Navegação – Mapa do site

InícioApresentaçãoNormas para submissão

Normas para submissão

A Revista Ponto Urbe recebe contribuições nos seguintes formatos: artigos, dossiês temáticos, traduções, entrevistas, etnográficas, cir-kula, vídeos etnográficos e ensaios fotográficos. Uma vez adequados às regras dispostas a seguir, os trabalhos devem ser enviados pelo e-mail: pontourbe@usp.br

Artigos

A Ponto Urbe recebe para publicação artigos vinculados ao campo da Antropologia, em geral, e das diversas linhas de pesquisa da temática urbana. São aceitas contribuições de todos os graus acadêmicos. Para os(as) graduandos(as) e graduados(as), o envio de artigos deve ser realizado exclusivamente em coautoria com o(a) orientador(a), que deve estar copiado(a) no e-mail de envio. Os artigos devem ser inéditos, conter no máximo 10.000 palavras (incluindo bibliografia), indicar título, resumo entre 100 e 150 palavras, um elenco de 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula), todos em português e inglês, identificando seu conteúdo. Caso o artigo esteja em espanhol ou francês, devem ser enviados também título, resumo e palavras-chave na respectiva língua. Solicita-se que, caso o artigo apresente imagens, que as mesmas sejam enviadas no corpo do texto, com legenda e indicação de autoria. Os artigos para esta seção devem ser acompanhados de nomes dos autores, titulações e apresentação da instituição de origem.

Dossiês temáticos

Dossiês temáticos podem ser propostos à Comissão Editorial ou serem realizados por editores(as) convidados(as), com currículo acadêmico de qualidade comprovada no tema escolhido. Os dossiês são negociados com a Comissão Editorial da revista, que avaliará sua viabilidade e realizará sugestões. Os dossiês devem ser majoritariamente compostos por artigos e/ou etnográficas, podendo incluir também entrevistas, traduções e produções audiovisuais, desde que sigam as normas de publicação da revista. Os dossiês serão compostos por 4-8 trabalhos. Cada artigo para o dossiê deve conter até 10 mil palavras, com bibliografias, possuir resumo entre 100 e 150 palavras, um elenco de 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula). Título, resumo e palavras-chave devem possuir versão escrita em língua inglesa. Se o artigo estiver em idioma estrangeiro, devem ser enviados também título, resumo e palavras-chave em português. Há duas modalidades de proposição de dossiê:

Com chamadas abertas (call for articles), na qual caberá a(o) editor(a) proponente redigir uma apresentação em português e inglês, que será divulgada pela Comissão Editorial da revista.

Com autores(as) convidados(as) pelo(a) editor(a) proponente.

Caberá a(o) editor(a) proponente escrever uma introdução ao dossiê, de no máximo 1000 palavras com título em português e inglês. 

As contribuições submetidas serão selecionadas pela Comissão Editorial e editor(a) proponente, para em seguida serem encaminhadas ao processo de revisão por pares (peer review), em sistema duplo-cego (double-blind). O(a) editor(a) proponente poderá sugerir pareceristas à Comissão Editorial. A partir dos pareceres, serão determinadas as contribuições que integrarão o dossiê. A Comissão Editorial poderá sugerir a autores(as) de proposições com pareceres favoráveis que não integrarem o dossiê que seus trabalhos sejam publicados em outras seções ou números da revista.

Etnográficas

A revista publica curtos relatos de campo, experimentos etnográficos ou reflexões sobre trabalhos ainda em desenvolvimento. Artigos completos de estudantes de graduação, sem coautoria com orientador, também se enquadram nessa seção. Os textos devem ser inéditos e conter no máximo 5000 palavras, incluindo bibliografia.  Os relatos devem apresentar título, resumo entre 100 e 150 palavras, um elenco de 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula), todos em português e inglês. Caso o artigo esteja em espanhol ou francês, devem ser enviados também título, resumo e palavras-chave na respectiva língua. Caso o trabalho apresente imagens é necessário que estas estejam inseridas no corpo do texto, com legenda e indicação de autoria.

Cir-kula

Esta seção divulga textos de outras áreas em diálogo com a Antropologia. Os artigos devem ser inéditos, conter no máximo 10000 palavras, indicar título, resumo entre 100 e 150 palavras e até 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula). Todos esses itens devem estar em português e inglês e, caso o artigo seja redigido em espanhol ou francês, também na respectiva língua. Caso o artigo apresente imagens, estas devem ser enviadas no corpo do texto com legenda e indicação de autoria. Os artigos para esta seção devem ser acompanhados de nomes dos autores, titulações e apresentação da instituição de origem. 

Traduções

A revista publica traduções de textos raros ou atuais referentes ao campo da antropologia não disponíveis em português. É de responsabilidade do(a) tradutor(a) verificar todas as informações sobre quem detém os direitos autorais do material traduzido. Deve, no momento da submissão, apresentar por e-mail as autorizações de tradução pertinentes emitidas pelo autor do texto original, pela editora e/ou periódico. As traduções devem ser acompanhadas de nomes dos tradutores, titulação e apresentação da instituição de origem. As traduções devem ser inéditas. 

