultural por dominadores europeus e nos efeitos de longo termo que esses processos tiveram na vida caribenha. Nada disto tem a ver de per si com língua ou comida ou vestuário ou quaisquer índices culturais enquanto tal, mas com uma visão transformada do próprio mundo, enxertada em inúmeros estrangeiros, que vieram ou foram trazidos para a região no decorrer dos séculos, substituindo os que tinham morrido ou tinham sido mortos pela doença, a guerra e o empreendimento imperial europeu.
Mintz 1996: 297

42Evidentemente não está em causa afirmar que a lusotopia tenha tido uma história, um processo de constituição ou uma configuração regional semelhantes às do Caribe, que Sidney Mintz descreve. Contudo, as duas ecumenes partilham a condição comum de funcionarem como middle-earth. Lusotopia é algo que a maioria de nós, que fazemos parte dela, pode facilmente identificar quando ocorre e que, estando espalhada pelo mundo, não é uma região, mas um espaço/tempo.

43Em suma, como ecumene, a lusotopia é uma rede de contatos que, na sua operação, deixa marcas distintas sobre o mundo (cidades, estátuas, modos de cozinha, estilos musicais, maneiras e etiquetas, narrativas e textos, jogos de linguagem, etc.). Assim, o mundo reimpõe a ecumene sobre os que a produzem. Quer dizer, a ecumene é ativada pelos produtos reificados das suas ocorrências anteriores. E isto ocorre mesmo quando estamos sozinhos. Quando tal se passa, as disposições para identificação na pessoa singular que está em causa são aprofundadas e reforçadas, predispondo essa pessoa para instâncias ulteriores de reconhecimento.

44Como exemplo darei um relato de algo que se passou comigo mesmo quando visitei Sarajevo em 1988, uns meses antes da guerra civil ter explodido na Bósnia. Visitando um museu, comecei a soletrar um texto litúrgico escrito em estilo alfabético serbo-croata num sumtuoso caixilho de prata trabalhada. Conforme fui avançando para além das palavras iniciais hebraicas, descobri que era uma versão redigida em fonética serbo-croata de rezas judias em português; parecia serbo-croata, continha palavras hebraicas, mas era realmente português corrente! A experiência tirou-me o fôlego e comoveu-me pela forma inapelável como se endereçava a mim. Nunca esquecerei esse momento, porque ele me dispôs a uma identificação lusotópica com a história sefardita. Tornei-me, assim, sem qualquer intervenção própria, um agente de lusotopificação da história sefardita, da mesma forma que descreve Damásio sobre a sua aproximação aos espaços espinosanos em Rijnsburg, perto de Haia.

45Permita-me o leitor um segundo exemplo de cariz pessoal. Escolho estes precisamente por se terem passado comigo e poder, portanto, relatá-los na primeira pessoa. Tenho, dessa forma, acesso às dinâmicas emotivas alavancadas pelos eventos que, para outras pessoas, ficariam obscuras ou duvidosas. O processo é semelhante ao que Freud usa na sua análise das piadas austríacas sobre judeus (Freud 1960).

46Há muitos anos, o historiador político Rui Graça Feijó e eu fomos convidados a participar numa conferência na Universidade de Califórnia, Berkeley. No fim de semana que se seguiu à conferência decidimos alugar um carro e visitar o Yosemite Park. Era primavera e os cumes das montanhas estavam cobertos com neve. Seguimos a estrada até à linha da neve. Ali, estacionamos o carro num miradouro por sobre o espectáculo tremendamente belo do vale central do parque. Rui comentou que, nesse momento, estava mais longe de casa do que jamais tinha estado na vida. Após uns momentos de silêncio, liguei o rádio. O que ouvimos deixou-nos perplexos; tratava-se de um anúncio em português de uma curandeira – uma certa Irmã Ana – que afirmava especializar-se em poções de amor, em curas contra a inveja e em remediar todo o gênero de maleitas do corpo e da alma. Qualquer pessoa que conheça bem a Califórnia saberá da existência de uma vasta comunidade de migrantes portugueses no Vale de San José. Para nós, porém, o evento funcionou como uma espécie de epifania lusotópica, tornando-nos agudamente conscientes da inescapabilidade da nossa condição como pacientes de lusotopia (da qual logo, por virtude do relato do que se tinha passado, nos tornávamos agentes).

