Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros31Artigos“Uma peça muito preciosa de signi...

Artigos

“Uma peça muito preciosa de significado ainda desconhecido”

Decifrar o termo gibanete
“A very precious piece of yet unknown meaning”: Deciphering the term gibanete
António Conduto Oliveira

Resumos

Não obstante a frequência com que surge na documentação quatrocentista, o termo “gibanete” continua a ser vago e problemático. O objectivo deste artigo é definir com exactidão o que é um “gibanete”, as peças de armamento a que corresponde, e que implicações tem esta determinação para o estudo das protecções corporais no século XV em Portugal. Esta investigação terá por base fontes portuguesas dos séculos XIV a XVI, contrastadas com diversas fontes estrangeiras que permitam comparar a evolução destas peças em Portugal com as suas congéneres para lá das fronteiras do reino. Far-se-á também uso abundante de estudos contemporâneos portugueses e estrangeiros que permitam complementar, sistematizar e inserir esta peça no quadro geral do armamento português tardo-medieval e no contexto mais amplo do armamento tardo-medieval europeu.

Topo da página

Notas da redacção

Data recepção do artigo / Received for publication: 28 de Dezembro de 2020. Data aceitação do artigo / Accepted in revised form: 12 de Novembro de 2021

Texto integral

  • 1 O presente artigo foi elaborado no âmbito do seminário de doutoramento em História Medieval “Novas (...)

1É impossível estudar as fontes sobre o armamento quatrocentista em Portugal sem nos depararmos com o termo “gibanete” (ou, em grafia alternativa, “jubanete”). Em testamentos ou inventários, em ordenanças ou vereações, os “gibanetes” são uma presença constante na documentação do século XV. Ainda assim, apesar desta sua constância, não existe até hoje qualquer consenso sobre o que um “gibanete” é ou deixa de ser – não temos uma descrição morfológica exaustiva, um artefacto arqueológico ou uma representação visual que possamos apontar como correspondente à palavra. O objectivo deste ensaio é, portanto, recolher informações da documentação tardo-medieval portuguesa e estrangeira e procurar definir concretamente o que é um gibanete e em que moldes difere ou se assemelha a outras protecções de tronco suas contemporâneas1.

1 – Definições Problemáticas

2O que se avançou nesta breve introdução não significa que, ao longo dos anos, não se tenha tentado atingir uma definição concreta da palavra. Antes pelo contrário.

  • 2 BLUTEAU, Raphael (dir.) – Vocabulario portuguez e latino. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia (...)
  • 3 BLUTEAU, Raphael (dir.) – Diccionario da Lingua Portugueza composto pelo Padre D. Rafael Bluteau, r (...)
  • 4 VITERBO, Joaquim Santa Rosa de – Elucidario das palavras, termos e phrazes, que em Portugal antigam (...)

3O primeiro dicionário da língua portuguesa, o Vocabulario portuguez e latino do Padre Raphael Bluteau2, não contém qualquer verbete explicativo para o termo “gibanete”, em qualquer das duas grafias; seria necessário aguardar pela versão aumentada de Antonio de Moraes Silva para obtermos: “Gibanete, S. m. armadura, especie de peito de ferro. B. P.3. Nove anos mais tarde, o Elucidário de Joaquim de Santa Rosa de Viterbo incluiria um verbete muito mais detalhado: “gibanete. Jibanete, e Jubanete. Piqueno gibão de aço, ou ferro”4, completo com um considerável rol de exemplos de uso. Este registo é, na sua essência, semelhante ao de Moraes Silva, com duas importantes diferenças: o manancial de abonações procedentes de documentação histórica do século XV, em particular de vereações da cidade do Porto, por um lado; por outro, Santa Rosa de Viterbo estabelece pela primeira vez uma ligação directa entre “gibanete”, a peça de armamento, e “gibão”, a peça de vestuário – ligação que, como mostrarei adiante, será essencial para compreendermos a especificidade do conceito.

  • 5 SILVA, Antonio de Moraes; VELHO, Theotonio José de Oliveira (dir.) – Diccionario da Lingua Portugue (...)
  • 6 ALVES, José Adalberto Coelho (dir.) – Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa. Alfragide: LeYa (...)
  • 7 FARIA, Eduardo Augusto de – Novo diccionario da lingua portugueza. Lisboa: Typographia lisbonense, (...)
  • 8 A título de exemplo, o Nôvo Diccionário da Língua Portuguêsa de Cândido de Figueiredo: “Gibanête, m (...)
  • 9 Caso, por exemplo, do Dicionário Aulete: “s. m. || (ant.) armadura antiga, couraça curta de ferro o (...)
  • 10 A consulta do Tesoro de la lengua castellana, o española (1611) e de várias edições do Diccionario (...)

4A definição de Viterbo é novamente retomada, e expandida, pelo dicionário de Moraes na sua edição de 1831: “Gibanete, s. m. armadura, especie de gibão de ferro. B. Per. III, 138, ou anta, em panno mui dobrado”5. O mistério adensa-se: para além do aço e do ferro, temos agora anta6 (a pele do animal, supõe-se) e pano dobrado, embora o verbete não deixe claro como se articulam estes diferentes materiais entre si. O Novo diccionario da lingua portugueza de Eduardo Augusto de Faria, publicado duas décadas mais tarde, acrescenta ainda a malha metálica à lista de potenciais materiais empregados no fabrico de um gibanete: “Gibanete, s. m. diminut. de gibão, espécie de gibão de ferro, de malho, de anta, etc.”7. Desconhece-se em que se basearam estes diferentes lexicógrafos para tecerem estas adendas. O importante a reter é o facto de, de uma forma ou de outra, todos os subsequentes dicionários em língua portuguesa (portugueses e brasileiros) se terem baseado nestas definições para criarem os seus próprios verbetes – tanto na definição simples, de Moraes Silva e de Santa Rosa de Viterbo8, como na explanação mais complexa de Eduardo de Faria9. Ressalve-se que é de um termo exclusivamente português que aqui tratamos, sem paralelo para lá da raia10.

  • 11 MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns nos Finais da Idade Média. Viseu: Palimage Editores, 2 (...)
  • 12 AGOSTINHO, Paulo Jorge Simões – Vestidos para matar: o armamento de guerra na cronística portuguesa (...)
  • 13 FIGUEIREDO, José de – O Pintor Nuno Gonçalves. Lisboa: Typ. do Annuário Commercial, 1910, p. 91.
  • 14 PINTO, Augusto Cardoso – A Guarda Del Rei Dom João II. Lisboa: s.n., 1930, p. 28.
  • 15 SIMÕES, José de Oliveira – As Armas nos Lusíadas. Lisboa: Publicações Alfa, 1986, p. 114.
  • 16 No original, “a very precious piece of yet unknown meaning”. Em CARVALHAL, Hélder; SÁ, Isabel dos G (...)

5Esta falta de consenso tem dado azo a algum caos entre estudiosos de todas as áreas, como seria de prever. Regra geral, a historiografia militar mais recente parece ter-se esquivado cautelosamente ao termo ou, das poucas vezes em que é forçada a confrontar-se com ele, seguido a definição de Santa Rosa de Viterbo. Veja-se, a título de exemplo, o glossário que integra o volume Armeiros e Armazéns de João Gouveia Monteiro, onde “jubanete” surge definido como “pequeno gibão de aço, ou de ferro”11, definição reutilizada por Paulo Jorge Simões Agostinho na sua análise do armamento na cronística de Quatrocentos12. Casos também houve e há em que o estudioso decidiu, sem se saber bem como, ignorar os dicionários e inventar a sua própria definição de gibanete: José de Figueiredo furtou-se à conotação bélica do termo, afirmando que “No «painel dos cavalleiros» [dos Painéis de São Vicente], os tons são cantantes e a symphonia começa pela nota, simultaneamente luminosa e surda, mas nem por isso menos rica, do saio e gibanete de panno arroxeado que veste o velho do primeiro plano (…)”13; enquanto Augusto Cardoso Pinto opinava que um gibanete seria uma “(…) couraça curta de couro, guarnecido de tachas que chegava só até à cinta”14 (noção na qual José de Oliveira Simões mais tarde se baseou na sua análise das armas n’Os Lusíadas15). Abundans cautela non nocet: ante tanta definição e tanta incerteza, não é de admirar que Isabel dos Guimarães Sá e Hélder Carvalhal tenham, num estudo sobre as contas da Casa do Condestável D. Afonso, descrito o gibanete como “uma peça muito preciosa de significado ainda desconhecido”16.

2 - O Gibanete de D. Afonso: Um Caso de Estudo

  • 17 Datadas pelos mesmos académicos como respeitantes aos anos de 1500-1502, ou seja, feitas ainda em v (...)
  • 18 Isabel dos Guimarães Sá e Hélder Carvalhal interpretaram este “naminas” como nóminas, no sentido de (...)
  • 19 Os dois fólios em questão são parte integrante de um conjunto de fólios dispersos das contas da cas (...)

6Não obstante a nebulosidade do termo, são essas mesmas contas da casa de D. Afonso17 que nos oferecem uma das mais úteis descrições de um gibanete. Por entre a desordenação de itens de contabilidade pode ler-se, no fólio 97: “Item pagou o dito tesoureiro por uma cravação dourado [sic] para o gibanete de veludo carmesim mil e trezentos reais – 1300 reais”. Um pouco adiante, no fólio 101: “Item pagou o dito tesoureiro ao bate folha de bater dois cruzados e meio cem reais a quarenta reais cada cruzado os quais eram para dourar as naminas18 [sic] do gibanete do dito senhor – 100 reais”19.

  • 20 Todas as peças com componentes móveis ou flexíveis usariam os cravos como ponto de fixação ou de ar (...)
  • 21 GOLL, Matthias – Iron Documents, p. 95; PRICE, Brian R. – Techniques of Medieval Armour Reproductio (...)
  • 22 Em carta de Afonso V, passada a 15 de Julho de 1476 (Lisboa, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Afon (...)
  • 23 GÓIS, Damião de – Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel. Braga: Edições Vercial, 2014, cap. IX, p. 6 (...)

7Que informações podemos daqui retirar? Primo, o facto de um gibanete implicar uma grande quantidade de cravação em pano. A cravação – a fixação de peças de metal a outras peças metálicas e/ou a forros de pano ou couro mediante cravos – é um dos métodos essenciais da produção de armamentos medievais20 (que requer alguma necessidade de especialização21). Assim nos mostram documentos como a carta de privilégio dada ao latoeiro João Martins, “mestre de fazer gibanetes e crauações pera armas e pera gibanetes e arreos pera cauallos”22. Para além da sua função mecânica (assegurar a união de dois elementos), os cravos tinham também uma potencial função decorativa, como se pode ver pela quantidade de ouro gasta nos cravos do gibanete do Condestável, ou nos “(…) gibanetes de crauaçam dourada sobre brocado (…)” que Afonso de Albuquerque manda enviar de presente ao Xá Ismail da Pérsia em 1515, entre vários outros objectos23.

  • 24 Poder-se-ia considerar a mesma raiz etimológica ou similar na origem do termo “jubete” em Castela. (...)
  • 25 MARQUES, António H. de Oliveira – A Sociedade Medieval Portuguesa – Aspectos do Quotidiano. Lisboa: (...)
  • 26 REED, Susan D. – 15th Century Men’s Doublets: An Overview [Em linha]. 27 de Julho de 2004. [Consult (...)
  • 27 MARQUES, António H. de Oliveira – A Sociedade Medieval Portuguesa, p. 72.
  • 28 “Sleeves, collars, skirts, and fastening arrangements were greatly varied throughout the 15th centu (...)

8Secundo, o revestimento em tecido do gibanete. Não são apenas as muitas referências a forros de pano de que dispomos – os veludos e os brocados supramencionados – que revelam a habitual necessidade de costura das peças; não há margem etimológica para dúvidas de que era ao gibão ou jubão que o gibanete ia pedir de empréstimo o seu aspecto24. O gibão, peça de roupa surgida em finais do século XIV e indispensável da indumentária masculina do século XV25, consistia numa espécie de casaco curto que cobria o corpo masculino do pescoço até ao topo das ancas26 (Fig. 1). Apertava-se à frente com cordões, bem justo à cintura (natural) por forma a criar uma silhueta em X27; comportava mangas e colarinho, de feições variáveis segundo a moda da época e da região28. À excepção das mangas, portanto, infere-se que não haveria grande diferença externa entre gibões e gibanetes, conquanto os gibanetes estivessem repletos de cravos.

Fig. 1 – Gibão de estilo borgonhês, com ombros abalonados. Pormenor de Dieric Bouts, o Velho, A Execução do Conde Inocente, 1473-1475, óleo sobre carvalho, 182 x 324,5 cm. © Royal Museums of Fine Arts of Belgium, Brussels/ Johan Geleyns - Ro scan [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://artsandculture.google.com/​asset/​justice-of-emperor-otto-iii-beheading-of-the-innocent-count-and-ordeal-by-fire-dirk-bouts/​5AGtQbEd3j5HnA.