Ensaios fotográficos 

A Ponto Urbe recebe e publica, semestralmente, ensaios fotográficos que devem referir-se a experiências antropológicas e/ou etnográficas, intervenções e vivências no espaço urbano e demais temas relacionados ao escopo da revista. Os Ensaios Fotográficos devem conter entre 05 (mínimo) e 10 (máximo) fotografias. 

O envio para a seleção deve ser efetuado via e-mail: Os/as autores/as devem enviar um texto de apresentação (formato doc. ou docx.) com no máximo 500 palavras. Já as fotografias devem ser enviadas em formato zip. ou rar., em arquivo contendo no máximo 25MB. O currículo dos autores e suas instituições deve ser enviado no corpo do e-mail.

Os Ensaios Fotográficos devem indicar: título (em português e inglês); nome(s) e instituição dos(as) autores(as); cada fotografia deve vir acompanhada do ano da captação da imagem; e, no caso do ensaio possuir mais de um(a) autor(a), da indicação do nome do fotógrafo/autor. Legendas são opcionais. Fotos com pessoas identificáveis devem ter termo de autorização do uso de imagem.

A cada edição, serão publicados no máximo três ensaios fotográficos. Caso haja mais propostas aprovadas pela Comissão Editorial, será proposto a(os) autores(as) que a publicação se dê em número subsequente.

Os arquivos devem ser nomeados da seguinte maneira:

Texto - SOBRENOME e Nome_Título do Ensaio Fotográfico.doc/docx

Imagem - SOBRENOME e Nome_Título do Ensaio Fotográfico.zip/rar

Vídeos etnográficos

Devem ter curta duração (máximo de 09 minutos) e referir-se a experiências, intervenções urbanas e temas afins. Os autores devem enviar o link do vídeo etnográfico para o e-mail da Ponto Urbe acompanhado do título e de texto de apresentação com no máximo 500 palavras. Os currículos dos autores e suas instituições devem ser enviados em anexo.

Padrões de submissão

Serão aceitos trabalhos nos seguintes idiomas: português, espanhol, francês e inglês.

Todos os textos devem ser enviados em formato Microsoft Word (.doc ou .docx). O arquivo deve ser nomeado conforme a contribuição do autor. Exemplo: artigo_Joao_da_Silva.

Os textos e as propostas visuais submetidas devem conter obrigatoriamente uma folha de rosto com as seguintes informações:

- Título do artigo (na língua predominante e tradução para o inglês);

- Nome dos(as) autores(as);

- Maior grau de titulação de cada autor(a);

- Filiação institucional de cada autor(a): Departamento e/ou Programa de Pós-Graduação onde leciona  + Universidade ou Curso/Programa de Pós-Graduação que estuda/estudou + Universidade. Essas informações devem ser escritas por extenso, sem qualquer abreviação. 

- Cidade, estado e país de cada autor(a);

- Endereço eletrônico dos(as) autores(as);

- ORCID (ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor) dos(as) autores(as). O código ORCID pode ser obtido de modo gratuito e instantâneo no endereço: https://orcid.org/signin

Os trabalhos devem estar digitados em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm.

As notas devem conter informações complementares e substantivas, não podendo consistir apenas de referências bibliográficas.

O não cumprimento de algum desses padrões levará à devolução imediata da proposta para que a autoria possa reformular e submeter o material revisado.   

Referências

Para as referências, sugere-se consultar o manual de padronização ABNT disponibilizado em: http://biblioteca.fflch.usp.br/normas

Alguns exemplos:

Livro

BIONDI, Karina. Proibido roubar na quebrada: território, hierarquia e lei no PCC. São Paulo: Terceiro Nome, 2018. ISBN-10: 8578162072.

Coletânea

CLIFFORD J; MARCUS G. E. (eds.). Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: Univ. Calif. Press, 1986. 306p. ISBN 0-520-05729-5.

Artigo de coletânea

STRATHERN, Marilyn. The limits of auto-anthropology. JACKSON, Anthony (ed.). Anthropology at Home. Ney York, London, Tavistock Publication, 1987. 221p. ISBN 0422605603.

Artigo em periódico

PEREIRA, Alexandre Barbosa. As marcas da cidade: a dinâmica da pixação em São Paulo. Lua Nova, São Paulo, n. 79, p. 143-162, 2010. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452010000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 Jun 2020. https://doi.org/10.1590/S0102-64452010000100007.

Tese acadêmica

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Controlando o poder de matar: uma leitura antropológica do Tribunal do Júri – ritual lúdico e teatralizado. 284 f. Tese (Doutorado) Curso de Antropologia Social, USP, São Paulo, 2002.

Citação Direta Curta

Deve referencia-las entre parênteses com o sobrenome do autor em letras minusculas, apenas com a primeira letra maiscula, seguido do ano da publicação da obra.

Exemplo : (Magnani, 2022)

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search