47Na série de associações lusotópicas que evocava, a Irmã Ana promovia o amor tanto quanto protegia contra a inveja. Dessa forma ela propalava a ecumene: uma área tanto de poções amorosas (e, portanto, de casamento endogâmico) como de inveja (e, portanto, de conflito fraterno). O conceito de middle-earth de Tolkien é útil como metáfora neste caso, já que sublinha a questão de co-habitação humana no sentido de que se trata de um campo de atenção comum: uma área tanto de ação como de conflito, tanto de amizade como de ódio. Da mesma forma, a estranha inescapabilidade da lusotopia é largamente produzida pela forma como a nossa condição de sujeito é dependente da nossa inserção em cadeias de eventos históricos, tornando-nos disponíveis para reconhecer as pessoas que passaram por esses mesmos eventos, gostemos nós delas ou não. Enquanto identidade continuada, a lusotopia é uma susceptibilidade para reconhecer a presença dessas pessoas. A estranheza que ela produz é criada pela forma como esse passado que une transporta consigo uma série de véus. Contra todas as expectativas, os descendentes dos inimigos do passado encontram conforto na presença mútua; os adversários nacionais descobrem, quando confrontados com terceiros, que partilham terrenos comuns insuspeitados; pessoas cujas trajetórias são etnicamente divergentes encontram disposição para um silencioso reconhecimento mútuo. Como dizia Oswald de Andrade sobre o Brasil, “só a antropofagia nos une”; os conflitos do passado unem as pessoas presentes (Pina-Cabral 1999).

  • 10 Um dos melhores exemplos deste processo é o romance Barroco tropical de José Eduardo Agualusa (2009 (...)

48Especialmente surpreendente é o sentimento de pertença convocado pela presença continuada de eventos do passado que, oficialmente, são pouco reputáveis: império, escravatura, guerra, migração, fome, fanatismo religioso, ditadura, etc10. Desde o século XVIII que os sujeitos lusotópicos vivem numa condição estranhamente dupla: apesar de existirem num espaço imperial, a sua posição no mundo global é a de subalternos, em termos políticos, econômicos e culturais. O Brasil herdou de Portugal este mesmo sentimento dorido de ser: ao mesmo tempo “moderno”, “ocidental” e imperial, por um lado, e “atrasado”, “miserável” e dominado, por outro (Schwartz 2000 [1977]).

49Perante a aliança hegemônica anglo-americana que tem governado o mundo desde essa época, os sujeitos de Portugal, Brasil e das ex-colônias africanas encontram-se diante de uma identidade dilemática que leva caracteristicamente a uma reação de orgulho ferido. A lusotopia, portanto, quando confrontada com o poderio anglo-americano (cultural, econômico, político e militar) é frequentemente estigmatizada. Isto é, nos últimos cinquenta anos, os filhos de portugueses e de descendentes dos anteriores súbditos do império colonial português têm-se confrontado com uma atmosfera global em que a identificação lusotópica a que não podem escapar é vista como uma fonte de desprestígio. Tal produz sensações de vergonha e tensão, de rejeição e repressão, de fascínio tanto quanto de esquecimento forçado. Muitos são os que aprenderam a esconder esses fantasmas por meio de narrativas des- lusotopificantes do seu passado – como quando optam por usar sobrenomes não portugueses transmitidos por via feminina em vez do sobrenome paterno ou por transformar seus sobrenomes para versões anglicizadas, como ocorre com frequência entre emigrantes nos Estados Unidos.

50Ora, como nos ensina Erving Goffman (1974), podemos detectar nessas situações a lógica operativa do estigma – esse processo pelo qual o estigmatizado é frequentemente o seu pior inimigo; a fraternidade gera tanto o amor como o ódio. Ainda jovem, no Transval, eu assisti em 1976 à chegada dos refugiados vindos das antigas colônias africanas que tinham obtido a independência. Eram hordas de pessoas desorientadas, a quem um regime colonial retrógrado e irresponsável não tinha preparado para o inevitável desenlace político e a subsequente expulsão das suas casas e vidas. Paradoxalmente, a excepcional prosperidade do período tardo-colonial havia transformado estas pessoas que, na sua maioria, tinham saído de Portugal em situações de grande pobreza, numa classe média com expectativas de promoção social.

51Da noite para o dia, porém, tinham sido exilados e espoliados. Ao chegarem à África do Sul, de passagem para outras terras, os “retornados” não foram apoiados pelos muitos portugueses que já lá eram residentes. Pelo contrário, foram maltratados, pilhados e humilhados – em cenas que nunca mais esquecerei por serem escritas com a mão de Caim. Quem sabe, quarenta anos passados sobre esses eventos, o sentimento de perplexidade que então me assaltou poderá até ser parte da motivação que me leva a redigir estas linhas.