  • 29 Transcrita integralmente em MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns, pp. 61-80.
  • 30 Segundo a carta, o almoxarife do arsenal, Gonçalo Afonso, “recebeo de restes para jubanetes e soylh (...)
  • 31 MONTEIRO, João Gouveia – A Guerra em Portugal nos finais da Idade Média. Lisboa: Editorial Notícias (...)
  • 32 Sobre o funcionamento do riste e a sua importância na guerra e em desportos de combate, veja-se CAP (...)
  • 33 MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns, p. 62.
  • 34 MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns, p. 72.
  • 35 Por exemplo: “E por eles asy serem presos ficaram os lavradores postos em gibanetes e arneses e bes (...)
  • 36 LACY, Michael S. – The Development of the Coat of Plates: The Evolution of Cloth-covered Armour, 12 (...)
  • 37 Uma peça de protecção do topo do braço, correspondendo quase a uma moderna manga curta.
  • 38 A carta inclui menção de uma grande quantidade de mangotes soltos, para além de um mangote associad (...)

9Relativamente à sua estrutura interior, o gibanete de D. Afonso nada nos diz. Podemos, no entanto, tirar ilações a partir de outros documentos. Na carta de quitação do Arsenal Régio de Lisboa, de 145529 encontramos menções a “restes para jubanetes e soylhas”30. O riste, um pequeno gancho saliente para encaixe da lança em cargas de cavalaria31, encontra-se sempre associado a uma placa metálica – seja um peito de couraça, inteiro, ou uma placa individual larga sobre os peitorais – que permite uma sólida ancoragem da lança junto ao corpo e a dispersão da força de impacto do golpe32. Dificilmente os gibanetes teriam peitos inteiros em chapa metálica: olhemos novamente para a carta de quitação, e a distinção clara que faz entre os “arneses de almazem”33 de chapa inteiriça (e as suas muitas componentes individuais) e “jubanetes”34 – a mesma que encontramos noutra documentação ao longo do século35. Restam, portanto, as placas individuais, das quais vários espécimes arqueológicos dos quais ainda nos chegaram (Fig. 2)36. Estas placas não seriam usadas sozinhas no interior do gibanete; fariam parte de conjuntos de placas e de lâminas imbricadas, cravejadas entre si num todo coeso. Corrobora-se assim a descrição que Santa Rosa de Viterbo faz dos gibanetes: um gibão forrado a (e não de) ferro. A carta indica-nos ainda que o gibanete poderia comportar mangotes37, quase certamente com alguma espécie de reforço interno em metal38 – embora sem qualquer detalhe relativo à sua construção.

Fig. 2 – Placa de peito, com cravos e encaixe para riste, achada na ilha grega de Cálcis (n.º inv. 29.150.99), c. 1450. © Met Museum [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://www.metmuseum.org/​art/​collection/​search/​23152.

10Tertio, custo. Em 1485,

  • 39 PINA, Rui de – Crónica de D. João II. Ed. de Luís de Albuquerque. Lisboa: Publicações Alfa, 1989, c (...)

“ (…) querendo el-rei [D. João II] armar e prover seus vassalos e naturais das armas e coisas em que sentiu que havia mingua e necessidade, mandou fazer e trazer de fora à sua custa muitas lanças compridas e um grande numero de jubanetes de muitas sortes e as mandou lançar pelo reino, segundo cada um merecia, e pela paga do preço delas, deu el-rei a todos uma conveniente espera em que se pagaram”39.

  • 40 Para além de várias outras fontes que mencionarei ao longo deste ensaio, tomemos a título de exempl (...)
  • 41 MARQUES, António H. de Oliveira – “A Arte da Guerra”. In MARQUES, António H. de Oliveira – Nova His (...)
  • 42 FERREIRA, Sérgio – Preços e Salários em Portugal na Baixa Idade Média. Porto: Faculdade de Letras d (...)
  • 43 Uma consequência de políticas que já vinham de trás, iniciadas em 1485: respondeu D. Manuel “que co (...)
  • 44 Como no caso dos loudéis: “Devido à sua robustez, o fustão era aplicado sobretudo em gibões e loudé (...)

11Não é despiciente o compasso de espera necessário ao pagamento destes gibanetes. Por mais habituais que estas peças parecessem ter sido nos arsenais públicos e privados do reino, não saíam exactamente baratas ao potencial comprador. Segundo dados recolhidos por António de Oliveira Marques, por exemplo, um gibanete com capacete e babeira (uma fórmula prescritiva comum na documentação da época40) abriria um rombo de 1000 reais no orçamento de um acontiado em 147541; quatro anos mais tarde, em Braga, o mesmo valor já só cobria o gibanete42. Face a isto, alguma razão teria o povo para se queixar, nas cortes de 1498, da “oppersaõ” da Coroa em obrigar à aquisição de gibanetes pelas gentes do reino43. E logo estes, que seriam gibanetes sem grandes lavores, provavelmente elaborados em couros ou tecidos menos nobres (fustões, por exemplo) que sabemos serem empregados para forro de outras peças tardo-medievais44. Afinal de contas, só no processo de douragem dos cravos e subsequente cravação do gibanete do Condestável em 1500 despendeu-se mais do que o necessário à aquisição de um gibanete, capacete e babeira duas décadas antes.

  • 45 ZURARA, Gomes Eanes de – Crónica de D. Duarte de Meneses. Braga: Edições Vercial, 2012, p. 314.

12Todos os aspectos mencionados – materiais, embelezamentos, custo – ajudam a explicar o elevado estatuto de que pelo menos alguns gibanetes, como o de D. Afonso, gozariam. De outro modo, dificilmente se compreenderiam os gestos de D. Duarte de Meneses para com o rei de Fez, ao ofertar “huum gibanete muy boo e huma cellada e duas lanças. todo muyto bem e muyto ricamente guarnido”45, ou o já referido presente diplomático de D. Afonso de Albuquerque a uma potestade estrangeira.

13Em resumo: de acordo com as fontes históricas e com as indicações lexicográficas, podemos afirmar que, no seu cômputo geral, um gibanete:

14- é uma peça assemelhada em formato e dimensões (e provavelmente em construção externa, no que toca a costuras) a um gibão;

15- possui um forro exterior de couro ou de tecido (de vários tipos) e um revestimento interior de placas ou lâminas de aço ou ferro (podendo ou não comportar também secções de malha metálica), fixo ao forro exterior através de cravos;

16- se pode apresentar mais ou menos ornado, com materiais mais rudimentares ou mais dispendiosos;

17- se encontra amplamente disseminado em vários estratos sociais, desde os acontiados às elites.

18Estamos, portanto, ante uma peça segmentada de protecção de tronco, com um forro exterior em materiais orgânicos e um forro interior de placas metálicas. E isto levanta-nos alguns problemas de sistematização.

3 - O Desenvolvimento das Protecções Segmentadas na Europa e em Portugal

  • 46 VIGNOLA, Marco – “Armamenti corazzati e archeologia: spunti per uno studio interdisciplinare. Il ca (...)
  • 47 DOWEN, Keith – “The Introduction and Development of Plate Armour in Medieval Western Europe c. 1250 (...)
  • 48 MONTEIRO, João Gouveia – A Guerra em Portugal, pp. 430, 537-538.
  • 49 BLAIR, Claude – European Armour: circa 1066 to 1700. 2ª ed. London: B. T. Batsford Ltd., 1972, p. 3 (...)
  • 50 RIQUER, Martí de – L’Arnès del Cavaller. Barcelona: La Magrana, 2011, p. 98.
  • 51 RIQUER, Martí de – L’Arnès, p. 98.
  • 52 BLAIR, Claude – European Armour, p. 38; DOWEN, Keith – “The Introduction and Development”, p. 24.
  • 53 BLAIR, Claude – European Armour, pp. 40-41; LACY, Michael S. – The Development of the Coat of Plate (...)
  • 54 LACY, Michael S. –The Development of the Coat of Plates, p. 16.
  • 55 RIQUER, Martí de – L’Arnès, p. 98.
  • 56 RIQUER, Martí de – L’Arnès, p. 116.

19Para compreendermos o porquê destes problemas, é necessário lançarmos um olhar breve para a evolução histórica deste tipo de peças. As defesas de tronco segmentadas – entenda-se peças de tecido ou couro reforçadas (geralmente) com placas metálicas de dimensão variável – surgem na Europa algures durante a primeira metade do século XIII46, provavelmente em resposta ao impacto cada vez maior da cavalaria pesada e de armas de tiro mais eficazes (em particular as bestas)47. Logo na sua origem temos dois tipos de designação para o que se supõe ser o mesmo objecto, que até hoje permanecem difíceis de destrinçar: temos peças feitas quase certamente de couro fervido, ou cuir bouilli48cuiries (em Francês e Inglês)49, coiraças (em Provençal)50, cuyraces (em Catalão)51 – que podiam ou não comportar uma placa de peito e uma para as costas, e também lâminas de reforço interno52; e temos sobrevestes de tecido ou de couro (não fervido) forradas com largas placas de ferro ou aço – plates ou pair of plates ou coat of plates (em Inglês)53, cote a plates (em Francês)54, fojas (em Castelhano)55. Tal como Martí de Riquer56, assumo ambos os conjuntos de termos como sinónimos.

  • 57 BLAIR, Claude - European Armour, pp. 39-41; LACY, Michael S. – The Development of the Coat of Plate (...)
  • 58 GLINIANOWICZ, Marcin – “The Brigandine From The Polish Army Museum In Warsaw – Some Thoughts About (...)
  • 59 BLAIR, Claude – European Armour, p. 40.
  • 60 Exemplo da sua popularidade entre a peonagem são os muitos coats of plates – 48, no total - da milí (...)

20Tenham a designação que tenham, o primeiro exemplo visual reconhecido destas protecções segmentadas é uma estátua de São Maurício na Catedral de Magdeburgo, datada da segunda metade do século XIII57. O santo enverga o que parece ser um longo avental de pano ou couro (a sobreveste), cravado com rebites de grande dimensão que atestam a presença de placas largas sobre o peito, dispostas na horizontal. Protecção algo rudimentar e experimental que é, este tipo de defesa apresenta um perfil quase tubular em volta do tronco do guerreiro, resultado das dimensões das suas lâminas constituintes. Este “refined textile «vest» lined with riveted metal plates (…) of various sizes and various numbers in a given piece, aligned horizontally or vertically”58 dissemina-se por toda a Europa ao longo do século XIII e até inícios do século XIV59. Até meados de Trezentos, complementado por placas mais longas, o coat of plates é o principal elemento de defesa tanto de cavaleiros como de peões60 (Fig. 3).

21A partir desta data, o desenvolvimento deste tipo de peças parece efectuar-se em duas linhas diferentes em simultâneo – uma, um processo de união ou junção das diferentes placas; outra, uma de fragmentação.

  • 61 Por uma questão de conveniência, adopta-se como preferencial a designação inglesa do objecto, mais (...)
  • 62 LACY, Michael S. – The Development of the Coat of Plates, pp. 32-36.

22O processo de junção das várias placas constituintes do coat of plates61, que atravessou todo o século XIV, culminou na criação de defesas com peitos formados de uma única chapa de ferro ou aço coberta por tecido, complementadas por fraldões de lâminas cravadas em tecido e espaldares feitos de várias placas metálicas62. São estes peitos “ocultos”, muitas vezes cobertos de cravos decorativos, que resultam nos arneses integrais de chapa polida de finais do século XIV em diante.

Fig. 3 – Dois guerreiros em combate, envergando coats of plates, 1357. © British Library Board (fol.111 of Royal 17 E VII) [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em http://www.bl.uk/​catalogues/​illuminatedmanuscripts/​ILLUMINBig.ASP?size=big&IllID=42181 (permissão para reprodução obtida pelo autor do artigo em 05/03/2021).

  • 63 SCALINI, Mario – “Corazzine e bacinetti dalla Rocca di Campiglia”. in BIANCHI, Giovanna (ed.) - Cam (...)
  • 64 O inventário de 1397 do Duque de Gloucester, por exemplo, é uma das primeiras e mais importantes in (...)
  • 65 Um bom exemplo das quais talvez seja a corazzina que se guarda no Castello Sforzesco, em Milão, que (...)
  • 66 LA ROCCA, Donald J. – How to Read European Armor. New York: Metropolitan Museum of Art, 2017, p. 14 (...)

23A segunda linha de desenvolvimento, mais importante para este estudo, reduziu em dimensão e aumentou em número as placas cravadas ao forro de tecido ou de couro do coat of plates. Estas “novas” defesas surgidas em finais do século XIV, a que a documentação italiana da época chamou corazzina63 e a inglesa e francesa brygandine ou brigandine64, articulavam já algumas placas de média dimensão de recorte anatomizado (placas largas para cobrir os peitorais, por exemplo, ou placas trapezoidais para o topo da espinha) com placas menores ou até outros materiais (como a malha metálica65) para criar defesas de protecção completas do tronco (Fig. 4). Estas peças eram menores em dimensão que os longos coats of plates, muito mais justas ao corpo e muito mais flexíveis, razão pela qual rapidamente os substituíram66. Mantinham-se ainda afiveladas lateralmente ou atrás, embora algumas se apertassem também à frente.

