Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros68Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Int...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: International Committee of the Red Cross (ICRC) – Women and War Section

Tatiana Moura
p. 177

Texto integral

1O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) tem como objectivo e grande responsabilidade a protecção e promoção do respeito pelo direito internacional humanitário em tempos de guerra. As mulheres constituem um colectivo particularmente afectado e vulnerável em situações de conflitos armados, apesar da ampla protecção outorgada pelo direito internacional humanitário. Neste sentido, o CICV criou a secção “Mulheres e Guerras”, dedicada à análise dos múltiplos papéis assumidos por mulheres em tempos de guerra e aos impactos sofridos pelas mulheres em distintas situações de conflitos armados, em grande medida provocados pelo desrespeito de normas internacionais de protecção humanitária.

2Esta secção contém publicações do CICV, estudos e documentos sobre a participação de mulheres em contextos de guerra, um observatório de imprensa com artigos relacionados com esta temática, bem como sugestões de outros endereços electrónicos relevantes. A visibilidade e o maior conhecimento sobre a participação das mulheres em conflitos armados são os princípios que pautam a actuação da organização, através de estudos e de projectos específicos. Estes estudos e projectos centram-se na análise dos impactos específicos das guerras nas vidas das mulheres, nomeadamente enquanto vítimas de violência sexual, prisioneiras de guerra, refugiadas e deslocadas, tendo em consideração a especificidade de cada conflito armado. Os casos analisados passam pelo Afeganistão, Burundi, Eritreia, Colômbia, entre outros.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Tatiana Moura, «Título da página electrónica: International Committee of the Red Cross (ICRC) – Women and War Section»Revista Crítica de Ciências Sociais, 68 | 2004, 177.

Referência eletrónica

Tatiana Moura, «Título da página electrónica: International Committee of the Red Cross (ICRC) – Women and War Section»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 68 | 2004, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 26 setembro 2022. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1096; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1096

Topo da página

Autor

Tatiana Moura

Licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Mestre em Sociologia pela mesma Faculdade, com uma tese intitulada “Entre Atenas e Esparta: Mulheres, paz e conflitos violentos”. Doutoranda no programa “Paz, Conflictos y Democracia” da Universidad Jaume I, Castellon de la Plana, Espanha. Faz parte da equipa de investigação do Núcleo de Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais.
tatiana@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC BY 4.0

Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search