52Da mesma forma, uma noite, no sul da França, os meus pais e eu fomos servidos por uma jovem que, após a refeição ter terminado e já não estarem outros clientes no restaurante, declarou que era portuguesa. A língua que falávamos entre nós despertava nela sentimentos profundos, apesar de ter muita dificuldade em exprimir-se adequadamente. Pior ainda, tal como os filhos dos migrantes japoneses no Brasil, que se vêm estigmatizados quando vão trabalhar no Japão (Tsuda 2003), o que ela falava era um português mutilado, que tinha aprendido dos seus pais analfabetos e que ela própria sentia que a diminuía. No momento em que a reconhecemos como familiar e lhe falamos em português, ela viu ameaçado o processo em que estava empenhada de “passagem” para a classe média francesa. A ameaça não originou em nós, mas, por assim dizer, dentro dela própria. Consoante tentava explicar-nos o que sentia no seu português quebrado, começou a chorar incontrolavelmente.

5 Lusotopia e diáspora

53Enquanto, à distância, é relativamente fácil identificar as correntes históricas que estão na base da lusotopia, os próprios transportadores desses laços são frequentemente ignorantes da sua natureza ou presença. Imersos como estão em quotidianos que se apresentam localmente como integrados, não têm meio de identificar quais os aspectos que demonstram uma ascendência lusotópica e quais não. Que é que, portanto, transforma a lusotopia num middle-earth, num mundo de co-habitação humana?

54A questão é legítima na medida em que cada um desses transportadores de lusotopia é também transportador de muitos outros tipos de laços; alguns de cariz local, outros de natureza global. Por exemplo, os membros da minha geração, independentemente de terem nascido na China, na África, no Brasil, na América ou em Portugal, independentemente de serem ou não transportadores de lusotopia, sabem cantar as estrofes iniciais da canção “Yesterday” dos Beattles. Que é que há de especial na lusotopia, então, que a diferencia da beattlemania? Parece-me que a resposta não é uma de essência, mas sim de relevância e abrangência. Por oposição à beattlemania, a lusotopia é muito mais constitutiva dos universos quotidianos das pessoas em causa e é mais abrangente por estar inscrita no mundo ambiente.

55Quando dois transportadores de uma ecumene se encontram, eles identificam ecos um no outro que os tornam mutuamente reconhecíveis e tornam o mundo habitado por cada um deles mais facilmente legível ao outro. Dessa forma, mobiliza-se a interação. Se o resultado dessa maior proximidade é “positivo”, no sentido de favorecer interesses comuns, ou “negativo”, no sentido de potenciar conflitos, isso é uma outra questão. Tal não significa, portanto, que as duas pessoas se tornem imediatamente “amigas”. A noção de amicitia com a qual trabalhamos remete para uma potencialidade de aproximação identitária, não implica de forma alguma um acordo constante e absoluto. As lutas fraternas, como sabemos desde os tempos de Caim, são as mais homicidas (PinaCabral 2005a). Tanto Lévinas (Finkielkraut 1997) como o registo etnográfico antropológico insistem muito sobre essa coexistência do amor e da agressão. O exemplo etnográfico mais conhecido disso é sem dúvida a forma como Monica Wilson desenvolve o conceito de “alento dos homens” entre os Nyakyusa do Lago Niassa – uma proximidade que produz consonância e bem-estar tanto quanto dissonância e morte (Wilson 1951).

56Essa amicitia, portanto, não pode ser entendida como uma emoção específica presente em cada transportador individual. Ela está lá por virtude dos processos de constituição social dessas pessoas e do mundo que as rodeia; ela é o resultado agregado do fato de todos os seres humanos terem sido socialmente construídos. Todos os humanos foram criados por outros humanos num processo de evolução gradual que se perde na multiplicidade dos passos infinitesimais envolvidos – uma ontogénese autopoiética, como diria Christina Toren (1999). Por isso, quando falamos de amicitia, não nos referimos a uma qualquer emoção situada e determinável, mas sim à arquitectura do mundo de uma pessoa, que mobiliza disposições emotivas, abrindo potencialidades relacionais.

57O processo de nos tornarmos humanos envolve uma disposição para partilhar sentidos com os outros em face de um mundo comum; essa disposição implica uma espécie de docilidade inicial, o que não tem nada a ver com a ideia vaga de que somos todos essencialmente “bons”. Pelo contrário, tudo o que implica é que o processo de se tornar humano requer o envolvimento da pessoa numa negociação de significados. A preteridade, portanto, está inscrita na nossa condição humana de tal forma que somos todos históricos. Assim, quando um bebê no Brasil balbucia as suas primeiras palavras, estas produzem ecos que reverberam por todo o mundo e que, por assim dizer, constituem harmonias sempre que ocorre lusotopia. Essas harmonias, como vimos, podem não ser sequer muito conscientes aos que as sentem e, por seu turno, as reproduzem. A questão da consciência não é sequer relevante, já que esse processo, ao mesmo tempo em que é humano, passa-se no mundo de fora (ou melhor, ao lado) dos humanos. É nesse sentido que lusotopia é ecumene: isto é, um mundo de co-habitação humana com características próprias que a distinguem de outras ecumenes – nem sempre as mesmas características em toda a parte; nem sempre com a mesma intensidade; nem sempre com densidade igual. Mas por isso mesmo nunca afirmamos que a lusotopia é um território claramente delineável. Outrossim, trata-se de um espaço/tempo vagamente identificável, cuja existência é dependente da sua ocorrência. Não necessitamos de nos preocupar com a impossibilidade de desenhar claramente ecumenes em mapas geográficos. Está claro que também não há qualquer impedimento em tentar desenhar mapas das zonas mundiais onde a sua ocorrência seja mais intensa. Em suma, trata-se de um fenômeno estatístico e não mecânico.