Fig. 4 – Vista interior de coat of plates ou corazzina, achada na ilha grega de Cálcis (n.º inv. 29.150.105), 1400. © Met Museum [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://www.metmuseum.org/​art/​collection/​search/​34331n.

  • 67 LA ROCCA, Donald J. – How to Read, p. 14.
  • 68 BLAIR, Claude – European Armour, pp. 58-59; SCALINI, Mario – “Corazzine e bacinetti”, p. 385.

24Ao longo dos séculos XV e XVI, estas peças alteram-se novamente. Diminui novamente o tamanho das lâminas destas peças, o que implica obrigatoriamente ainda maior número para cobrir todo o tronco. Na segunda metade do século XV já estas peças se encontram repletas de filas de dezenas (às vezes centenas) de pequenas lâminas. A incómoda afivelação traseira dá geralmente lugar à comodidade das fivelas ou atacas dianteiras, em imitação do gibão civil – ao qual, de resto, se assemelham a todos os níveis 67(Fig. 5). São designadas estas peças ainda como brigandine (em Inglês e Francês), ou já com o novo termo brigantina (em Italiano)68.

25Podemos distinguir então três tipologias gerais de protecção segmentada na Europa medieva:

26– “aventais” ou sobrevestes de tecido ou couro, relativamente tubulares, fechados nas costas, forrados com poucas lâminas metálicas de relativamente grande dimensão dispostas na vertical ou na horizontal – usadas desde inícios do século XIII a finais do século XIV (cuirie ou coat of plates);

27– peças com forro exterior em tecido ou couro com uma boa quantidade de lâminas de dimensão média e recorte anatomizado, em conjunto com lâminas mais pequenas ou malha de aço –usadas desde meados do século XIV até data incerta do século XV (corazzina; brigandine de Tipo 1, primitiva);

  • 69 Esta divisão entre dois tipos de brigandine, feita a partir da historiografia italiana, é aqui cont (...)

28– peças cintadas com forro exterior de tecido ou couro, com grande número de reduzidíssimas lâminas metálicas, fechadas geralmente à frente – usadas desde pelo menos meados do século XV até inícios do século XVII (brigandine de Tipo 2, consolidada)69.

Fig. 5 – Vista interior de uma brigandine, com placas de aço montadas em suporte têxtil (n.º inv. III.1664), 1470. © Royal Armouries [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://collections.royalarmouries.org/​object/​rac-object-1289.html

29Este processo “evolutivo” não foi, claro está, absolutamente linear, nem estas tipologias são tão estanques quanto se desejaria. Foram (como de resto toda a evolução dos armamentos na Idade Média o foi) resultado da experimentação dos armeiros; e a invenção de uma nova tipologia não obrigou ao desuso imediato das tipologias já existentes – que foram sendo gradualmente suplantadas de acordo com as necessidades da guerra e as modas.

  • 70 São as várias solhas listadas no testamento de Estêvão da Guarda, figura notável do século XIV (Lis (...)
  • 71 AGOSTINHO, Paulo Jorge Simões – Vestidos para matar, p. 99; MARTINS, Miguel Gomes – A arte da guerr (...)
  • 72 AGOSTINHO, Paulo Jorge Simões – Vestidos para matar, pp. 96-97; MARTINS, Miguel Gomes – A arte da g (...)

30Ora, sabendo o processo de evolução destas defesas no resto da Europa – do objecto em si, e das suas diferentes designações –, será que se verifica o mesmo processo em Portugal? Por bandas lusas, a mais antiga menção que temos a respeito de protecções segmentadas – denominadas solhas ou corpos de solhas –data de inícios do século XIV70, embora seja mais do que provável a sua existência em terras de Portugal pelo menos desde finais do século XIII. Sabemos (não obstante a falta de vestígios arqueológicos) como se constituem por dentro – com lâminas metálicas71 – e por fora – com forros de tecido ou couro72 –, o que nos permite afirmar com elevadíssimo grau de certeza que correspondem às fojas castelhanas, às cuirasses francesas, aos coats of plates ingleses.

  • 73 Embora uma afirmação como esta requeira uma recolha feita a partir de, essencialmente, toda a docum (...)
  • 74 Recordemos as reformas mandadas fazer por D. Fernando, de acordo com Fernão Lopes: “As armas mandou (...)
  • 75 Temos por exemplo notícia da compra de equipamento militar de ponta a Inglaterra, na preparação da (...)

31No que toca a algo comparável a corazzinas ou brigandines primitivas, no entanto, a documentação portuguesa é muda. Entre finais do século XIV e o primeiro quartel do século XV, o período em que a documentação estrangeira dá conta da nova tipologia corazzina/brigandine, a documentação portuguesa continua a reportar-se apenas e só a “solhas”73. Tratar-se-ia aqui de algum atraso na modernização do equipamento militar em Portugal? Muito dificilmente. Sabemos que este período correspondeu, aliás, a uma renovação do nosso arsenal, consequência necessária das várias operações militares do reinado fernandino74 e das empreitadas de D. João I em África75. Não; o que isto nos indica é que o termo solhas seria usado para dois tipos de peça diferente: as solhas antigas (Tipo 1), comparáveis ao coat of plates; e as solhas modernas (Tipo 2), comparáveis às corazzine italianas/primeiros tipos de brigandine (brigandines de Tipo 1). A evolução dos armamentos em Portugal acompanha a evolução dos armamentos no estrangeiro, embora a língua não o faça.

  • 76 ARAÚJO, Inês Meira – As Tapeçarias de Pastrana – Uma Iconografia da Guerra. Lisboa: Faculdade de Le (...)
  • 77 ARAÚJO, Inês Meira – As Tapeçarias de Pastrana, p. 96. Sobre as tapeçarias consulte-se, para além d (...)
  • 78 Apenas no painel dito do Arcebispo. Sobre os chamados Painéis de São Vicente de Fora, leia-se, entr (...)
  • 79 “A qual gente [os ginetes da guarda do rei] será armada de gibanete e faldra, e gocetes, e capacete (...)

32Seria, portanto, expectável que, chegados a meados de Quatrocentos, se verificasse a presença de uma nova peça nos nossos arsenais e na nossa língua – das corazzina/brigandine de Tipo 1 para as brigandine de Tipo 2. E é precisamente isso que a documentação reflecte: um processo de coexistência e posterior suplantação das solhas por uma nova peça – o gibanete. A carta de quitação do Arsenal Régio é um documento fulcral neste aspecto: ao aparecer listado em contraste com as solhas, e demarcado também das demais peças em chapa de aço do Arsenal, o singelo “jubanete” da carta parece assinalar o advento desta nova tipologia a Portugal, algures durante o segundo quartel do século. De então para diante, o gibanete impera no nosso país, tal como no resto da Europa, ou assim o espelha a documentação: durante a segunda metade do século XV, foi das peças de armamento mais prescrita e disseminada, como se viu pelos exemplos já dados. São então gibanetes – emulando “as roupas cintadas e justas ao corpo dos finais do século XV que foram copiadas pelos mestres armeiros”76 – e não solhas, que vemos representados em abundância nas tapeçarias de Pastrana77. São gibanetes que vemos ilustrados em grande pormenor nos Painéis de São Vicente (Fig. 6)78. É com gibanetes que a guarda pessoal de D. João, tal como os acontiados do país, estava obrigada a andar regularmente armada79.

Fig. 6 – Cavaleiro desconhecido com gibanete de forro exterior em lã ou veludo verde, com cravos (ou nóminas) decorativos. Pormenor de Nuno Gonçalves, Painéis de São Vicente – Painel do Arcebispo, c. 1470, óleo sobre madeira. © Museu Nacional de Arte Antiga [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://artsandculture.google.com/​asset/​pain%C3%A9is-de-s%C3%A3o-vicente/​UAED-QMyK5RGGg.

4 – Solhas, Gibanetes e Couraças

33Está, portanto, esclarecido o significado de gibanete: equivale, a todos os níveis, ao segundo estágio evolutivo do que a historiografia militar estrangeira designa como brigandine.

  • 80 “Trellado do allvara que ell-Rey mandou aos coudees desta cidade” (Livro 5 de Atas de Vereação da C (...)

34Como habitual na Idade Média, a necessidade de conjurar uma nova palavra para um novo objecto não obrigou ao abandono imediato de termos anteriores para objectos similares. Embora muito mais raras, as referências a solhas assomam ainda no final do século XV, ocasionalmente em parelha com gibanetes: em carta de 1485, por exemplo, D. João II manda aos seus coudéis do Porto que obriguem os acontiados da cidade a ter “jubanete ou solhas”80; no mesmo ano, em Montemor-o-Novo, Álvaro Lopes de Chaves regista o desejo do monarca em adquirir “

81

35Mas há um outro termo, surgido ainda dos últimos anos do século XV, que pode ajudar a cimentar as ideias até agora propostas: refiro-me aqui à couraça.

  • 82 RIQUER, Martí de – L’Arnès, p. 116.
  • 83 VITERBO, Francisco Marques de Sousa - Artes e Artistas em Portugal. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892 (...)
  • 84 RESENDE, Garcia de – Vida e Feitos d’El-Rey D. João Segundo. Ed. Evelina Verdelho. Coimbra: Centro (...)
  • 85 O alvará de Regimento passado por D. Manuel a D. Nuno Manuel, regimentando a composição de vinte la (...)
  • 86 Tomemos como exemplo disto o levantamento das cartas de quitação efectuado por Braancamp Freire nos (...)
  • 87 ALBUQUERQUE, Afonso de – “Carta de 23 de Outubro de 1514”. In BULHÃO PATO, Raymundo Antonio de (dir (...)
  • 88 CHAVES, Álvaro de – Livro de Apontamentos (1438-1489), pp. 54-55.
  • 89 CHAVES, Álvaro de – Livro de Apontamentos (1438-1489), p. 56.
  • 90 Entre as cartas recolhidas por Sousa Viterbo em VITERBO, Francisco Marques de Sousa – A armaria em (...)
  • 91 “(…) o latão transitava de Lisboa para Santarém, como o comprova uma remessa de 4 quintais desta li (...)

36À semelhança do que parece ter sucedido na língua castelhana, com a chegada relativamente tardia do termo coraza em substituição de fojas82, também a adopção de couraça como sinónimo de gibanete, de brigandine – de, enfim, protecção segmentada do tronco – só se verifica tarde em Portugal, mais concretamente na viragem de Quatrocentos para Quinhentos. Como sabemos serem estas peças equivalentes? Os indícios de que dispomos para as couraças são em tudo semelhantes aos do gibanete, cujo lugar na documentação ocupam quase do dia para a noite. O fenómeno de sinonímia explica facilmente as “muitas couraças com clauaduras douradas sobre veludo de todas as cores” – a gibanete by any other name … – armazenadas pelo prior de Santa Cruz de Coimbra em 149083; explica a substituição do termo gibanetes por couraças na Vida e Feitos d’El-Rey D. João Segundo por Garcia de Resende: “este ãno querendo el-rey que em seus reynos ouvessem muitas armas (…) hum grande numero de couraças de muytas sortes (…)”84, em clara imitação da passagem de Rui de Pina que já aqui se transcreveu85; explica os muitos gibanetes em cartas de quitação manuelinas transmutados em couraças nas suas homólogas passadas pela chancelaria de D. João III86. A couraça não parece ter perdido completamente a ligação ao couro do seu significado original ducentista – Afonso de Albuquerque assevera, em carta de 23 de Outubro de 1514, que as melhores armas para uso no continente indiano são couraças, “porque [os soldados] as alevantam com hua pouca de cravaçam e hum par de peles”87. Esta diferença entre materiais poderia aliás explicar as “quinhentas couraças de Genoa com quinhentos copos pera maar”, avaliadas entre mil e quinhentos e dois mil ducados, que D. Afonso V determinava adquirirem-se nos preparativos da guerra contra Castela88 – contrastadas com quinhentos gibanetes com quinhentos capacetes e babeiras, um conjunto total estimado em apenas quinhentos mil reis89. Ainda assim, a documentação atesta à mor parte dos forros exteriores destes armamentos ser feita em pano. Tal como com os gibanetes, a necessidade de “cravaçam de coyraças” continua a ser assegurada por artesãos especializados (latoeiros, regra geral)90, organizados por vezes em centros de produção massificada para servirem todos os cantos do império nascente – como era o caso das taracenas de Santarém91.

  • 92 Como por exemplo a “Quitação de compra de armas a Ruy de França, em 1529” (Lisboa, Torre do Tombo, (...)
  • 93 RODRIGUES, Bernardo – Anais de Arzila, 1. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1915, cap. X, p. 47.
  • 94 RODRIGUES, Bernardo – Anais de Arzila, 2. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1915, cap. XXXIV, p. 8 (...)
  • 95 No frontispício do manuscrito do Livro Segundo das Lendas da Índia de Gaspar Correia. Em Lisboa, Ar (...)
  • 96 O retrato a que se faz referência é uma ilustração no Livro de Lisuarte de Abreu. Nova Iorque, Bibl (...)
  • 97 Como por exemplo na tapeçaria “Entrada triunfal de D. João de Castro em Goa” (n.º inv. T XXII 10), (...)

