Navegação – Mapa do site

Editorial

Alice Semedo, Paulo Simões Rodrigues, Pedro Casaleiro e Raquel Henriques da Silva

Texto integral

1Identidade, comunidade e património imaterial são os destaques deste segundo número da MIDAS.

2Abre com uma reflexão sobre o envolvimento dos públicos na construção museal e a problemática social da mediação, por Genoveva Oliveira, a que se segue a contribuição de Celina B. Pinto sobre o património cultural imaterial no Museu das Terras de Miranda, em Portugal, que procura estreitar laços com a comunidade, fazendo a ponte entre a cultura material e imaterial. Este tema é reforçado pelas três recensões na mesma temática que, tal como afirma Ana Carvalho, representam a tendência crescente a nível internacional deste novo enfoque, ao analisar a obra que resultou do doutoramento de Marilena Alivizatou, no University College of London. Seguem-se as recensões por Elsa Peralta do trabalho de Clara Bertrand Cabral, e por Ana Botas do trabalho de Ana Carvalho, sobre os contextos da Convenção da UNESCO no tema da cultura imaterial e o seu impacto no tecido museológico, ambas resultantes de dissertações de mestrado em universidades portuguesas. Acresce a recensão de Irene Vaquinhas sobre o livro de Amado Mendes, que articula as questões do património (num contexto mais alargado) com a museologia e a educação.

3No campo da identidade e envolvimento da comunidade, Renata R. dos Santos, relata o caso do Museu de Arte de Espírito Santo, em Vitória, no Brasil, o último museu de arte das capitais brasileiras, em que aborda os aspetos da programação e da ação educativa, também resultante do seu mestrado na Universidade de Granada. Ainda do Brasil, Bianca G. de Souza e Eduardo M. Marañon, trazem uma reflexão sobre a cultura material, os objetos votivos do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo, e o significado social e simbólico que adquirem na sua passagem pela sala das promessas. Da Argentina chega-nos uma análise do impacto da “nova museologia” nos museus argentinos, tendo como base o Museo Itinerante del Barrio de la Refineria, na cidade de Rosário, Santa Fé, por Leonardo C. Simonetta, Horacio Zapata e María L. Mansilla. Um caso de sucesso no envolvimento de públicos do setor mais popular do Barrio, habitualmente ausente noutros museus locais.

4Outro tema sobre acessibilidade de grupos minoritários aos museus é abordado por Patrícia R. Martins, a inclusão social e os públicos com deficiência, em que analisa o impacto desta medida europeia ao ser adotada pelos museus.

5Noutro registo da cultura material, conta-se a história da museografia em volta dos Painéis de S. Vicente no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e novas formas de os aperceber na sua condição de ícone da Portugalidade, por Paula André e outros autores.

6Em Notações, um espaço da revista dedicado a textos diversos menos extensos, inclui-se o caso de estudo de um objeto do séc. XVIII, o monstro “bicorpóreo Eborense” e notícias sobre o projeto de “Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal”.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Alice Semedo, Paulo Simões Rodrigues, Pedro Casaleiro e Raquel Henriques da Silva, « Editorial », MIDAS [Online], 2 | 2013, posto online no dia 04 abril 2013, consultado no dia 21 outubro 2019. URL : http://journals.openedition.org/midas/306

Topo da página

Autores

Alice Semedo

Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, semedo.alice@gmail.com

Artigos do mesmo autor

Paulo Simões Rodrigues

CHAIA, Universidade de Évora, Portugal, psr@uevora.pt

Artigos do mesmo autor

Pedro Casaleiro

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Portugal, pcasaleiro@ci.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Raquel Henriques da Silva

IHA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, Portugal, raquelhs10@gmail.com

Artigos do mesmo autor

Topo da página
  • Logo CHAIA
  • Logo Instituto de História da Arte
  • Logo Cidehus
  • Logo CITCEM
  • Logo FCT
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Logo REDIB - Rede Iberoamericana de Innovación Y Conocimiento Científico
  • OpenEdition Journals