58Como ecumene, portanto, a lusotopia é a rede constituída pelas identidades continuadas que encontram a sua origem na expansão portuguesa do século XVI, mas que logo imediatamente adquiriram uma complexidade e dinâmica próprias. É possível traçar um caminho marítimo para o processo de expansão. Por exemplo, é possível traçar uma cadeia de modos musicais que acompanha a expansão portuguesa pelo Atlântico abaixo e o Índico a dentro e que, para lá deste, passa de Malaca à Indonésia e ao sul da China e Japão (Jackson 1990). Os processos mútuos e laminados que criaram essas afinidades musicais e que as prolongaram durante os seguintes cinco séculos não são, de forma alguma, de direção única. Os músicos que transportam essa linha de descendência estão geralmente inconscientes da rede de interligações que é ativada pelas práticas musicais que eles interiorizaram. Podem até, como o excelente cantor angolano Toty Sa’Med, trabalhar no sentido de as recusar (Sa’Med 2018). Há algo de inevitável no processo. Quando a juventude modernizante singalesa dos anos de 1970 dançava e cantava uma espécie de rock que eles consideravam ser a coisa mais chique à época (baila), estavam longe de pensar que construíam sobre recursos musicais que lhes eram fornecidos pela trama musical lusotópica (Jayasuriya 2008).

59Quer dizer, a música que tocavam e dançavam está inscrita no mundo com implicações que os ultrapassavam em muito. A questão é que, uma vez inscrita no mundo, essa música produz ecos e impulsiona reconhecimentos (nostalgias, memórias, traumas …) que os músicos estavam longe de imaginar. Dessa maneira, um gesto musical produzido com uma intenção pessoal localizada, acaba por causar processos de reverberação noutros locais. Em alguns contextos dá azo simplesmente à desarmonia – muitas são as pessoas que torceram o nariz ao rock singalês, à tuna macaense ou às danças folclóricas dos Kristang de Malaca. Para essas pessoas não aconteceu lusotopia. Mas, sem que tal ocorra a quem toca essa música, existem muitas pessoas no mundo para quem esses mesmos ecos produzem harmonias lusotópicas.

60A inscrição da ecumene no mundo opera independentemente dos actores. Pela ação humana, a lusotopia é objetivada; mas logo que tal ocorre, ela torna-se um molde para a ação humana. Ela não constringe, encoraja. Por isso mesmo, parece-nos incorreto falar, neste âmbito, de conversão, de aculturação ou de difusão, mas antes de ecos que ensejam harmonias. Tal como com os estilos musicais, processos muito semelhantes se aplicam com os descendentes atuais do linguajar naval que se espalhou pelos cais dos mares do sul no século XVI e que deu azo aos crioulos modernos ou ainda com os métodos básicos de culinária que, adaptando-se a diferentes condimentos e produtos locais, podem ser observados em pratos que vão de Portugal ao Brasil, de lá a África e de lá às costas da Ásia, até chegarem à culinária macaense ou à tempura e ao castilla japoneses.

61Mais surpreendentemente ainda certas formas de teatro místico inspiradas na tradição medieval europeia de Carlos Magno e os doze Pares de França sobreviveram até aos nossos dias imersas em modos locais de viver – desde o txiloli de São Tomé estudado por Paulo Valverde (2000) até as cavaladas sertanejas que Maria Isaura Pereira de Queiroz (1992) identificou. Os seus acordes lusotópicos não terminaram, eles estão presentes em obras contemporâneas de ficção e filme, como A pedra do reino de Ariano Suassuna (2007 [1971]).

62Exemplos deste gênero são demasiados para valer a pena continuar a enumerá-los. Os que se prendem com música e dança ou com língua e literatura são talvez os mais visíveis, mas convém não deixar a impressão que tudo isto tem a ver especialmente com “cultura”, “língua” ou “artes”. Podemos identificar inúmeros fenómenos ecuménicos lusotópicos em quase todas as áreas de socialidade: comida e bebida; práticas normativas e legais; disposições comerciais e empresariais, etc. Onde esses nexos são mais profundos, porém, é também onde são menos facilmente formuláveis. Peter Fry (2005), por exemplo, demonstrou como as dinâmicas de diferenciação racial são estruturadas no longo termo por tendências lusotópicas. Eu próprio chamei atenção para que a tradição antroponímica lusotópica transporta disposições importantes no que concerne à construção social da pessoa humana (Pina-Cabral 2008).