37Sabemos, ademais, que também as couraças têm uma estrutura interna de lâminas de aço: para além das “folhas de laminas pera couraças”92 que figuram em cartas de quitação de D. João III, os Anais de Arzila, por exemplo, relatam-nos como a “Afonso da Silva, não lhe valendo couraças, nem as laminas d'aço de que érão fortificadas, que a mortal lança não lançase o ferro da outra parte”93, matando-o; ou a forma como a Diogo de Ávila “(…) lhe dérão com um pelouro d'arcabuz que, quebrantando-lhe o couro ou ũa ou duas laminas das couraças, ficou amassado (…)”94. A parecença com o gibão civil também se mantém: veja-se o retrato de Afonso de Albuquerque95; a couraça dourada, com escarcelas, no retrato de D. João de Castro96, ou os guerreiros encouraçados nas tapeçarias que glorificam os seus feitos97.

  • 98 Veja-se HERCULANO, Alexandre – Opúsculos, t. 6. Lisboa: Viúva Bertrand & C.ª, Sucessores Carvalho e (...)
  • 99 Apesar de tudo, entre meados e finais do século XVI, este tipo de protecções altera-se novamente em (...)
  • 100 O termo “couraça” viria também ele a sofrer uma alteração de sentido: Em Portugal, como noutros paí (...)

38Menos clara é a confusão entre gibanetes e couraças num relato anónimo da partida do exército português para Marrocos, em 1578: “Não houve homem fidalgo que não comprasse muitos corpos d'armas muito lustrosos (…) couraças de laminas cobertas de velludo e setim de todas as côres com tachas d'ouro e prata, muitas saias de malha, e gibanetes (…)”98. Marcar-se-ia aqui alguma pequena distinção tipológica entre as couraças quinhentistas e os velhos gibanetes quatrocentistas, que não os materiais? É possível99, mas no geral pouco provável à luz dos anteriores exemplos, que não assinalam diferenças entre gibanetes e couraças na viragem do século. Salvo as excepções apontadas (uma delas, ressalve-se, muito tardia), onde ocorre um, não se usa o outro (ao contrário do que se verificou com solhas e gibanetes). A permutação do termo, levada a cabo por razões que o tempo tratou de encobrir100, não parece ter tido qualquer reflexo material.

39Como se pode verificar pela seguinte Tabela 1, elaborada a partir dos dados recolhidos neste ensaio, a forma como diferentes documentos históricos usam nomenclaturas distintas para se referirem aos mesmos objectos não se presta às definições precisas e estanques que se querem dos vocábulos no moderno estudo da História. Assim se explica a confusão lexicográfica e historiográfica que perdura há anos em relação aos gibanetes.

Tip. Protecção Segmentada

Delimit. Cronológica (Uso Atestado em Portugal)

Delimit. Cronológica (Uso Atestado do Termo)

Características Gerais

Corresp. Peças Estrangeiras

Solhas

[Tipo 1]

finais séc. XIII (?) – finais séc. XIV (?)

finais séc. XIII (?) –

– últ. quartel séc. XV

– Formato tubular pouco justo ao tronco

– Forro exterior de tecido ou couro

– Fechadas nas costas ou na lateral

– Poucas lâminas metálicas

– Lâminas de grande dimensão dispostas na vertical ou na horizontal

– Cravos grandes em número reduzido

coat of plates (Ing.)/fojas (Cas.)

Solhas

[Tipo 2]

finais séc. XIV (?) – últ. quartel séc. XV

– Formato algo justo ao tronco

– Forro exterior de tecido ou couro

– Fechadas nas costas, na lateral, ou à frente

– Algumas lâminas metálicas

– Lâminas de dimensão média, dispostas de acordo com principais pontos anatómicos

– Cravos grandes em algum número

brigandine [Tipo 1] (Ing.; Fr.)/ corazzina (It.)/ fojas (?) (Cas.)/coraza (Cas.)

Gibanete

meados séc. XV – finais séc. XVII (?)

2º quartel séc. XV – finais séc. XVI (?)

Formato cintado e justo ao tronco

Forro exterior de tecido ou couro

Fechadas à frente

Grande quantidade de lâminas metálicas

Lâminas de dimensão muito reduzida

Cravos pequenos em grande número

brigandine [Tipo 2] (Ing.; Fr.)/brigantina (It.)

Couraça

meados séc. XV – finais séc. XVII (?)

finais séc. XV – ?

Tabela 1 – Sistematização das tipologias de protecção segmentada em Portugal, com destaque para os gibanetes.

5 – Conclusão

  • 101 BARROCA, Mário Jorge – “Armamento medieval português: notas sobre a evolução do equipamento militar (...)
  • 102 Excepção feita aos parcos fragmentos de gibanetes achados em Aguiar da Pena e em Machico. Veja-se, (...)

40Reiterando: até ao presente, a historiografia militar portuguesa tem olvidado o termo gibanete quase por completo, abordando as solhas como sinónimo de couraça e de brigandine em simultâneo101. Este trinómio resultou de uma transplantação para a historiografia portuguesa da equiparação entre foja e coraza estabelecida por Martí de Riquer, a que já se fez referência – prática que a documentação tardo-medieval e moderna portuguesa infelizmente não sustenta. Não só porque solhas podem corresponder tanto a coats of plates como a brigandines, mas porque também um gibanete ou uma couraça, na documentação da época, correspondem a uma brigandine – sem, no entanto, corresponderem às solhas. Estamos aqui perante o mesmo exacto processo de inexactidão lexicográfica que se apontou no início deste ensaio: sem que nenhuma das definições apresentadas esteja totalmente errada, nenhuma se encontra correcta por inteiro. Uma situação nada facilitada, abone-se, pela quase total ausência de vestígios arqueológicos destas peças102.

  • 103 Basta ver o processo de consolidação, ainda em curso, das definições deste tipo de protecções na hi (...)
  • 104 Não descurando a proximidade do termo “jubete”, similar na sua origem sem, no entanto, se referir a (...)

41Repare-se que estes problemas de sistematização não são exclusivos de Portugal. Ainda hoje existe alguma dificuldade, mesmo entre peritos, em assentar concretamente as fronteiras dos termos corazzina ou brigandine103, por exemplo – uma dificuldade parcialmente baseada na dificuldade em conciliar as diversas designações que diferentes línguas e culturas aplicam ao mesmo objecto. Para o caso português, no entanto, espera-se que este trabalho venha ajudar a solucionar uma das grandes incógnitas do estudo do armamento quatrocentista. Apenas devidamente esclarecidos sobre que peça é um gibanete podemos estudar com confiança quem os produz, em que condições se desenrola esse processo de fabrico, que tipo de mercados existem para o gibanete-produto e quais as condições ou implicações socioeconómicas para quem o produz e para quem o adquire. Para além do mais, este conhecimento abre-nos uma série de outras questões: o que levou à cunhagem de um termo totalmente autóctone para este tipo de peças104, em detrimento da adopção de termos estrangeiros (como a maior parte do continente parece ter feito)? Traduzir-se-ia o termo nalguma especificidade portuguesa deste tipo de protecções? Se sim, qual? Estas e outras questões que foram aflorando ao longo desta pesquisa poderão conduzir a novas e produtivas linhas de investigação.

  • 105 Em CORAZZI, David – Armaria. Bibliotheca do Povo e das Escolas, n. 102. Rio de Janeiro: Impresa Hor (...)

42Da mesma forma que não se faz mais aqui do que redescobrir e reenquadrar o significado de termos antigos, também esta associação entre brigandine e gibanete não é uma completa novidade: David Corazzi, no seu Armaria de 1885, teoriza sobre “a brigantina ou brigandina (de origem italiana), a qual nos parece corresponder ao jubanete que Ruy de Pina nos diz ter sido incommendado do extrangeiro para Portugal por D. João II, para armamento da sua cavallaria ligeira ou geneta e das guardas de corpo”, a que se segue uma descrição em tudo coincidente com a peça que já aqui se apresentou105. À falta de sistematização, e à falta de documentação auxiliar que atestasse um uso correcto do termo, caiu também esta ideia de David Corazzi no esquecimento – pelo menos, até hoje.

Topo da página

Bibliografia

Fontes manuscritas 

Lisboa, Torre do Tombo, Contos do Reino e da Casa, Núcleo Antigo, 798.

Fontes impressas 

ALBUQUERQUE, Afonso de – “Carta de 23 de Outubro de 1514”. In BULHÃO PATO, Raymundo Antonio de (dir.) – Cartas de Affonso de Albuquerque, t. I. Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias, 1884, cap. LXII, pp. 295-296.

BARROS E SOUSA, Manuel Francisco de – Memórias e Alguns Documentos para a História e Teoria das Côrtes Geraes. Lisboa: Impressão Regia, 1827.

“Carta de quitação a Gonçalo Afonso, almoxarife do armazém da cidade de Lisboa, do que recebeu e despendeu entre 1 de Janeiro de 1438 e 1 de Janeiro de 1448” - Lisboa, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Afonso V, livro 15, fol. 26v-29. In MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns nos Finais da Idade Média. Viseu: Palimage Editores, 2001, pp. 61-80.

CASTRO, João de – “Apontamentos enviados por D. João de Castro a D. João Mascarenhas”. In SANCEAU, Elaine (ed.) - Cartas de D. João de Castro. Lisboa: Agência Geral do Ultramar – Divisão de Publicações e Biblioteca, 1955, pp. 130-136.

Chancelarias Portuguesas: D. Duarte. Dir. António H. de Oliveira Marques e João José Alves Dias. Lisboa: Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, 1999-2002.

Chancelarias Portuguesas: D. João I. Dir. João José Alves Dias. Lisboa: Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, 2004-2005.

CHAVES, Álvaro de – Livro de Apontamentos (1438-1489). Ed. Anastásia Mestrinho Salgado; Abílio José Salgado. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984.

COMISSÃO NACIONAL PARA AS COMEMORAÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES – Tapeçarias de D. João de Castro. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. 1995.

Estoria de Dom Nuno Alvrez Pereyra. Ed. Adelino de Almeida Calado. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1991.

FREIRE, Anselmo Braamcamp – “Cartas de Quitação del Rei D. Manuel”. Archivo Historico Portuguez I (1903), n.º 16, p. 168; n.º 19, pp. 201-202; n.º 32, p. 207; n.º 35, p. 208; n.º 123, pp. 367-368; n.º 125, p. 368; n.º 127, p. 398; n.º 137, p. 401; II (1904), n.º 166, pp. 35-36; n.º 201, p. 160; n.º 241, p.357; IV (1907), n.º 480, pp. 444-445; V (1907), n.º 523, p. 79; n.º 528, pp. 156-157; n.º 537, pp. 235-236; n.º 553, p. 322; n.º 565, p. 444; n.º576, pp. 474-475; n.º577, p. 475; n.º 578, pp. 475-476; VI (1908), n.º 601, pp. 79-80; IX (1914), n.º690, p. 436; n.º 703, pp. 446-447; n.º 706, p. 448; n.º 722, pp. 455-456; X (1916), n.º 768, p. 7.

GÓIS, Damião de – Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel. Braga: Edições Vercial, 2014.

Ordenações Afonsinas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.

“Ordenação da Guarda do Rei Nosso Sñor”. In PINTO, Augusto Cardoso – A Guarda del Rei Dom João II – Notas e Documentos para a História das Guardas Reais Portuguesas. Lisboa: Centro Tipografico Colonial, 1930, pp. 77-78.

PINA, Rui de – Crónica de D. João II. Ed. de Luís de Albuquerque. Lisboa: Publicações Alfa, 1989.

“Regimt.o de Dõ n.o da gente da ordenança e das XX lanças”. In MORAIS, A. Faria de – “Ordenanças e ginetes d'el-Rey”. Boletim do Arquivo Histórico Militar 24 [separata] (1954), pp. 162-169.

RESENDE, Garcia de – Vida e Feitos d’El-Rey D. João Segundo. Ed. Evelina Verdelho. Coimbra: Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2007.

RIBEIRO, João Pedro – Indice Chronologico dos documentos mais notaveis que se achavão no archivo da illustrissima camara da cidade do Porto, quando por ordem regia o examinou no anno de 1795, o conselheiro João Pedro Ribeiro natural da mesma cidade. Porto: Câmara Municipal do Porto, Gabinete de História da Cidade, 1951.

RODRIGUES, Bernardo – Anais de Arzila. Vols. I e II. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1915.

“Trellado do allvara que ell-Rey mandou aos coudees desta cidade” (Livro 5 de Atas de Vereação da Câmara do Porto, fol. 207v). In RIBEIRO, Marco Alexandre – As Atas de Vereação do Porto de 1485 a 1488. Leitura Paleográfica, Publicação e Estudo Prévio. Porto: Universidade do Porto, 2019. Dissertação de Mestrado, pp. 293-294.

ZURARA, Gomes Eanes de – Crónica de D. Duarte de Meneses. Braga: Edições Vercial, 2012.

Dicionários & obras de referência geral

ALVES, José Adalberto Coelho (dir.) – Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa. Alfragide: LeYa, 2014.

