Navegação – Mapa do site

Como Colaborar

A revista aceita contribuições nos seguintes formatos: artigos, traduções, resenhas, entrevistas, relatos de campo, vídeos etnográficos, ensaios fotográficos e notícias. O colaborador pode enviar seu trabalho para o e-mail: pontourbe@usp.br

Artigos

A Ponto Urbe recebe para publicação artigos vinculados ao campo da Antropologia, em geral, e das diversas linhas de pesquisa da temática urbana. Os artigos devem ser inéditos, indicar título, resumo entre 100 e 150 palavras e um elenco de 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula), todos em português e inglês, identificando seu conteúdo. Caso o artigo esteja em idioma estrangeiro, devem ser enviados também título, resumo e palavras-chave em português. Solicita-se que, caso o artigo apresente imagens, que as mesmas sejam enviadas no corpo do texto, com legenda e indicação de autoria. Os artigos devem ser acompanhados de nomes dos autores, titulações e apresentação da instituição de origem. Os artigos destinados à seção Cir-kula, que divulga textos de outras áreas, mas em diálogo com a Antropologia também devem seguir as orientações aqui estabelecidas.

Traduções

A revista publica traduções de textos raros ou atuais referentes ao campo da antropologia não disponíveis em português. Os tradutores devem ter autorização do autor e da editora. As traduções devem ser acompanhados de nomes dos tradutores, titulação e apresentação da instituição de origem. As traduções devem ser inéditas.

Resenhas

A Ponto Urbe publica resenhas inéditas de obras recentes ou clássicas da Antropologia Urbana e de áreas afins. As resenhas devem indicar a referência bibliográfica do trabalho resenhado. Não devem ultrapassar 2.400 palavras e devem ser acompanhados de nomes dos autores, titulação e apresentação da instituição de origem.

Entrevistas

Devem ser inéditas e relacionar-se ao campo da antropologia como também a experiências, intervenções urbanas e temas afins. A entrevista deve ser acompanhada de texto de apresentação com no máximo 800 palavras.

Relatos de campo (seção Etnográficas)

A revista publica curtos relatos de campo, experimentos etnográficos ou reflexões sobre trabalhos ainda em desenvolvimento. Os textos devem inéditos e conter no máximo 4000 palavras.

Vídeos etnográficos

Devem ter curta duração (máximo de 09 minutos) e referir-se a experiências, intervenções urbanas e temas afins. Os autores devem enviar o link do vídeo etnográfico para o e-mail da Ponto Urbe acompanhado do título e de texto de apresentação com no máximo 500 palavras. Os currículos dos autores devem ser enviados em anexo.

Ensaios fotográficos

Devem referir-se a experiências, intervenções urbanas e temas afins, contendo entre 5 e 10 fotografias. O envio do ensaio fotográfico para a seleção deve ser efetuado via e-mail, acompanhado de texto de apresentação com no máximo 500 palavras. O arquivo do ensaio fotográfico não deve exceder a 5MB. Os ensaios devem indicar título, em português e inglês, e nomes dos autores. Cada fotografia deve ser, no caso de haver mais de um autor, acompanhada da indicação do nome e do ano. Legendas são opcionais. Os currículos dos autores devem ser enviados em anexo.

Notícias (seção Etnonotícias)

Devem relacionar-se à antropologia e a experiências, intervenções urbanas e temas afins. Não devem ultrapassar 1.500 palavras e devem ser acompanhadas de apresentação da instituição de origem dos autores.

Normas para apresentação de colaborações

Serão aceitos trabalhos nos seguintes idiomas: português, italiano, espanhol, francês e inglês.

Todos os textos devem ser enviados em formato Microsoft Word (.doc ou .docx). O arquivo deve ser nomeado conforme a contribuição do autor. Exemplo: artigo_Joao_da_Silva.

Os trabalhos devem estar digitados em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm.

As referências bibliográficas no corpo do texto devem seguir o formato: sobrenome do autor/espaço/ano de publicação/dois pontos/página. Exemplo: (Sahlins 1995:43-47).

As citações diretas com mais de três linhas, no texto, devem ser destacadas com recuo e corpo menor de letra, sem aspas, em espaço simples. Transcrições das falas dos nativos devem seguir a mesma norma. Exemplo:

[…] a etnologia só poderia ter nascido como uma ciência no momento em que um de-centramento aconteceu: no momento em que a cultura europeia e consequentemente, a história da metafísica e de seus conceitos foram deslocados, movendo-se de seus locus, e forçada a parar de considerar a si mesma como a cultura de referência" (DERRIDA 1972:251).

Para as referências bibliográficas, dispostas em ordem alfabética no final do trabalho, respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos:

a) livro

INGOLD, Tim. 2000. The Perception of the Environment. Essays in Livelihood, Dwelling and Skill. Londres/Nova York; Routledge, 2000.

b) coletânea

ARANTES, Antonio Augusto (org.). 2000. O Espaço da Diferença. Campinas: Papirus.

c) artigo de coletânea

FERNANDES, Florestan. 1976. "Aspectos da Educação na Sociedade Tupinambá". In: E. Schaden (org.), Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional. pp. 63-86.

d) artigo em periódico

Pereira, Alexandre Barbosa. 2010. As marcas da cidade: a dinâmica da pixação em São Paulo. Lua Nova n.79: 143-162.

e) tese acadêmica

Pereira, Alexandre Barbosa. 2010. “A maior zoeira”: experiência juvenis na periferia de São Paulo. Dissertação de mestrado em Antropologia. São Paulo: FFLCH-USP.

Condições para submissão

Antes de submeter seu trabalho, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens seguintes e os previamente citados. As contribuições que estiverem fora das normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição deve ser original e inédita. Os autores detêm os direitos autorais de sua produção e concedem à revista o direito de publicação, sabendo previamente que estará licenciado sob a Creative Commons Attribution License, ou seja, permitindo o compartilhamento do trabalho, desde que citando o autor e a revista Ponto Urbe. Dessa forma, os autores podem publicar seu trabalho em capítulos de livro, versões resumidas em outros periódicos, desde que citando a publicação original na Ponto Urbe.

A avaliação dos trabalhos, que implica aceite ou recusa dos mesmos, é de responsabilidade de nossos pareceristas. O autor deve estar ciente de que o envio do artigo não garante sua publicação, pois todas as contribuições serão analisadas por nosso corpo de pareceristas. A revista Ponto Urbe também realiza revisão de texto no material publicado e reserva-se o direito de corrigir impropriedades linguísticas. Dessa forma, ao submeter seu trabalho, o autor concorda com a realização de revisões e correções.

As contribuições devem obedecer o Código de Ética da publicação que, por sua vez, segue as diretrizes da ABA – Associação Brasileira de Antropologia, descritas em http://www.abant.org.br/?code=3.1

Os autores têm total direito de compartilhar e distribuir sua contribuição em redes sociais, repositórios institucionais e em suas páginas pessoais, mas apenas após a publicação do artigo.

  • Logo Núcleo de Antropologia Urbana da USP
  • Logo Universidade de São Paulo
  • OpenEdition Journals