6 A lusotopia em Portugal

63Parece legítimo perguntarmo-nos, pois, se a lusotopia não será essencialmente algo a ver com o exílio e a diáspora; isto é, se não será algo que só ocorre fora de Portugal. A resposta, porém, deverá ser enfaticamente negativa por duas razões só aparentemente opostas. A primeira é que o exílio e a diáspora estão também em Portugal. Hoje, as grandes cidades portuguesas são territórios de colonização lusotópica reflexa. A segunda é que os portugueses em Portugal foram sempre transportadores de duas correntes distintas de influência sociocultural: uma, que os liga à Península Ibérica, ao sul da Europa e aos herdeiros católicos do império romano; outra, que os liga ao mundo atlântico para o qual eles foram empurrados nos primórdios da Era Moderna por necessidade económica e por pressão política castelhana (Pina-Cabral 2002a).

  • 11 Kroeber & Kluckhohn (1963: 231). Subentendida na frase está a implicação interesseira de que, desde (...)

64Relembremo-nos das observações sobre as reivindicações de propriedade inscritas na identificação entre língua, cultura e nação. Na verdade, o problema pode até ser identificado no uso da categoria ecumene pelos antropólogos difusionistas que inicialmente a propuseram. Alfred Kroeber, por exemplo, escreve que ecumene “tem uma utilidade moderna como uma designação conveniente para a área total abrangida pelas influências determináveis de difusão que partem dos principais centros altos (higher centers) da Eurásia, onde, até então, a maioria da nova cultura tinha sido produzida”11. Esta direcionalidade da ecumene transporta pressupostos imperiais que merecem a nossa atenção.

65Para pôr a questão na sua forma mais crua: foram ou não os “descobrimentos” portugueses que abriram a lusotopia? Ao falar de lusotopia não estaremos necessariamente a validar o movimento direcional que esse processo histórico implica? Mas a resposta tem que ser enfaticamente negativa. Urge compreender que o tempo linear nunca é o único modo temporal; outros modos de temporalidade estão sempre em interação com ele. A lusotopia não foi instituída no Brasil no momento em que Pedro Álvares Cabral lá chegou, mas sim no momento em que a famosa carta escrita pelo seu piloto, Pedro Vaz de Caminha, chegou às mãos de D. Manuel em Lisboa. O império é criado numa expansão para fora, mas as implicações históricas dos processos que o ato imperial monta estão sempre dependentes de uma dialética do retorno, como se torna claro na obra de todos os escritores-viajantes portugueses do século XVI.

  • 12 Ver também Sansi-Roca (2007).

66O que causa a miragem de unidirecionalidade é a impressão de que Portugal continua ainda a ser o mesmo. Este engano é promovido por hegemonias culturais que vão bem para além da influência da própria elite portuguesa. O papel de Portugal como ponto de origem não implica de forma alguma que fique de fora da sua criação; como se de um cerne imutável e elementar se tratasse. Nada disso ocorre na história e, de qualquer forma, não foi o que se passou. Por exemplo, os registos da Inquisição que Laura de Mello e Souza (2005 [1986]) estudou são evidência patente de que, desde o século XVI, a vida moral e religiosa dos portugueses de Portugal foi marcada pela torna-viagem; pelas ondas reflexas do império12. Uma das formas pelas quais esta miragem da condição pristina imutável é produzida é pela associação de Portugal e dos portugueses ao eixo europeu da constituição portuguesa – aquela entidade vaga a que, hoje, por influência norte-americana, chamamos “Ocidente”.

67Assim, a nossa atenção é presa pelo fato de pessoas como Matteo Ricci e Tomás Ribeiro terem viajado da Europa para a China, onde divulgaram noções neo-aristotélicas de filosofia e formas ocidentais de teoria musical ou de diplomacia aprendidas em Coimbra. Mas, ao mesmo tempo, silenciamos o que voltou com os jesuítas na sua bagagem de torna-viagem. Leibnitz (1984), por exemplo, inventou a matemática binária depois de ter lido uma descrição da noção chinesa de Dao redigida por um jesuíta português. E, no entanto, a matemática binária que permitiu a revolução informática é considerada uma coisa “ocidental”! Aí vemos a miragem hegemônica a funcionar no sentido de apagar os efeitos da torna-viagem. Não está em causa apagar a direção histórica do processo de constituição da ecumene, mas é necessário inscrever no conceito a contradirecionalidade implícita.

