Navigation – Plan du site

AccueilPrésentationApresentação e normas editorais

Apresentação e normas editorais

Apresentação da revista

Nuevo Mundo, Mundos Nuevos é uma revista de história e de ciências sociais que privilegia o comparatismo e os olhares cruzados sobre as Américas na sua totalidade, ao longo dos séculos. As temáticas estudadas são: as relações, desde a época moderna, entre mestiçagens e mundialização, a história colonial/moderna, as migrações, a história política e o papel do Estado, a história das representações e das sensibilidades, as transferências culturais e a circulação dos saberes, a antropologia, a antropologia das sociedades contemporâneas. A revista recebe o apoio do Instituto Nacional de Ciências Humanas e Sociais do CNRS (Institut des Sciences Humaines et Sociales du CNRS). Inicialmente publicada pelo Centro de Investigação sobre os Mundos Americanos – CERMA –, a revista é hoje apoiada pela unidade mista de investigação Mondes Américains (UMR 8168 – CNRS/EHESS).

A revista recebe artigos inéditos no campo americanista e, graças à frequência das suas atualizações – quatro por ano –, acompanha, em tempo real, a atualidade da produção científica. As publicações de Nuevo Mundo, Mundos Nuevos podem ser acompanhadas na página Facebook e na conta Twitter/X.

Ela recebe igualmente diferentes materiais úteis para a constituição do patrimônio científico americanista e se inscreve no âmbito das humanidades digitais. Nuevo Mundo, Mundos Nuevos é publicada em quatro línguas: espanhol, francês, português e inglês.

Apresentação das seções

Para explorar da melhor forma as possibilidades que oferece a edição digital, cada uma dessas seções pode incluir todo o tipo de conteúdo multimídia (imagem, vídeo, gravação sonora).

Debates

A seção « Debates » é constituída por artigos científicos originais sobre a história e as ciências sociais do século XV ao século XIX das Américas e do mundo ibérico. Artigos que propõem olhares cruzados também são bem-vindos.

Questões do tempo presente

A seção « Questões do tempo presente » também é constituída por artigos científicos originais sobre a história e as ciências sociais dos séculos XX e XXI, das Américas e do mundo ibérico. Mais focalizada sobre temáticas contemporâneas, ela compreende análises antropológicas, sociológicas e de história do tempo presente.

Extratos de teses

Esta seção permite que um autor ou autora possa apresentar a sua tese de doutorado recentemente defendida e propor um extrato (introdução, uma parte de capítulo…). O seu objetivo é contribuir para a difusão de trabalhos de jovens investigadores-as cujas problemáticas se coadunam com as da revista. Esses extratos – por vezes apresentados em duas línguas – acompanham os resumos apresentados nessa ocasião. O relatório de defesa com indicação da menção atribuída também deve ser apresentado.

Colóquios

Esta seção acolhe todo tipo de evento científico, jornada de estudos, colóquios nacionais ou internacionais, ou simpósios organizados no âmbito de congressos internacionais que os seus organizadores-as desejam dar a conhecer e publicar. Esta seção pode incluir gravações em vídeo das apresentações e dos debates.

Os dossiers são compostos por oito textos no máximo (introdução e sete artigos).

Recensões e ensaios historiográficos

Esta seção reúne recensões de livros recentemente publicados (menos de cinco anos). É ainda possível propor ensaios historiográficos dedicados a um tema preciso, relacionado com um ou vários estudos recentes. As propostas de textos, acompanhadas das capas de livros em formato jpg, png ou tiff e de cinco palavras-chave nas quatro línguas, devem ser enviados para o endereço da revista nuevomundo@ehess.fr e lecturasnuevomundo@gmail.com.

Imagens, memória e sons

A seção « Imagens, memória e sons » reúne contribuições referentes a estudos de história visual ou que incluem imagens e sons. Para além dos dossiês e dos artigos que utilizam documentos visuais ou sonoros, na perspectiva das humanidades digitais, a seção poderá incluir entrevistas de pesquisadores-as, recensões argumentadas e debatidas de obras cinematográficas ligadas às ciências humanas e sociais, exposições virtuais realizadas a partir de pesquisas originais.

Guia da pesquisa americanista

Esta seção propõe guias práticos sobre arquivos específicos e bibliotecas para consulta no âmbito de uma pesquisa americanista ou sobre o mundo ibérico. As propostas tratando de coleções e de fundos digitais são recebidas com grande interesse. São ainda propostas informações úteis para a estadia nas cidades onde se encontram os arquivos em questão. Encontram-se igualmente nesta seção índices comentados dos principais fundos de arquivos sobre a história das Américas, assim como repertórios temáticos.

