Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da Página electrónica: Protest Net

Endereço: www.protest.net
Vanda Pacheco
p. 219-220

Texto integral

1Esta página consiste numa listagem de movimentos sociais à escala mundial, onde estão registados inúmeros sites e com informação constantemente actualizada sobre eventos a realizar. Estes eventos estão organizados por data, cidade, região e tema e podem ser de vários tipos: beneficência, conferências/fóruns, encontros, protestos, acontecimentos especiais e outros.

2Os mentores desta página descrevem-se como um grupo de activistas que trabalham para criar os seus próprios Media, divulgando e promovendo aqui as suas actividades políticas, eventos realizados e a realizar.

3As áreas temáticas contempladas nesta página são: direitos dos Animais; Crianças e Educação; Direitos Civis; Pena de Morte; Drogas; Eleições e Democracia; Ambiente; Fascismo e Ideologia de Direita; Feminismo; Alimentação e Agricultura; Globalização e Imperialismo; Direitos Humanos; Imigração e Refugiados; Iraque; Trabalho e Sindicalismo; Paz; Media; Pobreza; Racismo; Religião; Sexualidade; Terceiro Mundo.

4Além de permitir e incitar mesmo à inscrição de eventos on-line, tornando-se assim uma página constantemente actualizada, este site conta ainda com um interessante conjunto de artigos que incentivam ao activismo, além de um observatório de imprensa com artigos favoráveis e desfavoráveis à natureza e objectivos do próprio site. (A título de curiosidade, este site já foi acusado de incitar à desobediência civil e organizar actos de violência, assim como de se tornar numa força democratizante muito bem capitalizada pelos activistas que verdadeiramente almejam transformar o mundo).

5É uma página de rápido acesso e fácil navegação, apenas pecando pela não funcionalidade do seu motor de busca interno e pela não selectividade dos dados colocados on-line, o que por vezes se traduz num excesso de informação.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Vanda Pacheco, « Título da Página electrónica: Protest Net »Revista Crítica de Ciências Sociais, 72 | 2005, 219-220.

Referência eletrónica

Vanda Pacheco, « Título da Página electrónica: Protest Net »Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 72 | 2005, posto online no dia 01 outubro 2012, consultado o 06 junho 2020. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1002

Topo da página

Autor

Vanda Pacheco

Assistente de Investigação do Centro de Estudos Sociais. Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
vanda@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • OpenEdition Journals