Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros71Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Esc...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: Escola de Cultura de Paz

Mónica Rafael Simões
p. 177-178

Texto integral

1A Escola de Cultura de Paz foi criada em 1999, dando seguimento à Cátedra UNESCO sobre Paz e Direitos Humanos da Universidade Autónoma de Barcelona, com o objectivo de trabalhar para uma cultura de paz, promovendo a investigação e formação em áreas relacionadas com prevenção e análise de conflitos, processos de paz, desarmamento, direitos humanos e educação para a paz.

2Esta página é coordenada por Vicenç Fisas e produzida pela sua equipa de jovens investigadores da Universidade Autónoma de Barcelona. Na barra esquerda da página são apresentados os programas principais de investigação, onde importa destacar a “Unidade de Alerta”. Este programa produz dois importantes boletins, Semáforo e Barómetro, com publicação semanal e trimestral, respectivamente. É importante destacar que Barómetro é um relatório de referência, publicado em castelhano e em inglês, com uma análise e acompanhamento de acontecimentos no âmbito mundial, através de nove secções: conflitos, tensões, processos de paz, reabilitação pós-bélica, crises humanitárias, militarização/desarmamento e direitos humanos. Um dos aspectos mais positivos a realçar nesta página é a qualidade da análise crítica presente nos relatórios, artigos e restantes publicações dos vários programas.

3A página electrónica está disponível em duas línguas (castelhano e catalão) e permite a subscrição de boletins electrónicos relativos a todas as temáticas desenvolvidas. Merece ainda especial referência o link para o seu parceiro Canal Solidário/One World, portal de Internet de um projecto de comunicação sobre cooperação, desenvolvimento, paz, direitos humanos e inclusão social.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Mónica Rafael Simões, «Título da página electrónica: Escola de Cultura de Paz»Revista Crítica de Ciências Sociais, 71 | 2005, 177-178.

Referência eletrónica

Mónica Rafael Simões, «Título da página electrónica: Escola de Cultura de Paz»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 71 | 2005, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 07 julho 2022. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1039; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1039

Topo da página

Autor

Mónica Rafael Simões

Investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais. Licenciada em Relações Internacionais pela FEUC e mestre em Direitos Humanos e Democratização (European Master in Human Rights and Democratization, Veneza)
mrafael@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC BY 4.0

Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search