Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros21VariaJornadas Internacionais de Idade ...

Varia

Jornadas Internacionais de Idade Média (2016)

Adelaide Millán da Costa

Notas da redacção

Data de recepção do texto / Received for publication: 31 de Outubro de 2016

Texto integral

1Realizou-se de 6 a 8 de Outubro de 2016, em Castelo de Vide, a 1ª edição das Jornadas Internacionais de Idade Média, subordinada ao tema “O papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval”. Esta iniciativa traduziu-se no resultado inaugural da parceria estabelecida entre o Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA e a Câmara Municipal da referida vila.

Figura 1 – Cartaz das Jornadas Internacionais de Idade Média

2Ainda que a problemática estivesse orientada para um objeto de estudo muito específico e comummente considerado pouco atrativo, foi considerável o interesse demonstrado pelos investigadores em participar. Historiadores, historiadores de arte, arqueólogos e arquitetos, procedentes sobretudo de Portugal, Espanha e França mas também de Inglaterra e Alemanha, expuseram distintas abordagens sobre os núcleos urbanos de dimensões reduzidas no Ocidente medieval. Com efeito, cerca de sessenta comunicações, agrupadas em dezasseis sessões, preencheram os sete painéis temáticos propostos, a saber: (i) Hierarquias urbanas na Idade Média : os nós e os fluxos; (ii) Estudos comparativos de pequenas cidades medievais: escalas de análise (da “região” à Europa); (iii) A materialidade das pequenas cidades medievais – perspetivas arqueológicas; (iv) A virtualização das pequenas cidades medievais: a e-preservação patrimonial; (v) As pequenas cidades medievais na arte e a arte no mundo urbano medieval; (vi) Ecos na literatura das pequenas cidades medievais e (vii) Castelo de Vide na Idade Média, vila de fronteira- abordagens multidisciplinares.

3Ao fim de três dias de intensa partilha de conhecimento sobre realidades urbanas contrastantes, propiciando a reflexão e o debate, ficou a saber-se um pouco mais sobre o papel desempenhado por estas estruturas territoriais de enquadramento da população na Idade Média. De igual forma, ficou mais clara a necessidade de as pequenas cidades serem estudadas de forma transversal à escala europeia.

4A iniciativa culminou com a constituição da International Network_ Small Cities in Time (In_Scit), uma plataforma de investigação sobre as pequenas cidades, não espartilhada por limites cronológicos ou disciplinares.

5Finda a primeira edição das Jornadas Internacionais de Idade Média, e após o inegável êxito científico e o impacto societário alcançados, recordemos que as duas instituições organizadoras pretendem realizar anualmente este evento, transformando-o em foro de discussão dos grandes temas e problemáticas da Idade Média entre especialistas de várias áreas científicas, nomeadamente a história, a arqueologia, a história de arte e a literatura, entre outras.

6Face aos resultados alcançados, o objetivo anunciado de as Jornadas Internacionais da Idade Média virem a marcar, no futuro, o ritmo dos encontros regulares sobre Idade Média a nível internacional, talvez esteja menos distante.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Adelaide Millán da Costa, «Jornadas Internacionais de Idade Média (2016)»Medievalista [Online], 21 | 2017, posto online no dia 01 junho 2017, consultado o 27 fevereiro 2021. URL: http://journals.openedition.org/medievalista/1298; DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.1298

Topo da página

Autor

Adelaide Millán da Costa

Universidade Aberta, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão / Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de Estudos Medievais, 1269-001, Lisboa, Portugal

adelaide.costa@uab.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons
Mediavalista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Topo da página
  • Logo Instituto de Estudos Medievais
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Logo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search