BLUTEAU, Raphael (dir.) – Vocabulario portuguez e latino. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712-1721.

BLUTEAU, Raphael (dir.) – Diccionario da Lingua Portugueza composto pelo Padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva, natural do Rio de Janeiro. Vol. I. Lisboa: Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789.

COVARRUBIAS Y OROZCO, Sebastián de (dir.) – Tesoro de la lengua castellana, o española. Madrid: Luis Sanchez, 1611.

Diccionario de la lengua española. 5ª ed. Real Academia Española. Madrid: Imprenta Real, 1817.

Diccionario de la lengua española. 12ª ed. Real Academia Española. Madrid: Imprenta de D. Gregorio Hernando, 1884.

Diccionario de la lengua española [Em linha]. 22ª ed. Madrid: Real Academia Española, 2001. [Consultado a 20 Outubro 2020]. Disponível em https://www.rae.es/drae2001/.

Diccionario de la lengua española [Em linha]. 24ª ed. Real. Madrid: Real Academia Española, 2009. [Consultado a 20 Outubro 2020]. Disponível em https://dle.rae.es/.

FARIA, Eduardo Augusto de (dir.) – Novo diccionario da lingua portugueza. Lisboa: Typographia lisbonense, 1849.

FIGUEIREDO, Cândido de (dir.) – Nôvo Diccionário da Língua Portuguêsa. Vol. I. Lisboa: Livraria Editôra Tavares Cardoso & Irmão, 1899.

LEGUINA, Enrique de (dir.) – Glosario de voces de armería. Madrid: Librería de Felipe Rodríguez, 1912.

LÍBANO ZUMALACÁRREGUI, Angeles; SESMA MUÑOZ, José Ángel – Léxico del comercio medieval en Aragón (siglo XV). Zaragoza: Institución Fernando el Católico, 1982.

SILVA, Antonio de Moraes; VELHO, Theotonio José de Oliveira (dir.) – Diccionario da Lingua Portugueza. Vol. II. Lisboa: Impressão Régia, 1831.

VITERBO, Joaquim Santa Rosa de – Elucidario das palavras, termos e phrazes, que em Portugal antigamente se usaram, e que hoje regularmente se ignoram. Vol. 2. Lisboa: Typographia Regia Silviana, 1798.

Estudos 

AGOSTINHO, Paulo Jorge Simões – Vestidos para matar: o armamento de guerra na cronística portuguesa de quatrocentos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

ARAÚJO, Inês Meira – As Tapeçarias de Pastrana – Uma Iconografia da Guerra. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012. Dissertação de Mestrado.

BARROCA, Mário Jorge; MORAIS, António J. Cardoso – “A Terra e o Castelo – Uma experiência arqueológica em Aguiar da Pena”. Portugália. Nova Série 6 (1985), pp. 35-126.

BARROCA, Mário Jorge; MONTEIRO, João Gouveia (coords.) – Pera Guerrejar – Armamento Medieval no Espaço Português. Palmela: Câmara Municipal de Palmela, 2000, pp. 37-76.

BLAIR, Claude – European Armour: circa 1066 to 1700. 2ª ed. London: B. T. Batsford Ltd., 1972.

BOCCIA, Lionello Giorgio – L'armeria del Museo Civico Medievale di Bologna. Busto Arsizio: Bramante Editrice, 1991.

CANDEIAS, António; et al. (2014) – “Contributo das Ciências para a Caracterização Material e Tecnológica do Foral Manuelino de Cascais”. In HENRIQUES, João Miguel (coord.) – 500 Anos do Foral Manuelino de Cascais:1514-2014. Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 2014, pp. 152-185.

CAPWELL, Tobias – Arms and Armour of the Medieval Joust. Leeds: Royal Armouries Museum, 2018.

CARVALHAL, Hélder; SÁ, Isabel dos Guimarães – “The world of constable D. Afonso (c. 1480-1504): glimpses of Portuguese dynastic politics, noble household and material culture”. Portuguese Studies Review 21/1 (2013), pp. 153-171.

CARVALHAL, Hélder; SÁ, Isabel dos Guimarães – “Knightly Masculinity, Court Games and Material Culture in Late-medieval Portugal: The Case of Constable Afonso (c.1480–1504)”. Gender & History 28/2 (2016), pp. 387-400.

CONCEIÇÃO, Cristina; VENTURA, João – “Visitações da Ordem de Santiago a Sesimbra (1488-1492)”. Akra Barbarion 4 (2020), pp. 51-65.

CORAZZI, David – Armaria. Bibliotheca do Povo e das Escolas, n. 102. Rio de Janeiro: Impresa Horas Romanticas, 1885.

DIAS, Diogo José Teixeira – As Cortes de Coimbra e Évora de 1472-73 - Subsídios para o estudo da política parlamentar portuguesa. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014. Dissertação de Mestrado.

DOWEN, Keith – “The Introduction and Development of Plate Armour in Medieval Western Europe c. 1250-1350”. Fasciculi Archaeologiae Historicae XXX (2017), pp. 19-28.

DORNELAS, Afonso de – “A Tapeçaria da Occupação de Tanger”. Elucidário nobiliarchico I/ 4 (1928), pp. 128-132.

FERREIRA, Sérgio – Preços e Salários em Portugal na Baixa Idade Média. Porto: Universidade do Porto, 2007. Dissertação de Mestrado.

FIGUEIREDO, José de – O Pintor Nuno Gonçalves. Lisboa: Typ. do Annuário Commercial, 1910.

GLINIANOWICZ, Marcin – “The Brigandine From The Polish Army Museum In Warsaw – Some Thoughts About Its Provenance And Chronology”. In MAREK, Lech (ed.) – Weapons bring peace? Warfare in medieval and early modern Europe. Wrocław: Wratislavia antiqua, 2013, pp. 157-170.

GOLL, Matthias – Iron Documents: Interdisciplinary studies on the technology of late medieval European plate armour production between 1350 and 1500. Heidelberg: Universitätsbibliothek Heidelberg, 2013. Tese de Doutoramento.

HERCULANO, Alexandre – Opúsculos. T. 6. Lisboa: Viúva Bertrand & C.ª, Sucessores Carvalho e C.ª, 1884.

IBARRA, Miguel Ángel de Bunes; et al.The Invention of Glory: Afonso V and the Pastrana Tapestries. Madrid: Fundacion Carlos De Amberes, 2011.

LACY, Michael S. – The Development of the Coat of Plates: The Evolution of Cloth-covered Armour, 1250-1500. S.l.: Society for Creative Anachronism, 1993.

LA ROCCA, Donald J. – How to Read European Armor. New York: Metropolitan Museum of Art, 2017.

MACHADO DE CASTRO, Tiago – “Armas para Ceuta (1420). Contribuição para o estudo do armamento português no início do século XV”. Cadernos do Arquivo Municipal 4 (2015), pp. 39-63.

MARQUES, António H. de Oliveira – “A Arte da Guerra”. In MARQUES, António H. R. de Oliveira – Nova História de Portugal. Vol. IV. Portugal na Crise dos Séculos XIV e XV. Dir. António H. de Oliveira e Joel Serrão. Lisboa: Editorial Presença, 1987, pp. 335-364.

MARQUES, António H. de Oliveira – A Sociedade Medieval Portuguesa – Aspectos do Quotidiano. Lisboa: Esfera dos Livros, 2010.

MARTÍNEZ DEL ROMERO, Antonio – “Glosario compuesto de varias palabras cuya esplicación es necessária para la intelijencia del Catálogo”. In MARCHESI, Jose Maria (ed.) – Catálogo de la Real Armería. Madrid: Aguado, 1849, pp. 200-300.

MARTINS, Miguel Gomes – “Da Esperança a S. Vicente de Fora: Um percurso em torno de Estêvão da Guarda”. Cadernos do Arquivo Municipal 3 (1999), pp. 10-60.

MARTINS, Miguel Gomes – A arte da guerra em Portugal: 1245 a 1367. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

MENDONZA ABREU, Josefa Maria – “Estudio léxico de un documento medieval castellano ordenamiento de trabajos y precios”. Philologia hispalensis 4/2 (1989), pp. 523-537.

MOFFETT, Randall – “Military Equipment in Fourteenth to Fifteenth Century Southampton”. In BELL, Adrian; CURRY, Anne (eds.) – Soldiers, Weapons and Armies in the Fifteenth Century. Suffolk: Boydell & Brewer Ltd., 2011, pp. 167-200.

MONTEIRO, João Gouveia – A Guerra em Portugal nos finais da Idade Média. Lisboa: Editorial Notícias, 1998.

MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns nos Finais da Idade Média. Viseu: Palimage Editores, 2001.

NABO, Olímpia de Jesus de Bastos Mourato – Educação e Difusão da Ciência em Portugal: A “bibliotheca do povo e das escolas” no contexto das edições populares do século XIX. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre/Escola Superior de Educação de Portalegre, 2012. Dissertação de Mestrado.

PRICE, Brian R. – Techniques of Medieval Armour Reproduction. Boulder: Paladin Press, 2000.

REED, Susan D. – 15th Century Men’s Doublets: An Overview [Em linha]. 27 de Julho de 2004. [Consultado a 20 Outubro de 2020]. Disponível em http://www.nachtanz.org/SReed/doublets.html.

RIQUER, Martí de – L’Arnès del Cavaller. Barcelona: La Magrana, 2011.

SANTOS, Maria Alice Pereira – A sociologia da representação político-diplomática no Portugal de D. João I. Lisboa: Universidade Aberta, 2015. Tese de Doutoramento.

SCALINI, Mario – “Corazzine e bacinetti dalla Rocca di Campiglia”. In BIANCHI, Giovanna (ed.) – Campiglia. Un castello e il suo territorio. Firenze: All’Insegna del Giglio s.a.s., 2003, pp. 382–396.

SERRÃO, Vítor – “Os Painéis de São Vicente e a ambiência da pintura quatrocentista”. In ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de; BARROCA, Mário Jorge – História da Arte em Portugal. O Gótico. Lisboa: Presença, 2002, pp. 279-285.

SIMÕES, José de Oliveira – As Armas nos Lusíadas. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.

SOUSA, Élvio Duarte Martins – Ilhas de Arqueologia. O Quotidiano e a Civilização Material na Madeira e nos Açores (Séculos XV-XVIII). Lisboa: Universidade de Lisboa, 2001. Tese de Doutoramento.

THORDEMAN, Bengt – Armour from the Battle of Wisby, 1361. Wheaton: The Chivalry Bookshelf, 2001.

VIGNOLA, Marco – “Armamenti corazzati e archeologia: spunti per uno studio interdisciplinare. Il caso dell’Italia e dei contesti friulani”. Quaderni Cividalesi 30 (2008), pp. 136-161.

VIGNOLA, Marco – Armature e armorari nella Milano medievale: storia di famiglie, signa, magli e acciaio. Alessandria: Edizioni dell’Orso, 2017.

VISCOUNT DILLON; HOPE, William St. John – “Inventory of the Goods and Chattels belonging to Thomas, Duke of Gloucester, and Seized in his Castle at Pleshy, Co. Essex, 21 Richard II. (1397); with their Values, as shown in the Escheator’s Accounts”. The Archaeological Journal 54 (1897), pp. 275-308.

VITERBO, Francisco Marques de Sousa – Artes e Artistas em Portugal. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892.

VITERBO, Francisco Marques de Sousa – A armaria em Portugal: noticia documentada dos fabricantes de armas brancas que exerceram a sua profissão em Portugal. Lisboa: Academia Real das Sciencias de Lisboa, 1907.

WILLIAMS, Alan – The Knight and the Blast Furnace: A History of the Metallurgy of Armour in the Middle Ages & the Early Modern Period. Leiden: Brill, 2003.

Topo da página

Notas

1 O presente artigo foi elaborado no âmbito do seminário de doutoramento em História Medieval “Novas Perspetivas em História Medieval II”, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este seminário foi dirigido pela Prof. Doutora Leontina Ventura e pelo Prof. Doutor Saul António Gomes, aos quais deixo um sentido agradecimento.

2 BLUTEAU, Raphael (dir.) – Vocabulario portuguez e latino. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712-1721.

3 BLUTEAU, Raphael (dir.) – Diccionario da Lingua Portugueza composto pelo Padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva, natural do Rio de Janeiro. Vol. I. Lisboa: Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789, p. 659.

4 VITERBO, Joaquim Santa Rosa de – Elucidario das palavras, termos e phrazes, que em Portugal antigamente se usaram, e que hoje regularmente se ignoram. Vol. II. Lisboa: Typographia Regia Silviana, 1798, pp. 20-21.

5 SILVA, Antonio de Moraes; VELHO, Theotonio José de Oliveira (dir.) – Diccionario da Lingua Portugueza. Vol. II. Lisboa: Impressão Régia, 1831, p. 89.

6 ALVES, José Adalberto Coelho (dir.) – Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa. Alfragide: LeYa, 2014, p. 222.