Normas editoriais

Submissão do manuscrito

O manuscrito, apresentado em uma das quatro línguas de publicação, será recebido exclusivamente por correio eletrônico enviado para nuevomundo@ehess.fr. Só se aceitam inéditos, que, por definição, não foram publicados, nem em formato papel nem em formato eletrônico, em nenhuma língua, e não foram submetidos, simultaneamente, a outras revistas.

Os artigos inéditos – salvo extratos de livros recentemente publicados e com a autorização do editor – serão sistematicamente submetidos à comissão de redação e enviados anonimamente a pelo menos dois leitores ad hoc, pelo menos. Esses poderão preconizar a aceitação plena do artigo, solicitar modificações ou recomendar que o artigo seja recusado. Caso sejam solicitadas modificações, o artigo será submetido uma segunda vez aos avaliadores.

Apresentação do manuscrito

O manuscrito deve ser apresentado em formato Word (.doc ou .docx) sem diagramação particular (sobretudo, não utilizar folha de estilo).

As citações longas (superiores a três linhas) formam um parágrafo distinto. Todas as maiúsculas são acentuadas. Nos artigos submetidos em língua francesa, as aspas são as aspas francesas (« … »). Os nomes são indicados por extenso. Siglas e acrônimos também são indicados por extenso quando da primeira ocorrência (por exemplo: Organização das Nações Unidas). Nas ocorrências posteriores, devem aparecer sem pontuação: siglas em letra maiúscula, acrônimos como nomes próprios (Unesco). O itálico é reservado às palavras ou frases formuladas em língua diferente da língua na qual o artigo é redigido. O sublinhado não é autorizado. Um intertítulo não numerado deve preceder cada parte do artigo.

Os artigos não se devem ultrapassar os 50.000 caracteres (incluindo espaços, notas e lista das obras consultadas) e serão obrigatoriamente acompanhados:

• de um título – sem qualquer sinal de pontuação no final – traduzido em pelo menos uma das outras línguas da revista, o inglês sendo obrigatório;

• de dois resumos, no mínimo, na língua do texto e em inglês, e cinco palavras-chave, separadas por vírgulas, em cada uma das ditas línguas. Esses resumos não devem ultrapassar duzentas palavras. Os outros resumos e palavras-chave são redigidos em uma das quatro outras línguas da revista;

• das informações relativas ao autor-a (instituição, e-mail, ORCID) que serão colocadas após o nome (e não em nota de rodapé);

• da composição do júri de tese, e da indicação do lugar e da data da defesa, no caso da seção « Extratos de tese ». O relatório da defesa com indicação da menção também deve ser apresentado.

O conjunto desses elementos deverá figurar no mesmo documento que o artigo proposto.

Os textos poderão igualmente conter:

• subtítulos, notas de rodapé, referências bibliográficas, que não deverão conter nomes em letra maiúscula (as maiúsculas só poderão ser aceitas para siglas) ;

• referências bibliográficas da obra comentada (casos de recensões e ensaios historiográficos) dentro do respeito das normas da revista (ver abaixo).

O uso da escrita inclusiva é aceito.

Notas

Serão automáticas, numeradas em algarismos arábicos, e imperativamente colocadas ao pé da página. Na nota de rodapé, o número, automaticamente criado, é seguido por um espaço e pelo conteúdo da nota.

O título do artigo e os intertítulos não podem comportar notas de rodapé.

Obras citadas

Referências bibliográficas
Cada fonte utilizada deve estar referenciada em uma referência bibliográfica em nota de rodapé (e nunca no texto). Só as fontes realmente utilizadas podem ser objeto de uma referência bibliográfica. As normas adotadas pela revista Nuevo Mundo, Mundos Nuevos são as que são desenvolvidas na norma iso690 :2021.

Artigos
Responsabilidade principal, « título », Título em itálico da publicação em série, edição (número de edição), ano, designação do fascículo, paginação do artigo.
Exemplo:
• Gelman, Jorge y Santilli, Daniel “Las paradojas de la libertad. La Independencia en el Río de la Plata y la desigualdad”, Mundo Agrario, 2016, vol. 17, no 35.

Obras
Responsabilidade principal, Titulo em itálico, responsabilidade secundária, número de edição, lugar, editor, ano.
Exemplo:
• Bourdieu, Pierre, O campo econômico : a dimensão simbólica da dominação, tradução Roberto Leal Ferreira, Daniel Lins, 1a edição, Campinas-São Paulo, Papirus, 2000.

