Navegação – Mapa do site

InícioApresentaçãoHistória

História

A Revista Ponto.Urbe foi lançada em 2007 pelo Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo - NAU, sob a liderança do Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani, com projeto da Profa. Dra Rita de Cássia Amaral. Com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP, o periódico despontou como um importante veículo destinado à difusão e discussão de trabalhos, ensaios, resultados parciais de pesquisas e propostas teórico-metodológicas da Antropologia Urbana e de áreas adjacentes. 

A Ponto Urbe surgiu da necessidade de expandir o alcance das atividades de pesquisa e eventos realizados pelo Nau, com vistas a agilizar o fluxo das informações que o núcleo veicula e dos contatos que possibilita desde o início de suas atividades inauguradas em 1988. Uma de suas inovações foi a criação da seção Graduação em Campo, abrigando trabalhos realizados por estudantes de graduação apresentados no evento de mesmo nome realizado anualmente pelo Núcleo de Antropologia Urbana desde 2004, para os quais havia poucos canais de publicação e divulgação dos resultados de suas pesquisas. Esta seção, atualmente, é realizada de modo intermitente como especial da Revista.

Já no seu segundo ano de vida a revista se consolidou como semestral e expandiu os idiomas de publicação. No ano seguinte, a partir do quinto número, consolidaram-se as seções que persistem atualmente. 

Ao longo de mais de dez anos de história, a Ponto Urbe tem publicado textos originais de renomados antropólogos nacionais e estrangeiros. Também entrevistou grandes pesquisadores da área e traduziu para a Língua Portuguesa um conjunto significativo de textos acadêmicos que contribuem para democratizar o acesso ao conhecimento. Todas as edições da revista, publicadas ininterruptamente, estão disponíveis on-line. Em reconhecimento a consistência editorial alcançada, a Ponto Urbe foi avaliada com conceito A3 da CAPES em 2019. 

A Comissão Editorial da revista inaugurou em 2016 o ciclo de debates Urbe em Foco organizado semestralmente na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Nestes eventos, os autores que eventualmente publicaram em um dossiê temático da revista são convidados a apresentar e discutir as abordagens propostas. Assim, o Urbe em Foco proporciona um espaço de diálogo mais direto entre autores e leitores do periódico.

A Revista Ponto Urbe segue publicando ideias originais de antropólogos e pesquisadores de áreas afins com diferentes graus de formação, estimulando a publicação de estudantes de seus ensaios e primeiras pesquisas, e incentivando a interdisciplinaridade. Mantém a missão de alcançar e envolver autores e leitores, em geral estudantes e docentes de Ciências Sociais e demais humanidades, interessados em pesquisas atentas às múltiplas questões que envolvem as vidas urbanas no Brasil e no exterior.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search