7 FARIA, Eduardo Augusto de – Novo diccionario da lingua portugueza. Lisboa: Typographia lisbonense, 1849, p. 81.

8 A título de exemplo, o Nôvo Diccionário da Língua Portuguêsa de Cândido de Figueiredo: “Gibanête, m. (ant.) pequena coiraça de ferro ou de malha de aço (De gibão)”. In FIGUEIREDO, Cândido de – Nôvo Diccionário da Língua Portuguêsa. Vol. I. Lisboa: Livraria Editôra Tavares Cardoso & Irmão, 1899, p. 665.

9 Caso, por exemplo, do Dicionário Aulete: “s. m. || (ant.) armadura antiga, couraça curta de ferro ou malha de aço” em Gibanete [Def. 1]. (n.d.). In Dicionário Caldas Aulete Digital [Em linha]. Lexikon Editora Digital. [Consultado a 20 Outubro de 2020]. Disponível em http://www.aulete.com.br/gibanete; e do Dicionário Priberam: “Antiga veste defensiva de ferro, de malha de aço, anta ou de pano encorpado e dobrado”, em Gibanete [Def. 1]. (n.d.)., in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [Em linha]. Priberam Informática, S.A. [Consultado a 20 Outubro de 2020]. Disponível em https://dicionario.priberam.org/gibanete.

10 A consulta do Tesoro de la lengua castellana, o española (1611) e de várias edições do Diccionario de la lengua española da Real Academia Española (1817, 1884, 2001 e 2019) não acusou a existência de gibanetes ou jubanetes em qualquer variação. O verbete “jubanete” no glossário do Catálogo de la Real Armería de 1849 e “jibanete” no Glosario de voces de armería de Enrique de Leguina são, tanto quanto me foi possível apurar, as únicas instâncias do termo em obras de referência castelhanas – a segunda cópia da primeira – e nada mais são que traduções da definição e dos exemplos apresentados por Santa Rosa de Viterbo, confirmando assim o “portuguesismo” da palavra. Veja-se MARTÍNEZ DEL ROMERO, Antonio – “Glosario compuesto de varias palabras cuya esplicación es necessária para la intelijencia del Catálogo”. In MARCHESI, Jose Maria (ed.) – Catálogo de la Real Armería. Madrid: Aguado, 1849, p. 263; e LEGUINA, Enrique de (dir.) – Glosario de voces de armería. Madrid: Librería de Felipe Rodríguez, 1912, p. 574. Ressalve-se no entanto uma peça castelhana com uma origem etimológica à primeira vista próxima, o “jubete”, explanada adiante na nota 24.

11 MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns nos Finais da Idade Média. Viseu: Palimage Editores, 2001, p. 83.

12 AGOSTINHO, Paulo Jorge Simões – Vestidos para matar: o armamento de guerra na cronística portuguesa de quatrocentos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012, pp. 99-100.

13 FIGUEIREDO, José de – O Pintor Nuno Gonçalves. Lisboa: Typ. do Annuário Commercial, 1910, p. 91.

14 PINTO, Augusto Cardoso – A Guarda Del Rei Dom João II. Lisboa: s.n., 1930, p. 28.

15 SIMÕES, José de Oliveira – As Armas nos Lusíadas. Lisboa: Publicações Alfa, 1986, p. 114.

16 No original, “a very precious piece of yet unknown meaning”. Em CARVALHAL, Hélder; SÁ, Isabel dos Guimarães “The world of constable D. Afonso (c. 1480-1504): glimpses of Portuguese dynastic politics, noble household and material culture”. Portuguese Studies Review 21/1 (2013), p. 164. Isabel dos Guimarães Sá e Hélder Carvalhal apontam em nota de rodapé para uma definição de jubanete como “small metal doublet”, dada por Annemarie Jordan em JORDAN, Annemarie – The development of Catherine of Austria's collection in the Queen's household: Its character and cost. Michigan: Ann Arbor, 1994, p. 435, sem dúvida uma aceitação acrítica da definição tradicional avançada por Santa Rosa de Viterbo.

17 Datadas pelos mesmos académicos como respeitantes aos anos de 1500-1502, ou seja, feitas ainda em vida de D. Afonso. Veja-se CARVALHAL, Hélder; SÁ, Isabel dos Guimarães – “Knightly Masculinity, Court Games and Material Culture in Late-medieval Portugal: The Case of Constable Afonso (c.1480–1504)”. Gender & History 28/2 (2016), p. 389.

18 Isabel dos Guimarães Sá e Hélder Carvalhal interpretaram este “naminas” como nóminas, no sentido de “prego dourado”. Concordo inteiramente com esta interpretação, dado o conteúdo do fólio 97. CARVALHAL, Hélder; SÁ, Isabel dos Guimarães – “The world of constable D. Afonso (c. 1480-1504): glimpses of Portuguese dynastic politics, noble household and material culture”, p. 164.

19 Os dois fólios em questão são parte integrante de um conjunto de fólios dispersos das contas da casa do Condestável, agrupados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo sob a referência Contos do Reino e da Casa, Núcleo Antigo 798 (Lisboa, Torre do Tombo, Contos do Reino e da Casa, Núcleo Antigo, 798). Agradeço à Doutora Isabel dos Guimarães Sá a transcrição das passagens relevantes.

20 Todas as peças com componentes móveis ou flexíveis usariam os cravos como ponto de fixação ou de articulação. Veja-se GOLL, Matthias – Iron Documents: Interdisciplinary studies on the technology of late medieval European plate armour production between 1350 and 1500. Heidelberg: Universitätsbibliothek Heidelberg, 2013. Tese de Doutoramento, pp. 89-91; WILLIAMS, Alan – The Knight and the Blast Furnace: A History of the Metallurgy of Armour in the Middle Ages & the Early Modern Period. Leiden: Brill, 2003, pp. 54-55, p. 879.

21 GOLL, Matthias – Iron Documents, p. 95; PRICE, Brian R. – Techniques of Medieval Armour Reproduction. Boulder: Paladin Press, 2000, p. 209.

22 Em carta de Afonso V, passada a 15 de Julho de 1476 (Lisboa, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Afonso V, lv. 7, fol. 32). In VITERBO, Francisco Marques de Sousa – A armaria em Portugal: noticia documentada dos fabricantes de armas brancas que exerceram a sua profissão em Portugal. Lisboa: Academia Real das Sciencias de Lisboa, 1907, pp. 123-124.

23 GÓIS, Damião de – Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel. Braga: Edições Vercial, 2014, cap. IX, p. 645.

24 Poder-se-ia considerar a mesma raiz etimológica ou similar na origem do termo “jubete” em Castela. De acordo com várias fontes elencadas por Josefa Abreu em “Estudio léxico de un documento medieval castellano ordenamiento de trabajos y precios”, bem como de acordo com o Léxico del comercio medieval en Aragón (siglo XV), entende-se por jubete (do Árabe chubba, “colete”) um “coleto cubierto de malla de hierro que usaron los soldados españoles hasta fines del siglo XV” (MENDONZA ABREU, Josefa Maria– “Estudio léxico de un documento medieval castellano ordenamiento de trabajos y precios”. Philologia hispalensis 4/2 (1989), pp. 531-532, e LÍBANO ZUMALACÁRREGUI, Ángeles; SESMA MUÑOZ, José Ángel – Léxico del comercio medieval en Aragón (siglo XV). Zaragoza: Institución Fernando el Católico, 1982, p. 232). Contudo, a menção retirada por Josefa Abreu dos documentos de Cortes castelhanas de 1351 por si estudados equipara “jubetes de armas” a “gambaxes”, ou seja, a cambais – peças de vestuário acolchoadas usadas debaixo ou por cima de outros armamentos ou, quando grossas o suficiente, por si mesmas (veja-se a este respeito, por exemplo, MARTINS, Miguel Gomes – A arte da guerra em Portugal: 1245 a 1367. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, pp. 232-233). Esta menção, bem como as restantes fontes apresentadas, parece indicar que o jubete é apenas uma peça de roupa de armar frequentemente envergada em conjunto com malha metálica, e não uma peça de armamento de direito próprio constituída por malha metálica agregada a uma base têxtil, como seria de supor pela definição apresentada. É possível que estes jubetes fossem sinónimos do jack inglês e se assemelhassem ao chamado Rothwell Jack, uma peça de armar têxtil em forma de colete datada de finais do século XIV (COATSWORTH, Elizabeth; OWEN-CROCKER, Gale – Clothing the Past: Surviving Garments from Early Medieval to Early Modern Western Europe. Leiden: Brill, 2018, p. 253). O facto de estes “jubetes” serem bastante precoces em relação à concepção e uso disseminado do gibão/jubón civil curto e cintado, que só começará a ter efeito em finais de século XIV, também contraria esta sua origem. Podemos estar perante um fenómeno de convergência linguística.

25 MARQUES, António H. de Oliveira – A Sociedade Medieval Portuguesa – Aspectos do Quotidiano. Lisboa: Esfera dos Livros, 2010, pp. 60-61.

26 REED, Susan D. – 15th Century Men’s Doublets: An Overview [Em linha]. 27 de Julho de 2004. [Consultado a 20 Outubro de 2020]. Disponível em http://www.nachtanz.org/SReed/doublets.html.

27 MARQUES, António H. de Oliveira – A Sociedade Medieval Portuguesa, p. 72.

28 “Sleeves, collars, skirts, and fastening arrangements were greatly varied throughout the 15th century. Some of the variations were more often found in one geographic region than in others”. Em REED, Susan D. – 15th Century Men’s Doublets; veja-se também MARQUES, António H. de Oliveira – A Sociedade Medieval Portuguesa, p. 61.

29 Transcrita integralmente em MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns, pp. 61-80.

30 Segundo a carta, o almoxarife do arsenal, Gonçalo Afonso, “recebeo de restes para jubanetes e soylhas nichil e despendeo XXVI peças estanhadas”. MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns, p. 78.

31 MONTEIRO, João Gouveia – A Guerra em Portugal nos finais da Idade Média. Lisboa: Editorial Notícias, 1998, p. 430.

32 Sobre o funcionamento do riste e a sua importância na guerra e em desportos de combate, veja-se CAPWELL, Tobias – Arms and Armour of the Medieval Joust. Leeds: Royal Armouries Museum, 2018, pp. 50-52.

33 MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns, p. 62.

34 MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns, p. 72.

35 Por exemplo: “E por eles asy serem presos ficaram os lavradores postos em gibanetes e arneses e bestas de guarrucha e outras armas que nam mereciam com gramde parte” (Capítulos da Justiça das Cortes de 1472-1473, cap. 74, fol. 103v). Em DIAS, Diogo José Teixeira – As Cortes de Coimbra e Évora de 1472-73 - Subsídios para o estudo da política parlamentar portuguesa. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014. Dissertação de Mestrado, p. 204. Semelhante distinção na documentação encontramos entre os próprios armeiros “de fazer gibanetes” e os armeiros de “armas brancas”, ou seja, de chapa de aço – veja-se RIBEIRO, João Pedro – Indice Chronologico dos documentos mais notaveis que se achavão no archivo da illustrissima camara da cidade do Porto, quando por ordem regia o examinou no anno de 1795, o conselheiro João Pedro Ribeiro natural da mesma cidade. Porto: Câmara Municipal do Porto, Gabinete de História da Cidade, 1951, p. 207; ou CHAVES, Álvaro de – Livro de Apontamentos (1438-1489). Ed. Anastásia Mestrinho Salgado; Abílio José Salgado. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984, pp. 272-273.

36 LACY, Michael S. – The Development of the Coat of Plates: The Evolution of Cloth-covered Armour, 1250-1500. S.l.: Society for Creative Anachronism, 1993, pp. 43-44.

37 Uma peça de protecção do topo do braço, correspondendo quase a uma moderna manga curta.

38 A carta inclui menção de uma grande quantidade de mangotes soltos, para além de um mangote associado ao único gibanete (“jubanete”) listado. MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns, p. 73.

39 PINA, Rui de – Crónica de D. João II. Ed. de Luís de Albuquerque. Lisboa: Publicações Alfa, 1989, cap. XX, p. 51.

40 Para além de várias outras fontes que mencionarei ao longo deste ensaio, tomemos a título de exemplo os “quinze gibanetes compridos com faldras e gocetes capaçetes e babeiras e guarnjçõoes de braços e coixotes” listados nas Visitações da Ordem de Santiago ao Castelo de Sesimbra, de 1488-1492. Veja-se CONCEIÇÃO, Cristina; VENTURA, João – “Visitações da Ordem de Santiago a Sesimbra (1488-1492)”. Akra Barbarion 4 (2020), p. 57.

41 MARQUES, António H. de Oliveira – “A Arte da Guerra”. In MARQUES, António H. de Oliveira – Nova História de Portugal. Vol. IV. Portugal na Crise dos Séculos XIV e XV. Dir. António H. de Oliveira e Joel Serrão. Lisboa: Editorial Presença, 1987, pp. 340-341.

42 FERREIRA, Sérgio – Preços e Salários em Portugal na Baixa Idade Média. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2007. Dissertação de Mestrado, p. 204.

