Navigation – Plan du site

AccueilLa revueDiretrizes para autores

Diretrizes para autores

Diretrizes

1) A Revista Brasileira de Estudos da Presença publica, exclusivamente, textos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de Artes Cênicas e campos associados. Publicam-se textos inéditos em português ou espanhol. Os autores lusófonos e hispanofalantes devem enviar uma versão em inglês após a revisão em português para uma publicação bilíngue. A revista aceita originais em inglês e francês de autores estrangeiros e providencia versões para o português para publicação bilíngue.

2) Os textos a serem publicados devem estar no formato de artigo, dando ênfase à dimensão teórica e apresentando uma contribuição singular e importante para a área. O (s) autor (s) são inteiramente responsáveis pela forma e pelo conteúdo de seu (s) artigo (s).

3) É recomendado que textos que se referem à performances, espetáculos ou similares apresentem imagens e/ou vídeo que devem vir no corpo do texto, legendados abaixo da inserção, em espaço simples, centralizados. Os autores declaram ter os direitos de exibição das imagens inseridas.

4) Textos que compõe seções temáticas organizadas por pesquisador convidado ou espontâneo devem ser inseridos no sistema pelo próprio autor e passam pelo mesmo processo de avaliação por pares. Veja os detalhes no item "Processo de avaliação por pares".

5) Os textos devem ser encaminhados para o sistema SEER (www.seer.ufrgs.br/presenca) no qual os dados dos autores devem ser inseridos somente no formulário do sistema, inclusive deve serem indicados o endereço eletrônico e a sua biografia de até três linhas, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas e artísticas. Deve-se mencionar o órgão financiador da pesquisa, quando for o caso, no quadro apropriado. O arquivo com o artigo deve estar livre de quaisquer tipos de identificação, seja pelo nome dos autores digitado no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de informações por intermédio das quais se possam deduzir a autoria. Caso tenha dificuldades de tornar o artigo anônimo, basta mencionar isso nos "comentários ao editor" durante o processo de submissão online.

6) Os textos devem estar formatados em arquivo Word da seguinte forma:

  • (6.1) espaço 1,5;

  • (6.2) fonte Times New Roman, corpo 12;

  • (6.3) citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 10, sem aspas e endentadas a quatro cm da margem esquerda;

  • (6.4) margens justificadas com parágrafos a 1,25 cm da margem esquerda;

  • (6.5) aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;

  • (6.6) usa-se itálico para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;

  • (6.7) usa-se sublinhado apenas para URL;

  • (6.8) os artigos devem estar formatados em papel A4 e ter entre 25.000 e 60.000 caracteres (incluindo espaços), com referências, notas e tabelas;

  • (6.9) o arquivo deve iniciar com uma folha de rosto na qual conste o título (com no máximo 100 caracteres), resumo (entre 400 e 700 caracteres) e cinco palavras-chave (preferencialmente a partir de vocabulário controlado); título em inglês, abstract e cinco keywords (com as mesmas dimensões); e, título em francês, résumé, cinco mots-clés (com as mesmas dimensões).

7) As referências devem usar o sistema autor/data da seguinte forma: (Sobrenome do autor, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do autor, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Silva, 1997) ou (Silva, 1997, p.452). Diferentes títulos do mesmo autor e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Silva, 1997a, p.452).

8) Os autores devem informar afiliação, incluindo nome por extenso da instituição de vínculo, sigla, cidade, estado e país.

9) As referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT. Chama-se a atenção para o fato de que a revista não usa (em função da recuperação eletrônica de dados) o travessão que substitui o nome de autor para evitar a repetição. Não se usa itálico, mas negrito para os títulos.

Exemplos

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.

Periódicos

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade, ano de publicação. Dissertação (Mestrado em Educação) ou Tese (Doutorado em Educação).

Documento eletrônico

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em: Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search