68Quando nos esforçamos por fazer isso, começamos a ver coisas que até então nos eram estranhas. Por exemplo, nos últimos dez anos a melhor ficção escrita em português não tem vindo de Portugal ou do Brasil, mas sim de África. Poderíamos, então, concluir erroneamente que os dois tronos da lusofonia tinham envelhecido e perdido o seu brilho, esgotado o seu vigor, dando lugar a comunidades emergentes. Isso, porém, seria não compreender que, no nosso mundo pós-colonial atual, a literatura lusotópica (tanto quanto a música) é escrita numa espécie de espaço deslocalizado que reflete a globalização das vidas dos habitantes das nossas metrópoles modernas. Não se trata, pois, de inversão de direção, mas de uma crescente transnacionalidade.

7 Conclusão

69Em conclusão, há que relembrar que o racismo, o etnocentrismo e o preconceito classista existem em Portugal, tanto quanto no Brasil, em África ou nas ex-colônias asiáticas. A lusotopia é um território tanto de encontro e bem-estar como de conflito e medo. A proclividade característiva do século XX para interpretar à luz de pressupostos utópicos as observações referentes à proximidade sociocultural (às “comunidades”) poderá levar alguns leitores a lerem erroneamente o argumento que aqui pretendi desenvolver. É, portanto, importante explicitar que, tal como a concebemos neste ensaio, a lusotopia não é uma utopia.

70O pensamento utópico, na sua tentativa de ultrapassar a história, produz uma espécie de cegueira sobre a insondável riqueza e complexidade do devir histórico. Quando os esquemas de ação concebidos em moldes utópicos se confrontam com a história, os resultados são de perplexidade para os que pensavam que iriam poder libertar-se do passado. A forma como a preteridade habita os mundos humanos surge, então, como inesperada e até perversa. Nesse sentido, por muito que nos deixemos entusiasmar pelos grandes visionários da lusitanidade – António Vieira, Fernando Pessoa, Agostinho da Silva – temos a responsabilidade de nos afastar do utopismo moderno que os movia.

71Há, assim, uma implicação final a retirar da forma como Tolkien usa a noção de middle-earth na sua ficção cosmogónica. O escritor afirma que, para ele, a oikoumenê humana é concebida como situada no meio dos mares que a cercam, num ponto intermédio entre o frio do Norte e o fogo do Sul. Como ecumene, a lusotopia partilha de uma condição semelhante. No nosso mundo globalizado atual, a condição lusotópica nem é “ocidental” nem deixa de o ser – perante a história da ocidentalidade, os seus sujeitos situam-se numa condição intermédia. Alguns autores, como Eduardo Viveiros de Castro (2009), inscrevem-se na ocidentalidade “por cortesia”; outros, como eu próprio, distanciam-se “por precaução” (Pina-Cabral 2005b). Mas, nos anos que se aproximam, conforme a ordem global unifocal em que vivemos desde a queda do Muro de Berlim se polarizar cultural e politicamente, essa condição de middle-earth tornar- se-á crescentemente presente, permitindo novas negociações da situação de subalternidade que tão fortemente marcou os lusotópicos dos últimos três séculos.

72Este ensaio constitui uma tentativa de inserir velhos conceitos em novos esquemas. O enquadramento sociocêntrico modernista, que presumia a unitaridade da identidade e via toda a alteridade como essencialmente diádica e simétrica, deixou de satisfazer as nossas necessidades analíticas (Pina-Cabral 2017). Contudo, a teoria antropológica não se tem ocupado suficientemente em salvar os seus conceitos centrais das interpretações sociocêntricas modernistas neles inscritas. Conceitos como amicitia ou ecumene merecem ser retirados dos moldes estrutural-funcionalista ou difusionista em que Fortes ou Kroeber, respectivamente, os conceberam, abrindo, assim, caminho à sua utilização em contextos contemporâneos nos quais a unitaridade das culturas, das sociedades ou dos indivíduos deixou de ser evidente.

Haut de page

Bibliographie

Agualusa, J. E. 2009, Barroco tropical, Lisboa, Dom Quixote.

Castro, E. Viveiros de 2009, Métaphysiques cannibales, Paris, PUF.

Damásio, A. 2003, Looking for Spinoza: joy, sorrow, and the feeling Brain, New York, Harcourt.

Douglas, M. 2001, In the Wilderness: the doctrine of defilement in the book of numbers, Oxford, Oxford University Press.

Durkheim, É. & Mauss, M. 1963, Primitive classification, Chicago, Chicago University Press.

Fabian, J. 2001, “Ethnographic misunderstanding and the perils of context”, in Anthropology with an attitude: critical essays, Stanford, Stanford University Press: 33-52.