43 Uma consequência de políticas que já vinham de trás, iniciadas em 1485: respondeu D. Manuel “que como quer que esto assi tevessemos mandado fazer por bem, e deffençam de nossos Regnos e ser jaa assi primeiramente por EIRey meu Snñr., e Primo, que Deos aja”, antes de aceder aos pedidos do povo (Cortes de 1498, cap. XXIII, fol. X). In BARROS E SOUSA, Manuel Francisco de – Memórias e Alguns Documentos para a História e Teoria das Côrtes Geraes. Lisboa: Impressão Regia, 1827, pp. 276-277.

44 Como no caso dos loudéis: “Devido à sua robustez, o fustão era aplicado sobretudo em gibões e loudéis (…)”, em SEQUEIRA, Joana – O Pano da Terra: Produção têxtil em Portugal nos finais da Idade Média. Porto: Universidade do Porto Edições, 2014, p. 223.

45 ZURARA, Gomes Eanes de – Crónica de D. Duarte de Meneses. Braga: Edições Vercial, 2012, p. 314.

46 VIGNOLA, Marco – “Armamenti corazzati e archeologia: spunti per uno studio interdisciplinare. Il caso dell’Italia e dei contesti friulani”. Quaderni Cividalesi 30 (2008), p. 143.

47 DOWEN, Keith – “The Introduction and Development of Plate Armour in Medieval Western Europe c. 1250-1350”. Fasciculi Archaeologiae Historicae XXX (2017), p. 23.

48 MONTEIRO, João Gouveia – A Guerra em Portugal, pp. 430, 537-538.

49 BLAIR, Claude – European Armour: circa 1066 to 1700. 2ª ed. London: B. T. Batsford Ltd., 1972, p. 38.

50 RIQUER, Martí de – L’Arnès del Cavaller. Barcelona: La Magrana, 2011, p. 98.

51 RIQUER, Martí de – L’Arnès, p. 98.

52 BLAIR, Claude – European Armour, p. 38; DOWEN, Keith – “The Introduction and Development”, p. 24.

53 BLAIR, Claude – European Armour, pp. 40-41; LACY, Michael S. – The Development of the Coat of Plates, p. 16.

54 LACY, Michael S. –The Development of the Coat of Plates, p. 16.

55 RIQUER, Martí de – L’Arnès, p. 98.

56 RIQUER, Martí de – L’Arnès, p. 116.

57 BLAIR, Claude - European Armour, pp. 39-41; LACY, Michael S. – The Development of the Coat of Plates, pp. 14-15.

58 GLINIANOWICZ, Marcin – “The Brigandine From The Polish Army Museum In Warsaw – Some Thoughts About Its Provenance And Chronology”. In MAREK, Lech (ed.) – Weapons bring peace? Warfare in medieval and early modern Europe. Wrocław: Wratislavia antiqua, 2013, p. 166.

59 BLAIR, Claude – European Armour, p. 40.

60 Exemplo da sua popularidade entre a peonagem são os muitos coats of plates – 48, no total - da milícia da Gotlândia, encontrados no sítio da batalha de Visby, na Suécia, em 1361. Apresentam várias tipologias, algumas bastante antiquadas à época da batalha. Sobre estes achados, veja-se THORDEMAN, Bengt – Armour from the Battle of Wisby, 1361. Wheaton: The Chivalry Bookshelf, 2001 (reedição conjunta dos volumes 1 e 2 da edição original de 1939 e 1940, respectivamente).

61 Por uma questão de conveniência, adopta-se como preferencial a designação inglesa do objecto, mais disseminada internacionalmente.

62 LACY, Michael S. – The Development of the Coat of Plates, pp. 32-36.

63 SCALINI, Mario – “Corazzine e bacinetti dalla Rocca di Campiglia”. in BIANCHI, Giovanna (ed.) - Campiglia. Un castello e il suo territorio. Firenze: All’Insegna del Giglio s.a.s., 2003, p. 385. É necessário ressalvar que, em várias instâncias, incluindo algumas menções coevas, corazzina designava também os conjuntos de peitos de peça única cobertos de tecido a que se fez referência supra.

64 O inventário de 1397 do Duque de Gloucester, por exemplo, é uma das primeiras e mais importantes instâncias da entrada em cena desta nova tipologia: lista dezenas de peças de armamento, incluindo vários “peir de plates” e “peir briganter”. Os dois tipos de peça são descritos de forma semelhante, forrados de tecidos variados, sem que, no entanto, se aprofunde a diferença entre um tipo de peça e o outro. Veja-se VISCOUNT DILLON; HOPE, William St. John – “Inventory of the Goods and Chattels belonging to Thomas, Duke of Gloucester, and Seized in his Castle at Pleshy, Co. Essex, 21 Richard II. (1397); with their Values, as shown in the Escheator’s Accounts”. The Archaeological Journal 54 (1897), pp. 305-306.

65 Um bom exemplo das quais talvez seja a corazzina que se guarda no Castello Sforzesco, em Milão, que incorpora nas suas duas metades (peito e espaldar) duas larga placas centrais, pequenas lâminas subsidiárias sob as axilas, e um preenchimento de malha metálica em todas as demais áreas. Sobre esta peça, veja-se BOCCIA, Lionello Giorgio – L'armeria del Museo Civico Medievale di Bologna. Busto Arsizio: Bramante Editrice, 1991, pp. 42-43 ou VIGNOLA, Marco – Armature e armorari nella Milano medievale: storia di famiglie, signa, magli e acciaio. Alessandria: Edizioni dell’Orso, 2017, p. 198. Necessário é ressalvar que o fraldão fendado a meio em vez de uno (criando proto-escarcelas integrais à peça), a disposição dos cravos de fixação e a presença de um colarinho de pano parecem apontar para uma cronologia substancialmente mais tardia (finais de século XV ou primeiro quartel de XVI) que a assinalada por estes autores.

66 LA ROCCA, Donald J. – How to Read European Armor. New York: Metropolitan Museum of Art, 2017, p. 14. Fenómeno paralelo a este desenvolvimento das protecções de placas segmentadas é o da criação de peças de base têxtil com pequenas placas ou segmentos de metal cosidos, e não cravados, entre as camadas de tecido. São exemplo disto as espaldeiras/espalderas/espatlleres do século XIV na Península Ibérica (RIQUER, Martí de – L’Arnès, pp. 108-116) ou, mais tarde, os jack-of-plates (uma derivação dos jacks mencionados na nota 24) do século XV, “which consisted of many small plates of iron or horn secured between layers of canvas by a trellis-work of stitches” (BLAIR, Claude – European Armour, p. 118). Constituem, no entanto, uma tipologia de defesas à parte e substancialmente diferente, que não se inclui no objecto de estudo deste ensaio.

67 LA ROCCA, Donald J. – How to Read, p. 14.

68 BLAIR, Claude – European Armour, pp. 58-59; SCALINI, Mario – “Corazzine e bacinetti”, p. 385.

69 Esta divisão entre dois tipos de brigandine, feita a partir da historiografia italiana, é aqui contextual e da minha responsabilidade; a historiografia em língua inglesa não opera qualquer distinção formal, terminológica ou tipológica, entre tipos ou estágios de desenvolvimento das brigandines.

70 São as várias solhas listadas no testamento de Estêvão da Guarda, figura notável do século XIV (Lisboa, Torre do Tombo, S. Vicente de Fora, 2ª Inc. caixa 6, doc. 25), segundo se indica em MARTINS, Miguel Gomes – “Da Esperança a S. Vicente de Fora: Um percurso em torno de Estevão da Guarda”. Cadernos do Arquivo Municipal 3 (1999), nota 10, p. 26.

71 AGOSTINHO, Paulo Jorge Simões – Vestidos para matar, p. 99; MARTINS, Miguel Gomes – A arte da guerra, p. 234. Na Estoria de Dom Nuno Alvrez Pereyra dá-se conta dos ferimentos recebidos por Gomes Garcia em Burguilhos, no ano de 1398, por “hũa lança que lhe foy remessada e falsou lhe hũas solhas que trazia, per antre lamina e lamiina”. Em Estoria de Dom Nuno Alvrez Pereyra. Ed. Adelino de Almeida Calado. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1991, p. 174. Os conteúdos da supracitada carta de quitação voltam a corroborar esta informação: dos muitos “pedaços de solhas de justa” que o almoxarife Gonçalo Afonso recebeu, foi-lhe descontada “as soma das laminas velhas que nom prestam que foram achadas na bota”. Em MONTEIRO, João Gouveia – Armeiros e Armazéns, p. 63.

72 AGOSTINHO, Paulo Jorge Simões – Vestidos para matar, pp. 96-97; MARTINS, Miguel Gomes – A arte da guerra, p. 234.

73 Embora uma afirmação como esta requeira uma recolha feita a partir de, essencialmente, toda a documentação do período, a consulta dos volumes publicados das chancelarias de D. Duarte e de D. João I, por exemplo, não revelou quaisquer menções a gibanetes, em qualquer grafia. Esta ausência também se verifica em documentação avulsa sobre armamento da época, como é o caso da procuração para levantamento de armas em Lisboa passada a Vasco Martins, escudeiro de D. Fernando de Meneses (Arquivo Municipal de Lisboa, Livro 1º de Místicos de Reis, doc. 7). Sobre este documento, leia-se MACHADO DE CASTRO, Tiago – “Armas para Ceuta (1420). Contribuição para o estudo do armamento português no início do século XV”. Cadernos do Arquivo Municipal 2/4 (2015), pp. 39-63. Mesmo as Ordenações Afonsinas, que transcrevem o regimento dos coudéis de D. Duarte e o equipamento requerido dos acontiados, mantêm a prescrição de solhas para acontiados em quarenta marcos de prata, sem qualquer actualização da linguagem. Veja-se Ordenações Afonsinas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984, lv. I, p. 474.

74 Recordemos as reformas mandadas fazer por D. Fernando, de acordo com Fernão Lopes: “As armas mandou el-rrei mudar a esta guisa: do cambais mandou que fezessem jaque, e da loriga, cota; e da capelina, barvuda com camalhom; e os que eram bem armados haviam de teer barvuda com seu camalho e estofa e cota e jaque e coxotes e canelleiras franceses e luvas e estoque e daga e grave”. Em LOPES, Fernão - Crónica de Dom Fernando. Ed. Giuliano Macchi. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1975, cap. LXXXVII, p. 305.

75 Temos por exemplo notícia da compra de equipamento militar de ponta a Inglaterra, na preparação da expedição para Ceuta. Veja-se SANTOS, Maria Alice Pereira – A sociologia da representação político-diplomática no Portugal de D. João I. Lisboa: Universidade Aberta, 2015. Tese de Doutoramento, pp. 87-89.

76 ARAÚJO, Inês Meira – As Tapeçarias de Pastrana – Uma Iconografia da Guerra. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012. Dissertação de mestrado, p. 96.

77 ARAÚJO, Inês Meira – As Tapeçarias de Pastrana, p. 96. Sobre as tapeçarias consulte-se, para além desta obra, IBARRA, Miguel Ángel de Bunest; et al. – The Invention of Glory: Afonso V and the Pastrana Tapestries. Madrid: Fundacion Carlos De Amberes, 2011.

78 Apenas no painel dito do Arcebispo. Sobre os chamados Painéis de São Vicente de Fora, leia-se, entre outros, MARKL, Dagoberto – O Retábulo de S. Vicente da Sé de lisboa e os Documentos. Lisboa: Editorial Caminho SA, 1988; SERRÃO, Vítor – “Os Painéis de São Vicente e a ambiência da pintura quatrocentista”. In ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de; BARROCA, Mário Jorge – História da Arte em Portugal. O Gótico. Lisboa: Presença, 2002, pp. 279-285.

79 “A qual gente [os ginetes da guarda do rei] será armada de gibanete e faldra, e gocetes, e capacete e baberia, as quais armas sempre continuadamente consiguo terom onde quer q estiverem”. “Ordenação da Guarda do Rei Nosso Sñor”, em PINTO, Augusto Cardoso – A Guarda Del Rei, p. 77.

80 “Trellado do allvara que ell-Rey mandou aos coudees desta cidade” (Livro 5 de Atas de Vereação da Câmara do Porto, fol. 207v). In RIBEIRO, Marco Alexandre - As Atas de Vereação do Porto de 1485 a 1488. Leitura Paleográfica, Publicação e Estudo Prévio. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2019. Dissertação de mestrado, p. 293.

81 CHAVES, Álvaro de – Livro de Apontamentos (1438-1489), p. 272. Fica a dúvida sobre qual seria a diferença entre gibanetes e solhas que faria destas últimas melhores para uso em embarcações.

82 RIQUER, Martí de – L’Arnès, p. 116.

83 VITERBO, Francisco Marques de Sousa - Artes e Artistas em Portugal. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892, p. 156. É de salientar o facto de a notícia que Sousa Viterbo transcreve provir da Chronica da ordem dos conegos regrantes do patriarcha S. Agostinho, obra dada ao prelo em 1668 pelo padre Dom Nicolao de S. Maria.

84 RESENDE, Garcia de – Vida e Feitos d’El-Rey D. João Segundo. Ed. Evelina Verdelho. Coimbra: Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2007, cap. LVIII, p. 91.

