Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros19Varia10 Anos da Medievalista: As Revis...

Varia

10 Anos da Medievalista: As Revistas de Ciências Sociais e os seus Desafios. FCSH, Lisboa, 25 de Setembro 2015

10 Years of Medievalista: Social Sciences’ Journals and its challenges. FCSH, Lisbon, 25th September 2015
Bernardo Vasconcelos e Sousa e Luís Filipe Oliveira

Notas da redacção

Data do texto: Novembro de 2015

Texto integral

1No dia 25 de Setembro de 2015, teve lugar na FCSH-UNL o Seminário Internacional “As Revistas de Ciências Sociais e os seus Desafios”, para assinalar os dez anos de publicação ininterrupta da Medievalista OnLine. Tal como constava no desdobrável de divulgação, pretendia-se que a iniciativa fosse mais do que uma celebração e criasse a oportunidade para se fazer um balanço crítico, reflectindo “em conjunto com outras revistas, sobre os problemas e os desafios que hoje se colocam às publicações periódicas na área da História e das Ciências Sociais”.

2Este primeiro propósito terá sido conseguido. Foi significativo o interesse suscitado pelo Seminário, que contou com a participação de responsáveis e de outros colaboradores de cerca de uma dezena de revistas nacionais (para lá da Medievalista, o e-Journal of Portuguese History, a Análise Social, a Revista de História da Sociedade e da Cultura, da Universidade de Coimbra, a Lusitania Sacra, da Universidade Católica Portuguesa, os Anais de Além-Mar, do CHAM, uma responsável pelas publicações da Universidade Autónoma de Lisboa, uma responsável pela revista MIDAS, uma publicação dedicada aos museus), além de algumas estrangeiras (En la España Medieval, da Universidade Complutense de Madrid, o RIHA Journal, da Associação Internacional de Institutos de Investigação em História da Arte, ou a plataforma Cléo – Open Edition). Também não foi menos animada a troca de ideias e de experiências, ou a discussão motivada pelos quatro painéis sobre “Financiamento”, “Avaliação”, “Indexação” e “Open Access”. De uma forma ou de outra, estas temáticas envolvem as principais questões institucionais, técnicas e práticas que constituem os desafios mais importantes com que hoje se confrontam as revistas de História e de Ciências Sociais. Daí as múltiplas intervenções que tiveram lugar, tanto por parte dos membros que integravam os referidos painéis como por parte da assistência.

3Entre os vários assuntos discutidos — e alguns são dignos de atenção posterior, como o peso dos custos estruturais das revistas, a defesa da língua e do pensamento em português, ou as formas de avaliação de impacto em prazos mais longos —, sobressaiu a política do open access e os problemas editoriais e financeiros que ela põe, bem como as exigências técnicas colocadas pela inserção das revistas nas bases de dados internacionais de publicações indexadas. No final dos trabalhos, foi quase unânime o reconhecimento da necessidade de prosseguir a discussão na perspectiva de uma eventual actuação conjunta das revistas portuguesas da área das Ciências Sociais, com vista à sua maior, melhor e mais eficaz presença nas principais bases de dados internacionais de publicações científicas.

4Pela sua parte, a Medievalista procurará dar continuidade a esta iniciativa, mantendo uma abordagem aberta a todas as revistas que queiram participar, ao mesmo tempo que manifestará a sua disposição para colaborar em acções conjuntas que visem dar passos concretos no sentido da internacionalização e da quebra do isolamento que, apesar do que tem vindo a ser feito por várias entidades, ainda constitui uma limitação para o conhecimento e o reconhecimento internacional da investigação na área das Ciências Sociais e das Humanidades em Portugal.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Bernardo Vasconcelos e Sousa e Luís Filipe Oliveira, «10 Anos da Medievalista: As Revistas de Ciências Sociais e os seus Desafios. FCSH, Lisboa, 25 de Setembro 2015»Medievalista [Online], 19 | 2016, posto online no dia 01 junho 2016, consultado o 27 fevereiro 2021. URL: http://journals.openedition.org/medievalista/1036; DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.1036

Topo da página

Autores

Bernardo Vasconcelos e Sousa

Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Estudos Medievais, 1069-061, Lisboa, Portugal

bjsvs@netcabo.pt

Luís Filipe Oliveira

Universidade do Algarve, Departamento de História Arqueologia e Património, Instituto de Estudos Medievais, 8005-139, Faro, Portugal

lfolivei@ualg.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons
Mediavalista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Topo da página
  • Logo Instituto de Estudos Medievais
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Logo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search