Feijó, R. Graça 2008, “Língua, nome e identidade numa situação de plurilinguismo concorrencial: o caso de Timor-Leste”, Etnográfica, 12 (1): 143-172.

Finkielkraut, Alain 1997, The wisdom of love, Lincoln, University of Nebraska Press.

Fortes, M. 1970, “Kinship and the axiom of amity”, in Kinship and the social order. The legacy of Lewis Henry Morgan, London, Routledge & K. Paul: 219-249.

Freud, S. 1960, Jokes and their Relation to the Unconscious, New York, Norton.

Fry, P. 2005, A persistência da raça: ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África Austral, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

Goffman, E. 1974, Stigma: notes on the management of spoiled identity, New York, J. Aronson.

Hannerz, U. 1991, “The global ecumene as a network of networks”, in A. Kuper ed., Conceptualizing societies, London, Routledge: 34-56.

Jackson, K. D. 1990, Sing without shame: oral traditions in Indo-Portuguese Creole verse, Macau, Instituto Cultural de Macau.

Jackson, K. D. 1997, Os construtores dos oceanos, Lisboa, Assírio & Alvim.

James, D. et ali. eds. 2010, Culture wars: context, models and anthropologists, Oxford, Berghahn.

Jayasuriya, S. de Silva 2008, The Portuguese in the East: a cultural history of a maritime trading empire, London, Tauris.

Kroeber, A. & Kluckhohn, C. 1963, Culture: a critical review of concepts and definitions, New York, Vintage Books.

Leibniz, G. W. 1994, Writings on China, Chicago, Open Court.

Lévinas, E. 1996, Basic philosophical writings, Bloomington, Indiana University Press.

Mintz, S. W. 1996, “Enduring substances, trying theories: the Caribbean region as Oikoumenê”, Journal of the Royal Anthropological Institute, 2: 289-293.

Pina-Cabral, J. de 1999, “O retorno da Laurentina: a simbolização das relações étnicas no Moçambique colonial e pós-colonial”, Novos Estudos Cebrap, 53: 85-96.

Pina-Cabral, J. de 2002a, “‘Agora podes saber o que é ser pobre’: identificações e diferenciações no mundo da lusotopia”, Lusotopie, 10 (2): 215-224.

Pina-Cabral, J. de 2002b, Between China and Europe: Person, culture and emotion in Macao, London, Berg.

Pina-Cabral, J. de 2002c, “Dona Berta’s Garden: reaching across the colonial boundary”, Etnográfica, 6 (1): 77-91.

Pina-Cabral, J. de 2003, O homem na família, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.

Pina-Cabral, J. de 2004, “Cisma e continuidade em Moçambique”, in C. Carvalho e J. de Pina-Cabral eds., A persistência da história, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais: 375-392.

Pina-Cabral, J. de 2005a, “Crises de fraternidade: literatura e etnicidade no Moçambique pós-colonial”, Horizontes Antropológicos, 24: 229-253.

Pina-Cabral, J. de 2005b, “The future of social anthropology”, Social Anthropology, 13 (2): 119-128.

Pina-Cabral, J. de 2007, “Aromas de Urze e de Lama: reflexões sobre o gesto etnográfico”, Etnográfica, 11 (1): 191-212.

Pina-Cabral, J. de 2008, “Recorrências antroponímicas lusófonas”, Etnográfica, 12 (1): 5-16.

Pina-Cabral, J. de 2010a, “Lusotopia como Ecumene”, Revista Brasileira de Ciências Sociais, 25 (74): 5-20.

Pina-Cabral, J. de 2010b, “Xarás: Namesakes in southern Mozambique and Bahia (Brazil)”, Ethnos, 73 (3): 323-345.

Pina-Cabral, J. de 2014a, “Lusotopia”, in L. Sansone & C. Alves Furtado eds., Dicionário Crítico das Ciências Sociais dos Países de Fala Oficial Portuguesa, Salvador, ABA Pubs/EDUFBA: 305-9.

Pina-Cabral, J. de 2014b, “Lusotopy as Ecumene”, in T. Hylland Eriksen et ali eds., Anthropology Now and Next: Essays in Honor of Ulf Hannerz, London, Berghahn Books: 241-263.

Pina-Cabral, J. de 2016, “Portugal and the Dynamics of Smallness”, in U. Hannerz & A. Gingrich eds., Small Countries: Structures and Sensibilities, Philadelphia, University of Pennsylvania Press: 161-174.

Pina-Cabral, J. de 2017, World: An anthropological examination, Chicago, HAU Books.

Pitt-Rivers, J. 1973, “The kith and the kin”, in J. Goody ed., The character of kinship, Cambridge, University Press: 89-105.

