Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros9VariaO Clero Secular Medieval e as sua...

Varia

O Clero Secular Medieval e as suas Catedrais. Novas Perspectivas e Abordagens

Maria Leonor Botelho

Texto integral

1Realizou-se recentemente a 1ª Sessão do Encontro Internacional consagrado ao estudo do Clero Secular Medieval e as suas Catedrais e que contou com a presença de diversos especialistas nacionais e estrangeiros que abordaram diversos aspectos relacionados com a Liturgia, a Música e Arte e a Arquitectura no âmbito das catedrais portuguesas e com a Sigilografia, a Tumularia, a Heráldica e a Epigrafia já no contexto eclesiástico nacional.

2Procurando dar uma nova visibilidade, e apostando na continuidade, dos trabalhos de investigação sobre estas matérias, os seus vários painéis, quer no respeitante à Liturgia e Espaço Religioso, quer no relativo aos Símbolos e Representações do Poder revelaram novos contributos e novas linhas de investigação nestas matérias. Os workshops, consagrados ao Património catedralício edificado: funções, transformações e restauros e aos Símbolos e representações do poder: projectos de futuro, revelaram-se igualmente de uma extrema pertinência e actualidade pelos debates gerados e pelas ideias e conceitos apresentados durante as sessões.

3De um modo geral, os especialistas da matéria apelaram à criação de uma entidade fiscalizadora que velasse pelo melhor entendimento das várias tutelas que se associam ao património catedralício (mas também a outros patrimónios), assim como apelaram a um maior entendimento entre o meio académico e cientifico e as entidades responsáveis pela gestão, salvaguarda e divulgação desse mesmo património catedralício, aos mais diversos níveis.

4Encontros como este, multidisciplinares, revelam a importância crescente do cruzamento de dados necessário entre as várias disciplinas afins que, em vez de caminhar paralelamente, devem antes cruzar os seus dados, no sentido de compreender melhor o todo na sua unicidade.

5Esperemos agora que a 2ª Sessão deste encontro, que decorrerá nos dias 1 e 2 de Abril de 2011, consagrada já ao tema das Culturas, conheça a mesma dinâmica e sucesso, no estudo que se centrará já sobre a Cultura Material e Cultura Intelectual. Assim, estarão na ordem do dia as áreas relacionadas com a materialidade e a mundividência do quotidiano do clero secular medievo, destacando a sua importante vertente cultural e intelectual.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Maria Leonor Botelho, «O Clero Secular Medieval e as suas Catedrais. Novas Perspectivas e Abordagens»Medievalista [Online], 9 | 2011, posto online no dia 02 janeiro 2011, consultado o 16 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/medievalista/668; DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.668

Topo da página

Autor

Maria Leonor Botelho

Membro IEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
leonorbotelho@gmail.com

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search