Navigation – Plan du site

AccueilPrésentationApresentação e normas editorais

Apresentação e normas editorais

Apresentação da revista

Nuevo Mundo, Mundos Nuevos é uma revista de história e de ciências sociais que privilegia o comparatismo e os olhares cruzados sobre as Américas na sua totalidade, ao longo dos séculos. As temáticas estudadas são : as relações, desde a época moderna, entre mestiçagens e mundialização, a história colonial/moderne, as migrações, a história política e o papel do Estado, a história das representações e das sensibilidades, as transferências culturais e a circulação dos saberes, a antropologia, a antropologia das sociedades contemporâneas. A revista recebe o apoio do Instituto Nacional de Ciéncias Humanas e Sociais do CNRS. Inicialmente publicada pelo Centro de Investigação sobre os Mundos Americanos – CERMA –, a revista é hoje apoiada pela unidade mista de investigação Mondes Américains (UMR 8168 – CNRS/EHESS).

A revista recebe artigos inéditos de investigadores americanistas e, graças à frequência das suas atualizações – quatro por ano –, acompanha, em tempo real, a atualidade da produção científica, nomeadamente na sua rubrica de recensões e ensaios historiográficos. A atualidade de Nuevo Mundo, Mundos Nuevos pode ser acompanhada na página Facebook e na conta Twitter.

Acolhe igualmente todo o tipo de materiais úteis para a constituição do património científico americanista e inscreve-se no âmbito des digital humanities. Nuevo Mundo, Mundos Nuevos é publicada em quatro línguas : espanhol, francês, português e inglês.

Apresentação das rubricas

Para explorar da forma mais satisfatória as possibilidades que oferece a edição em linha, cada uma dessas rubricas pode incluir todo o tipo de conteúdo « média » c – imagem, vídeo, gravação sonora.

Debates

A rubrica « Debates » é constituída por artigos científicos originais sobre a história e as ciências sociais do século XV ao século XIX, das Américas e do mundo ibérico. Artigos que propõem olhares cruzados também são benvindos.

Questões do tempo presente

A rubrica « questões do tempo presente » também é constituída por artigos científicos originais sobre a história e as ciências sociais dos séculos XX e XXI, das Américas e do mundo ibérico. Mais focalizada sobre temáticas contemporâneas, acolhe análises antropológicas, sociológicas e de história do tempo presente.

Extratos de teses

Esta rubrica permite que um doutor possa apresentar a tese recentemente defendida e propor um extrato – introdução, uma parte de capítulo… O seu objetivo é contribuir para a difusão de trabalhos de jovens investigadores cujas problemáticas se coadunam com as da revista. Esses extratos – por vezes apresentados em duas línguas – acompanham os resumos apresentados nessa ocasião bem como o relatório de defesa com indicação da menção atribuída.

Colóquios

Esta rubrica acolhe qualquer tipo de evento científico, jornada de estudo, colóquios nacionais ou internacionais, ou simpósios, organizados no âmbito de congressos internacionais que os seus organizadores desejam dar a conhecer e publicar. Esta rubrica pode incluir gravações vídeo das apresentações e dos debates.

A partir de 2016, os dossiers são compostos por oito textos no máximo – introdução e sete artigos.

Recensões e ensaios historiográficos

Esta rubrica reúne recensões de livros recentemente publicados – menos de quatro anos. É ainda possível propor ensaios historiográficos dedicados a um tema preciso, relacionado com um ou vários estudos recentes. Os textos devem ser enviados para o endereço da revista revuenuevomundo@gmail.com e lecturasnuevomundo@gmail.com.

Imagens, memória e sons

A rubrica « Imagens, memória e sons » reúne contributos referentes a estudos de história visual ou que incluem imagens e sons. Para além dos dossiers e dos artigos que utilizam documentos visuais ou sonoros, na perspetiva dos Digital humanities, poder-se-ão incluir entrevistas de investigadores, recensões argumentadas e debatidas de obras cinematográficas ligadas às ciências humanas e sociais, exposições virtuais realizadas a partir de investigações originais.

Guia do investigador americanista

Esta rubrica propõe guias práticos, quer de arquivos específicos e de bibliotecas para consulta no âmbito de uma investigação americanista ou sobre o mundo ibérico, quer de outros aspetos relativos a uma estadia em tal ou tal cidade. Encontrar-se-ão igualmente nesta rubrica índices comentados dos principais fundos de arquivos sobre a história das Américas, assim como repertórios temáticos.