Obras disponíveis na Internet
Responsabilidade principal, Titulo em itálico [online], responsabilidade secundária, lugar de publicação: editor, data de publicação, data de atualização [data de consulta], coleção, notas, disponível online: <URL>.
Exemplo:
• Supiot, Alain, Le travail n’est pas une marchandise. Contenu et sens du travail au XXIe siècle, Leçon de clôture prononcée le 22 mai 2019 [online], Paris: Le Collège de France, 2019, online 11 de outubro de 2019, consultado em 23 de avril de 2024. URL: https://books.openedition.org/cdf/7026

Capítulo de livro
Responsabilidade principal da contribuição, « título da contribuição » in responsabilidade principal do documento acolhedor, título do documento acolhedor, lugar, editor, ano de publicação, localização no documento acolhedor.
Exemplo:
• Garavaglia. Juan Carlos, « La justice rurale à Buenos Aires dans la première moitié du 19e siècle. Structures, fonction et pouvoirs locaux », in Juan Carlos Garavaglia et Jean-Frédéric Schaub (dir.), Lois, justice, coutume. Amérique et Europe latines (16e-19e siècles), Paris, [[[UNTRANSLATED text:page-number: 5]]] ditions de l’EHESS, Collection Recherches d’histoire et de sciences sociales, 2005, p. 137-161.

Capítulo de livro disponível na Internet
Responsabilidade principal da contribuição, « Título da contribuição » in responsabilidade principal do documento acolhedor, título do documento acolhedor, numeração do trecho, lugar, editor, ano de publicação, data de atualização [consultado a *data de consulta*], coleção, notas, disponível na Internet : <URL>.
Exemplo:
• Gruzinski, Serge, « Un tocotín mestizo de español y mexicano… Mestizajes barrocos en la ciudad de México », in Los caminos del mestizaje, México, Condumex, 1996, Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Bac, - Biblioteca de Autores del Centro, 2005, [publicado na Internet a 14 de fevereiro de 2005]. URL: http://nuevomundo.revues.org/620. Consultado em 31 de janeiro de 2011.

Ilustrações

As imagens devem ser transmitidas à parte (jpg, png ou tiff) em resolução de 300 dpi no mínimo e no tamanho de inserção, ou seja, nas dimensões desejadas para uma versão impressa para as fotografias. As imagens “de traço” (logos, gravuras, letras...) devem ser fornecidas em 600 dpi em tamanho de inserção.

As imagens devem ser numeradas. O autor ou autora deve indicar a legenda, a referência de origem e a colocação das ilustrações no texto. Fornecer uma autorização de publicação e utilizar, de preferência, uma iconografia livre de direitos.

Quadros dever ser diretamente integrados no ficheiro do artigo (.docx), sem serem formatados.

Gráficos (Excel) serão incluídos no texto e deverão ser transmitidos como imagens, em jpeg.

Se o texto contiver sons ou imagens, o link para o arquivo no qual a mídia está disponível deverá ser precisamente indicado no documento Word (Internet Archive, medihal, Digital CSIC, Youtube, Dailymotion…).

Para todo o tipo de mídia incluído em um texto, mencionar imperativamente os créditos.

Resenhas e ensaios historiográficos

As revisões bibliográficas tratarão de livros ou revistas monográficas, publicadas nos últimos cinco ano. As publicações podem estar em qualquer língua e abordar qualquer período e qualquer sociedade, desde que haja um elo com as Américas.

Os ensaios bibliográficos deverão pôr em perspectiva várias obras. Ao menos uma delas deve ter sido publicada nos últimos cinco anos.

As resenhas e ensaios incluirão cinco palavras-chave nas quatro línguas, sem letras maiúsculas, e separadas por vírgulas. A imagem da capa de cada publicação resenhada deve ser anexada separadamente, em boa definição no formato jpg, png ou tiff.

O título da obra resenhada deve aparecer como segue:

• Juan Carlos Garavaglia, Les hommes de la Pampa. Une histoire agraire de la campagne de Buenos Aires (1700-1830), Éd. EHESS et MSH, Paris, 2000, 465 p.

As revisões e ensaios podem incluir notas de rodapé e referências. No entanto, não contêm intertítulos.

Favor não utilizar software de bibliografia (EndNote, Zotero, etc.). As referências biográficas do autor ou autora da revisão devem aparecer em uma linha separada no final do texto.

No que toca aos textos, citações, notas e referências, as diretrizes editoriais da revista devem ser seguidas.

Proposta de dossier temático

Para poder avaliar o interesse da publicação de um dossiê, a comissão de redação solicita uma apresentação sintética da problemática proposta (uma ou duas páginas no máximo), sublinhando claramente as linhas de análise privilegiadas. Os coordenadores ou coordenadoras deverão acompanhar o documento de uma lista com o nome e a filiação científica dos autores e autoras, o título e o resumo de cada um dos artigos propostos. A apresentação geral do dossiê será comunicada aos avaliadores de cada um dos artigos. Pede-se, portanto, que não sejam nele mencionados os nomes dos autores, de forma a garantir o anonimato da avaliação.

Não serão aceitos envios que não respeitem essas normas.

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search