Carta de ética
Plan
Haut de pageA revista Nuevo Mundo-Mundos Nuevos compromete-se a garantir a ética e a qualidade dos artigos publicados, bem como os processos de revisão e de edição, aderindo às linhas estabelecidas pelo Código de conduta e de boas práticas para os editores de revistas científicas definidas pelo Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE) com o objetivo de propor publicações científicas responsáveis.
Responsabilidade da equipe editorial
A equipe editorial (direção, edição, redação...) será imparcial na gestão das obras e garantirá invariavelmente o sigilo do processo de avaliação, a comunicação entre os comitês científicos e de redação, bem como o anonimato da autoria das obras até a aprovação da sua publicação.
Os artigos serão revistos pela equipe editorial e por avaliadores externos. Os materiais propostos para outras seções da revista podem ser avaliados pela equipe editorial sem avaliação externa.
A equipe editorial tem o direito de rejeitar os trabalhos recebidos, sem recorrer a especialistas externos, quando ela considerar que um manuscrito não corresponde às exigências mínimas, não respeita as normas de publicação ou apresenta muitas semelhanças com outros artigos já publicados.
Os membros da equipe editorial nunca utilizarão os resultados das obras inéditas para suas próprias pesquisas sem o consentimento explícito dos autores.
Os membros da equipe editorial informarão os diretores de todo eventual conflito de interesses com os autores ou com os avaliadores, e se absterão de tomar decisões sobre os manuscritos que poderiam representar um problema desse sentido.
Os membros da equipe editorial serão responsáveis pela seleção dos artigos a serem submetidos a uma avaliação cega por pares. Esses deverão ser competentes na área correspondente ao artigo que eles aceitarem avaliar e deverão se comprometer a entregar suas avaliações no prazo estipulado. A equipe evitará recorrer a avaliadores que possam ter conflitos de interesses ou que demonstrem uma atitude grosseira ou desrespeitosa. Baseando-se em avaliações recebidas, a equipe editorial decidirá quais artigos serão aceitos e publicados. Ela poderá igualmente entregar certificados de autoria ou de revisão, caso necessário.
A equipe editorial buscará limitar o número de artigos enviados por seus membros à revista. Garantiremos ainda que os trabalhos originais propostos por um membro dessa sejam avaliados de maneira externa com perfeita imparcialidade.
Em caso de detecção de más condutas, as equipes editorais seguirão as recomendações do COPE, considerando a possibilidade de retirar publicações, de enviar notas em caso de provas não concludentes ou de exigir modificações aos autores.
Responsabilidades dos editores convidados
Os editores convidados são responsáveis por:
- definir o tema, a estrutura e os artigos de um dossiê temático;
- propor critérios claros aos autores e limites para o envio de suas publicações;
- garantir, em colaboração com a equipe editorial permanente, que sejam selecionados avaliadores adequados para todos os artigos;
- estabelecer um cronograma claro de avaliação, apresentação e publicação;
- garantir que sejam respeitados todos esses prazos;
- e redigir a introdução do dossiê.
Responsabilidades dos autores
Os artigos submetidos à revista devem ser o resultado de pesquisas originais e inéditas, sem fragmentos significativos de outras obras, próprias ou de outrem. Os autores devem sempre fazer referência às fontes que eles utilizaram na elaboração de seus trabalhos. O plágio, bem como publicações múltiplas ou redundantes, serão evitados a qualquer custo. As obras submetidas não devem ter sido publicadas anteriormente em nenhuma outra língua, e não deve estar submetidas a nenhum outro processo de avaliação ao mesmo tempo. Os artigos que aumentem o conteúdo de outros trabalhos já publicados podem ser aceitos, contanto que as modificações impliquem em uma melhora substancial e que o texto utilizado como base seja devidamente referenciado. As adaptações (traduções e revisões de textos já publicados) que chamem a atenção dos leitores podem ser consideradas pela equipe editorial, contanto que seja explicitado o motivo da adaptação e que seja feita uma referência adequada à obra original.
Os autores comprometem-se a não infringirem a ética de publicação e a apresentarem os resultados de maneira honesta e sem falsificações, manipulações ou modificações de dados. Os autores levarão em conta as regras de apresentação para os trabalhos originais estabelecidas pela revista.
A autoria dos trabalhos publicados na revista pertencerá àqueles que reivindicarem a responsabilidade por seu conteúdo, reconhecendo as contribuições não substanciais no corpo do texto ou em nota de rodapé. Todos os autores signatários devem ter contribuído significativamente para a realização do trabalho publicado. Nenhuma pessoa tendo contribuído significativamente para o trabalho será excluída da autoria. Os autores reconhecerão as publicações que influenciaram a pesquisa e mencionarão as fontes utilizadas ou sobre as quais basearam seus trabalhos, de acordo com as regras estabelecidas pela revista. As citações pouco pertinentes devem ser evitadas.
Os autores indicarão claramente as fontes de financiamento utilizadas nas suas pesquisas, mencionando a entidade responsável e, caso necessário, o código de identificação. Os autores se comprometem a assinalar todo erro importante podendo necessitar a retirada ou a ratificação da publicação. Os autores informarão o redator-chefe de todo eventual conflito de interesses com os membros da equipe editorial ou de eventuais avaliadores externos.
Os autores podem propor nomes de avaliadores potenciais, explicando a pertinência científica do assunto e expressando sua recusa em serem avaliados por potenciais avaliadores com quem tenham conflitos de interesses. As propostas serão analisadas pela equipe editorial da revista, no respeito da confidencialidade e do anonimato do processo, sem que a decisão seja comunicada aos autores.
Os autores se comprometem a levarem em consideração os comentários dos avaliadores externos e da equipe editorial e a reverem as demandas ou sugestões formuladas quando das avaliações ou dos testes de releitura nos prazos determinados pela revista.
Responsabilidades dos avaliadores
Os avaliadores devem respeitar as políticas editoriais e as boas práticas da revista, como indicado nas considerações a seguir:
- Os avaliadores aceitarão apenas artigos para os quais se sintam qualificados e evitarão avaliar artigos que possam apresentar conflito de interesses.
- Os avaliadores informarão a equipe editorial de toda má prática, para que possamos analisar o caso e agir em função.
- Os avaliadores se comprometem a examinarem os artigos que eles aceitem de maneira crítica, honesta, respeitosa, construtiva e imparcial.
- Antes de aceitarem uma proposta de avaliação, os avaliadores verificarão se conseguirão respeitar os prazos fixados pela revista, a fim de evitar todo atraso de publicação.
Conflito de interesses
Será considerado conflito de interesses quando existir uma relação direta entre os autores e os avaliadores, ou entre os autores e os membros da equipe editorial. Há igualmente conflito de interesses se, por qualquer razão, os redatores ou os avaliadores considerarem que podem não ser objetivos no tratamento de um artigo submetido à revista.