Normas editoriais

Submissão do manuscrito

O manuscrito apresentado numa das quatro línguas de publicação será recebido exclusivamente por correio eletrónico enviado para revuenuevomundo@gmail.com. Só se aceitam inéditos, que, por definição, não foram publicados, nem em formato papel nem em formato eletrónico, em nenhuma lingua, e não foram submetidos, simultaneamente, a outras revistas. Os artigos inéditos – salvo extratos de livros recentemente publicados e com a autorização do editor – serão sistematicamente submetidos à comissão de redação e enviados anonimamente a dois leitores ad hoc, pelo menos. Estes poderão preconizar a aceitação do artigo tal como está, ou solicitar modificações, ou recomendar que o artigo seja recusado. Caso sejam solicitadas modificações, o artigo será submetido uma segunda vez aos avaliadores.

Apresentação do manuscrito

O manuscrito deve ser apresentado em formato Word (.doc ou .docx) sem diagramação particular (sobretudo, não utilizar folha de estilo).

As citações longas (superiores a três linhas) formam um parágrafo distinto. Todas as maiúsculas são acentuadas. Nos artigos submetidos em língua francesa, as aspas são as aspas francesas (« … »). Os nomes são indicados por extenso. Siglas e acrónimos também são indicados por extenso aquando da primeira ocurrência (por exemplo : Organização das Nações Unidas). Devem aparecer depois sem pontuação : siglas em letra maiúcula, acrónimos como se se tratasse de nomes próprios (Unesco). O itálico é reservado às palavras ou frases formuladas numa língua diferente da língua na qual o artigo é redigido. O sublinhado não é autorizado. Um intertítulo não numerado deve preceder cada parte do artigo.

Não se devem ultrapassar os 50000 carateres (incluindo espaços, notas e lista das obras consultadas) ; o conjunto será obrigatoriamente acompanhado :

• de um título – sem qualquer sinal de pontuação no final – traduzido numa das outras línguas da revista

• de dois resumos, no mínimo, na lingua do texto e em inglês e cinco palavras-chave, separadas por vírgulas, em cada uma das ditas línguas. Esses resumos não devem ultrapassar duzentas palavras. Os outros resumos e palavras-chave serão redigidos numa das quatro outras línguas da revista.

• das informações relativas ao autor (instituição de pertença, mail) que serão colocadas após o nome dele (e não em nota de rodapé).

• da composição do júri de tese, e da indicação do lugar e da data da defesa, no caso da rubrica « Extratos de tese ». O relatório da defesa com indicação da menção também deve ser apresentado.

O conjunto desses elementos deverá figurar no mesmo ficheiro que o artigo proposto.

Os textos poderão igualmente comportar :

• Subtítulos, notas de rodapé, referências bibliográficas, que não deverão conter nomes em letra maiúscula (esta só poderá ser aceite para siglas) ;

• Referências bibliográficas da obra comentada (casos de recensões e ensaios historiográficos) dentro do respeito das normas da revista (ver abaixo).

Notas

Serão automáticas, numeradas em algarismos arábicos, e imperativamente colocadas ao pé da página. Na nota de rodapé, o número, automaticamente criado, é seguido por um espaço e pelo conteúdo da nota.

O título do artigo e os intertítulos não podem comportar notas de rodapé.

Obras citadas

Referências bibliográficas
Cada fonte utilizada deve ser objeto de uma referência bibliográfica em nota de rodapé (e nunca no texto). Só as fontes realmente utilizadas podem ser objeto de uma referência bibliográfica. As normas adotadas pela revista Nuevo Mundo, Mundos Nuevos são as que são desenvolvidas na norma iso690 :2010.

Artigos
Responsabilidade principal, « título », Titulo em itálico da publicação em série, edição (número de edição), ano, designação do fascículo, paginação do artigo.
Exemplo :
• Langue, Frédérique, « La Independencia de Venezuela. Una historia mitificada y un paradigma heroico », Anuario de Estudios Americanos, 2009, vol. 66-2, p. 245-276.

Obras
Responsabilidade principal, Titulo em itálico, responsabilidade secundária, número de edição, lugar, editor, ano.
Exemplo :
• Bourdieu, Pierre, O campo econômico : a dimensão simbólica da dominação, tradução Roberto Leal Ferreira, Daniel Lins, 1a edição, Campinas-São Paulo, Papirus, 2000.