Queiroz, M. I. Pereira de 1992, Carnaval brasileiro: o vivido e o mito, São Paulo, Brasiliense.

Quine, W. Van Orman 1996 [1944], O sentido da nova lógica, Rio de Janeiro, Livraria Martins.

Rossbach, S. 2007, “The impact of ‘exile’ on thought: Ploybius, Derrida and Gnosticism”, History of the Human Sciences, 20 (4): 27-52.

Sansi-Roca, R. 2007, “The fetish in the lusophone Atlantic”, in N. Naro et ali. Eds., Cultures of the lusophone black Atlantic, New York, Palgrave-Macmillan: 19-39.

Santos, B. de Sousa 2001, Entre Prospero e Caliban: colonialismo, pós-colonialismo e interidentidade, in M. I. Ramalho e A. Sousa Ribeiro eds., Entre ser e estar: raízes, percursos e discursos de identidade, Porto, Afrontamento.

Schwartz, R. 2000 [1977], Ao vencedor as batatas, São Paulo, Duas Cidades/Editora 34.

Souza, L. de Mello e 2005 [1986], O Diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial, São Paulo, Companhia das Letras.

Spinoza, B. 2006 [1664], Lettres sur le mal: correspondance avec Blyenbergh, Paris, Gallimard.

Stern, D. N. 2004, The present moment in psychotherapy and everyday life, New York, Norton.

Strathern, M. 1988, The gender of the gift: problems with women and problems with society in Melanesia, Berkeley, University of California Press.

Suassuna, A. 2007 [1971], Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do vai-evolta, Rio de Janeiro, José Olympio.

Tolkien, J. R. R. 1995 [1981], The Letters of J. R. R. Tolkien, New York, Harper Collins.

Tomasello, M. 2008, Origins of human communication, Cambridge, MIT Press.

Toren, C. 1999, Mind, materiality, and history: explorations in Fijian ethnography, London, Routledge.

Traube, E. 1986, Cosmology and social life: ritual exchange among the Mambai of East Timor, Chicago, University of Chicago Press.

Tsuda, T. 2003, Strangers in the ethnic homeland: japanese Brazilian return migration in transnational perspective, New York, Columbia University Press.

Valverde, P. 2000, Máscara, morte e mato em São Tomé, Lisboa, Celta. Wilson, M. 1951, Good company, Oxford, University Press.

Imprensa

Sa’Med, T. 2018, “Why Angolan singer Toty Sa’Med writes songs in Kimbundu”, BBC News, 18 de Março de 2018, consultado 18 Março 2018, <http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-43401024>.

Haut de page

Notes

1 Por exemplo, Pina-Cabral 2002a, 2010a, 2014a, 2014b, 2016.

2 Para uma crítica ao sociocentrismo e ao individualismo que caracterizaram as ciências sociais do século XX, ver Pina-Cabral (2017).

3 Traduzindo-a em inglês por amity, palavra de difícil tradução para o português, pelo que optei por ficar com a sugestão latina (Fortes 1970).

4 Para este uso particular do conceito de “primordialidade”, ver Pina-Cabral (2002c).

5 Hoje Maputo, a capital de Moçambique, à época uma colônia portuguesa.

6 Ver igualmente o debate nas páginas do Journal of the Royal Anthropological Institute, XVI (2), 2010; e Pina-Cabral (2007: 101-134).

7 Por exemplo: Santos (2001) ou Fry (2005).

8 Agradeço a Nuno Dias, as longas e profícuas conversas que tivemos sobre suas experiências de terreno.

9 Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Oikoumene

10 Um dos melhores exemplos deste processo é o romance Barroco tropical de José Eduardo Agualusa (2009).

11 Kroeber & Kluckhohn (1963: 231). Subentendida na frase está a implicação interesseira de que, desde então, surgiu um novo “centro alto” (higher centre) de difusão cultural: os Estados Unidos.

12 Ver também Sansi-Roca (2007).

Haut de page

Pour citer cet article

Référence papier

João de Pina-Cabral, « Lusotopia como ecumene: revisitada »Lusotopie, XVII(2) | 2018, 248-276.

Référence électronique

João de Pina-Cabral, « Lusotopia como ecumene: revisitada »Lusotopie [En ligne], XVII(2) | 2018, mis en ligne le 01 juillet 2021, consulté le 28 mars 2024. URL : http://journals.openedition.org/lusotopie/3198 ; DOI : https://doi.org/10.1163/17683084-12341721

Haut de page

Auteur

João de Pina-Cabral

Professor of Social Anthropology, School of Anthropology and Conservation, University of Kent, UK
J.Pina-Cabral[at]kent.ac.uk

Haut de page

Droits d’auteur

Le texte et les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés), sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search