85 O alvará de Regimento passado por D. Manuel a D. Nuno Manuel, regimentando a composição de vinte lanças aginetadas da corte, opera a mesma exacta alteração quando confrontado com a regimentação da guarda joanina a que atrás se aludiu: “E ordenamos que as armas, que hão de ter as ditas vinte lanças que lhe assim ordenamos, sejam estas. S. coiraças, capacetes, babeiras, espadas ou gocetes, e coxotes, e faldras ou escarcellas, e lanças e adagas, e estas assim limpas, e taes, que sejam”. Em MORAIS, A. Faria de – “Ordenanças e ginetes d'el-Rey”. Boletim do Arquivo Histórico Militar 24 [separata] (1954), p. 166.

86 Tomemos como exemplo disto o levantamento das cartas de quitação efectuado por Braancamp Freire nos vários volumes do Archivo Historico Portuguez. Por uma questão logística, dado o elevado número de cartas consultadas, indicam-se apenas os seus números de inclusão no Archivo: das 17 cartas que mencionam gibanetes/jubanetes, 15 pertencem à chancelaria manuelina (nºs 32, 35, 125, 127, 137, 166, 201, 241, 480, 528, 537, 565, 577, 578 e 601) e outras 2 à joanina (690 e 706) – a mais antiga das quais (nº 528) passada em 1499 e a mais recente (nº 706) em 1529. Das 9 que mencionam couraças, 6 pertencem à chancelaria manuelina (16, 19, 123, 523, 553 e 576) e 3 à joanina (703, 722, 768) – a mais antiga das quais (nº 19) em 1510, e as mais recentes das quais (nºs 722 e 768) em 1539. Por ordem numérica, “Cartas de quitação de D. Manuel”. In FREIRE, Anselmo Braamcamp – Archivo Historico Portuguez. Vol. I. Lisboa: Typ. Calçada do Cabra, 1903, pp. 168, 201-202, 207-208, 367-368, 398, 401; II (1904), pp. 35-36, 160, 357; IV (1906), pp. 444-445; V (1907), pp. 79, 156-157, 235-236, 322, 444, 474-476; VI (1908), pp. 79-80; IX (1914), pp. 436, 446-447, 448, 455-456; X (1916), p. 7.

87 ALBUQUERQUE, Afonso de – “Carta de 23 de Outubro de 1514”. In BULHÃO PATO, Raymundo Antonio de (dir.) - Cartas de Affonso de Albuquerque, t. I. Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias, 1884, cap. LXII, p. 295.

88 CHAVES, Álvaro de – Livro de Apontamentos (1438-1489), pp. 54-55.

89 CHAVES, Álvaro de – Livro de Apontamentos (1438-1489), p. 56.

90 Entre as cartas recolhidas por Sousa Viterbo em VITERBO, Francisco Marques de Sousa – A armaria em Portugal, encontramos o exemplo de João Dias, “latoeiro de armaria e de cravação de couraças” em 1520 (p. 57), actividades cujo neto João Lopes ainda mantém em 1570 (p. 109). A existência de fabricantes especializados de defesas segmentadas é uma constante desde o século XIII, em toda a Europa. Veja-se a título de exemplo RIQUER, Martí de – L’Arnès, p. 105; VIGNOLA, Marco – Armature e armorari nella Milano, p. 80: MOFFETT, Randall – “Military Equipment in Fourteenth to Fifteenth Century Southampton”. In BELL, Adrian; CURRY, Anne (eds) – Soldiers, Weapons and Armies in the Fifteenth Century. Suffolk: Boydell & Brewer Ltd, 2011, p. 198.

91 “(…) o latão transitava de Lisboa para Santarém, como o comprova uma remessa de 4 quintais desta liga em cobre, em 1513. Note-se que a armaria santarena se especializou na fabricação de gibanetes, cravos de latão mais ou menos dourados consoante os clientes, e fivelas, de que fornecia a Coroa, entre outras casas”. Em CANDEIAS, António et al. – “Contributo das Ciências para a Caracterização Material e Tecnológica do Foral Manuelino de Cascais”. In HENRIQUES, João Miguel (coord.) – 500 Anos do Foral Manuelino de Cascais:1514-2014. Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 2014, p. 181.

92 Como por exemplo a “Quitação de compra de armas a Ruy de França, em 1529” (Lisboa, Torre do Tombo, Chancelaria de D. João III, Doações, lv. 17, fol. 93. In VITERBO, Francisco Marques de Sousa - A armaria em Portugal, p. 23).

93 RODRIGUES, Bernardo – Anais de Arzila, 1. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1915, cap. X, p. 47.

94 RODRIGUES, Bernardo – Anais de Arzila, 2. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1915, cap. XXXIV, p. 83.

95 No frontispício do manuscrito do Livro Segundo das Lendas da Índia de Gaspar Correia. Em Lisboa, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Livro Segundo das Lendas da Índia de Gaspar Correia, Códices e documentos de proveniência desconhecida, 41.

96 O retrato a que se faz referência é uma ilustração no Livro de Lisuarte de Abreu. Nova Iorque, Biblioteca Pierpont Morgan, MS M.525.

97 Como por exemplo na tapeçaria “Entrada triunfal de D. João de Castro em Goa” (n.º inv. T XXII 10), 1555-1560. Kunsthistorisches Museum Wien, Kunstkammer. Sem dúvida as “couras” que D. João de Castro prescreve aos seus homens como principal defesa do corpo. Em CASTRO, João de – “Apontamentos enviados por D. João de Castro a D. João Mascarenhas”. In SANCEAU, Elaine (ed.) – Cartas de D. João de Castro. Lisboa: Agência Geral do Ultramar – Divisão de Publicações e Biblioteca, 1955, p. 133. Sobre este monumental conjunto de tapeçarias, veja-se COMISSÃO NACIONAL PARA AS COMEMORAÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES – Tapeçarias de D. João de Castro. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1995.

98 Veja-se HERCULANO, Alexandre – Opúsculos, t. 6. Lisboa: Viúva Bertrand & C.ª, Sucessores Carvalho e C.ª, 1884, p. 108.

99 Apesar de tudo, entre meados e finais do século XVI, este tipo de protecções altera-se novamente em consonância com as mudanças no gibão civil: para além de se complementarem estas protecções com colarinhos, braços e escarcelas, a dimensão das placas viria a reduzir-se ainda mais. Veja-se BLAIR, Claude – European Armour, p. 139; as três peças no Metropolitan Museum of Art em New York, feitas entre 1540-1550, com os números de inventário 14.25.1529, 14.25.1532, 14.25.1531; ou a peça número 1977-167-239a,b do Philadelphia Museum of Art, datada entre 1570-1580.

100 O termo “couraça” viria também ele a sofrer uma alteração de sentido: Em Portugal, como noutros países, acabou por vir a designar qualquer peça de protecção do tronco em chapa inteiriça, com peito e espaldar, até hoje.

101 BARROCA, Mário Jorge – “Armamento medieval português: notas sobre a evolução do equipamento militar das forças cristãs”. In BARROCA, Mário Jorge; MONTEIRO, João Gouveia (coords.) –Pera Guerrejar – Armamento Medieval no Espaço Português. Palmela: Câmara Municipal de Palmela, 2000, pp. 59-60; MONTEIRO, João Gouveia – A Guerra em Portugal, pp. 537-538; ARAÚJO, Inês Meira – As Tapeçarias de Pastrana, pp. 96-97.

102 Excepção feita aos parcos fragmentos de gibanetes achados em Aguiar da Pena e em Machico. Veja-se, respectivamente, BARROCA, Mário Jorge; MORAIS, António J. Cardoso – “A Terra e o Castelo – Uma experiência arqueológica em Aguiar da Pena”. Portugália Nova Série 6 (1985), p. 75 e SOUSA, Élvio Duarte Martins – Ilhas de Arqueologia. O Quotidiano e a Civilização Material na Madeira e nos Açores (Séculos XV-XVIII). Vol. I. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2001. Tese de Doutoramento, p. 510. Notícia há também de fragmentos semelhantes em depósito arqueológico em vários pontos do país (Montemor-o-Novo, por exemplo), sem qualquer estudo feito até ao momento.

103 Basta ver o processo de consolidação, ainda em curso, das definições deste tipo de protecções na historiografia militar italiana, e. g. em SCALINI, Mario – “Corazzine e bacinetti”, p. 385 e VIGNOLA, Marco – Armature e armorari nella Milano, pp. 137-143.

104 Não descurando a proximidade do termo “jubete”, similar na sua origem sem, no entanto, se referir a este tipo de peças.

105 Em CORAZZI, David – Armaria. Bibliotheca do Povo e das Escolas, n. 102. Rio de Janeiro: Impresa Horas Romanticas, 1885, pp. 31-32. Apesar de ser fruto da época em que foi produzido e se encontrar fortemente desactualizado, o pequeno volume editado por Corazzi é notável pela acuidade de algumas das suas afirmações. Sobre as edições de David Corazzi e da colecção “Bibliotheca do Povo e das Escolas” em Portugal e no Brasil veja-se NABO, Olímpia de Jesus de Bastos Mourato – Educação e Difusão da Ciência em Portugal: A “bibliotheca do povo e das escolas” no contexto das edições populares do século XIX. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre/Escola Superior de Educação de Portalegre, 2012. Dissertação de Mestrado. Esta definição de gibanete foi, de resto, adoptada por Afonso de Dornelas, também sem qualquer impacto historiográfico – veja-se DORNELAS, Afonso de – “A Tapeçaria da Occupação de Tanger”. Elucidário nobiliarchico I/ 4(1928), p. 132.

Topo da página

Índice das ilustrações

Legenda Fig. 1 – Gibão de estilo borgonhês, com ombros abalonados. Pormenor de Dieric Bouts, o Velho, A Execução do Conde Inocente, 1473-1475, óleo sobre carvalho, 182 x 324,5 cm. © Royal Museums of Fine Arts of Belgium, Brussels/ Johan Geleyns - Ro scan [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://artsandculture.google.com/​asset/​justice-of-emperor-otto-iii-beheading-of-the-innocent-count-and-ordeal-by-fire-dirk-bouts/​5AGtQbEd3j5HnA.
URL http://journals.openedition.org/medievalista/docannexe/image/5155/img-1.png
Ficheiro image/png, 1,8M
Legenda Fig. 2 – Placa de peito, com cravos e encaixe para riste, achada na ilha grega de Cálcis (n.º inv. 29.150.99), c. 1450. © Met Museum [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://www.metmuseum.org/​art/​collection/​search/​23152.
URL http://journals.openedition.org/medievalista/docannexe/image/5155/img-2.png
Ficheiro image/png, 938k
Legenda Fig. 3 – Dois guerreiros em combate, envergando coats of plates, 1357. © British Library Board (fol.111 of Royal 17 E VII) [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em http://www.bl.uk/​catalogues/​illuminatedmanuscripts/​ILLUMINBig.ASP?size=big&IllID=42181 (permissão para reprodução obtida pelo autor do artigo em 05/03/2021).
URL http://journals.openedition.org/medievalista/docannexe/image/5155/img-3.jpg
Ficheiro image/jpeg, 124k
Legenda Fig. 4 – Vista interior de coat of plates ou corazzina, achada na ilha grega de Cálcis (n.º inv. 29.150.105), 1400. © Met Museum [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://www.metmuseum.org/​art/​collection/​search/​34331n.
URL http://journals.openedition.org/medievalista/docannexe/image/5155/img-4.jpg
Ficheiro image/jpeg, 156k
Legenda Fig. 5 – Vista interior de uma brigandine, com placas de aço montadas em suporte têxtil (n.º inv. III.1664), 1470. © Royal Armouries [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://collections.royalarmouries.org/​object/​rac-object-1289.html
URL http://journals.openedition.org/medievalista/docannexe/image/5155/img-5.jpg
Ficheiro image/jpeg, 88k
Legenda Fig. 6 – Cavaleiro desconhecido com gibanete de forro exterior em lã ou veludo verde, com cravos (ou nóminas) decorativos. Pormenor de Nuno Gonçalves, Painéis de São Vicente – Painel do Arcebispo, c. 1470, óleo sobre madeira. © Museu Nacional de Arte Antiga [Em linha]. [Consultado a 8 de Junho de 2021]. Disponível em https://artsandculture.google.com/​asset/​pain%C3%A9is-de-s%C3%A3o-vicente/​UAED-QMyK5RGGg.
URL http://journals.openedition.org/medievalista/docannexe/image/5155/img-6.jpg
Ficheiro image/jpeg, 124k
URL http://journals.openedition.org/medievalista/docannexe/image/5155/img-7.png
Ficheiro image/png, 280 octets
URL http://journals.openedition.org/medievalista/docannexe/image/5155/img-8.png
Ficheiro image/png, 198 octets
Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

António Conduto Oliveira, «“Uma peça muito preciosa de significado ainda desconhecido”»Medievalista [Online], 31 | 2022, posto online no dia 01 janeiro 2022, consultado o 16 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/medievalista/5155; DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.5155

Topo da página

Autor

António Conduto Oliveira

Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras. 3004-531 Coimbra, Portugal. anton.stark.esq@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-0631-0643. Doutorando de História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, bolseiro FCT com a bolsa 2021.04826.BD.

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search