Obras disponíveis na Internet
Responsabilidade principal, Titulo em itálico [em linha], responsabilidade secundária, lugar de publicação : editor, data de publicação, data de atualização [data de consulta], coleção, notas, disponível em linha : <URL>.
Exemplo :
• Georges, Antoine, De l’atome au matériau. Les phénomènes quantiques collectifs (« Leçons inaugurales » n° 209) [em linha], Paris : ??? Le Collège de France, publicado a 26 de novembro de 2010, consultado a 8 de dezembro de 2010. URL : http://lecons-cdf.revues.org//337

Capítulo de livro
Responsabilidade principal da contribução, « título da contribuição » in responsabilidade principal do documento acolhedor, título do documento acolhedor, lugar, editor, ano de publicação, localização no documento acolhedor.
Exemplo :
• Garavaglia. Juan Carlos, « La justice rurale à Buenos Aires dans la première moitié du 19e siècle. Structures, fonction et pouvoirs locaux », in Juan Carlos Garavaglia et Jean-Frédéric Schaub (dir.), Lois, justice, coutume. Amérique et Europe latines (16e-19e siècles), Paris, éditions de l’EHESS, Collection Recherches d’histoire et de sciences sociales, 2005, p. 137-161.

Capítulo de livro disponível na Internet
Responsabilidade principal da contribução, « título da contribuição » in responsabilidade principal do documento acolhedor, título do documento acolhedor, numeração do trecho, lugar, editor, ano de publicação, data de atualização [consultado a *data de consulta*], coleção, notas, disponível na Internet : <URL>.
Exemplo :
• Gruzinski, Serge, « Un tocotín mestizo de español y mexicano… Mestizajes barrocos en la ciudad de México », in Los caminos del mestizaje, México, Condumex, 1996, Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Bac, - Biblioteca de Autores del Centro, 2005, [publicado na Internet a 14 de fevereiro de 2005]. URL : http://nuevomundo.revues.org/620. Consultado a 31 de janeiro de 2011.

Ilustrações

Imagens devem ser transmitidas à parte, em formato JPEG (150 dpi no mínimo, 320 dpi no máximo, dimensões máximas : 10cmx15cm), devidamente numeradas. Indicar a legenda, a referência de origem e a colocação das ilustrações no texto. Fornecer uma autorização de publicação e utilizar, de preferência uma iconografia livre de direitos.

Quadros dever ser diretamente integrados no ficheiro do artigo (.doc), sem serem formatados.

Gráficos (Excel) serão incluídos no texto e deverão ser transmitidos como imagens, em JPEG.

Se o texto contiver sons ou imagens, o link para o arquivo no qual o mídia está disponível deverá ser precisamente indicado no ficheiro word (Internet Archiv, medihal, Digital CSIC, youtube, daily motion…).

Para todo o tipo de mídia incluído num texto, mencionar imperativamente os créditos.

Resenhas e ensaios historiográficos

As revisões bibliográficas tratarão de livros ou revistas monográficas, publicadas nos últimos 5 anos (as publicações resenhadas podem estar em qualquer língua e abordar qualquer período e qualquer sociedade, desde que haja um elo com as Américas). Os ensaios bibliográficos deverão tratar várias obra, e pelo menos uma delas tem que ter sido publicada nos últimos 5 anos.

As resenhas e ensaios incluirão cinco palavras-chave em português, espanhol, inglês e francês, sem letras maiúsculas, e separadas por vírgulas. A imagem da capa de cada publicação revista deve ser anexada separadamente, em boa definição no formato jpg ou png.

O título do obra resenhada deve aparecer como se segue:

• Juan Carlos Garavaglia, Les hommes de la Pampa. Une histoire agraire de la campagne de Buenos Aires (1700-1830), Éd. EHESS et MSH, Paris, 2000, 465 pp.

As revisões e ensaios podem incluir notas de rodapé e referências.

Favor, não utilize software de bibliografia (EndNote, Zotero, etc.), nem notas de rodapé nos titulos e subtítulos. As referências biográficas do autor da revisão devem aparecer em uma linha separada.

No que toca aos textos, citações, notas e referências, as diretrizes editoriais da revista devem ser seguidas.

Proposta de dossier temático

Para poder avaliar o interesse da publicação de um dossier, a comissão de redação solicita uma apresentação sintética da problemática proposta (uma ou duas páginas no máximo), sublinhando claramente as linhas de análise privilegiadas. Os coordenadores deverão acompanhar o documento de uma lista com o nome e a filiação científica dos autores, o título e o resumo de cada um dos artigos propostos. A apresentação geral do dossier será comunicada aos avaliadores de cada um dos artigos. Pede-se, por conseguinte, que não sejam nele mencionados os nomes dos autores, de forma a garantir o anonimato da avaliação.

Não se poderão aceitar envios que não respeitem estas normas.

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search