Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros123Espaço VirtualTítulo da Página Eletrónica: Blog...

Espaço Virtual

Título da Página Eletrónica: Blog do Labemus | Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social

Marília Bueno
p. 195-196

Notas da redacção

Revisto por Alina Timóteo

Texto integral

1No campo acadêmico brasileiro, a tendência à especialização cada vez mais acentuada das pesquisas sociais vem, em certa medida, participando de um processo de diminuição do espaço das temáticas mais teóricas em nome de um aprofundamento em objetos empíricos específicos – com abordagens que, muitas vezes, pouca relação guardam com as grandes narrativas sociológicas de décadas atrás. Nesse processo, a própria noção de que a teoria em si pode ser objeto de pesquisa parece estar se tornando cada vez menos aceita, de modo que assuntos teóricos mais amplos acabam, muitas vezes, ficando relegados ao campo da metafísica ou da filosofia, como se não coubesse às ciências sociais abordá-los.

2Outra tendência, embora mais recente, também vem sendo observada no debate público brasileiro: o crescimento de um espírito anti-intelectualista. Essa tendência se expressa não apenas na difusão da ideia de que discussões de maior fôlego parecem não ter qualquer utilidade, mas também, muitas vezes, em um combate aberto aos intelectuais e suas produções. Isso se reflete no senso comum em uma desvalorização do conhecimento científico e acadêmico em geral, o que se expressa de forma ainda mais acentuada em relação às ciências humanas. No campo acadêmico, essa postura de isolamento da teoria parece estar em consonância com esse espírito mais geral de desdém pela produção de conhecimentos de base, aparentemente sem conexão imediata com questões concretas.

3É nesse cenário que se insere, hoje, o Blog do Labemus, uma plataforma que tem como proposta difundir conteúdos teóricos e abordagens aprofundadas de questões sociais – incluindo a sociologia, mas também áreas afins como a antropologia, a psicologia e a filosofia. É com esse intuito que seus editores vêm trabalhando para propalar a teoria social e sobre o mundo social como uma rica e fundamental ferramenta de abordagem da realidade concreta. Também com aquela meta no horizonte, o blog se insere em uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos no Brasil, talvez na contramão das outras duas já citadas, que é a do crescimento e consolidação dos mais diversos meios de divulgação científica – tomando um novo impulso com a chegada da covid-19 que, devido ao isolamento social, levou à profusão de diversas formas de circulação de conhecimento e de troca de ideias por meio da Internet, encurtando as distâncias das atividades acadêmicas.

4Nesse sentido, o blog cumpre um duplo papel: por um lado, é uma ferramenta de difusão da teoria social que, no espírito próprio ao trabalho da divulgação científica, contribui para circulação e popularização do conhecimento para além dos muros estritos da academia; por outro lado, também é uma plataforma onde, sem abrir mão do rigor, são publicadas contribuições que fogem ao molde do por vezes engessado sistema de publicações em revistas e periódicos, divulgando assim conteúdos mais diversificados que transitam entre as mais variadas áreas das ciências humanas.

5Vinculado, aquando de sua fundação em 2016, ao Sociofilo – núcleo de pesquisa em teoria social de destaque no Brasil –, o blog teve como proposta inicial ser um meio de difusão de conteúdos produzidos pelo próprio núcleo, mas logo ganhou um caráter que transcendeu essa função específica, passando a fazer circular conteúdos produzidos por pesquisadores de diversos lugares, sem “qualquer discriminação com gêneros textuais, fronteira disciplinar ou barreira institucional”.1 Assim, o blog passou a abranger não apenas um número maior de contribuições, mas uma gama muito mais ampla de tipos de abordagem e propostas interdisciplinares.

6Hoje, o blog – que passou em julho de 2020 a estar associado ao recém fundado Labemus (Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social) – já ultrapassou a marca de 365 000 acessos provenientes de 110 países (incluíndo nesse número todos os países lusófonos) aos seus conteúdos, que contam com contribuições inéditas, traduções, resenhas, entrevistas e republicação de artigos que, na visão dos editores (todos eles pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior), merecem ganhar mais visibilidade. Nesses conteúdos estão contemplados desde autores clássicos – como Marx, Weber e Durkheim, além de cânones de outras áreas como Aristóteles, Kant e Freud – até nomes relevantes da teoria contemporânea, como Jeffrey Alexander, Bruno Latour, Jürgen Habermas, Judith Butler e Tristan Garcia, apenas para citar alguns. O blog possui também projetos mais extensos, como séries de introdução à teoria social e seus autores, apresentações de áreas das ciências sociais que servem como guia para os que pretendem iniciar os estudos em algum assunto, debates entre diferentes abordagens teóricas sobre o mesmo tópico, entre muitos outros que já foram publicados e que ainda estão por vir. Ele inclui, portanto, não apenas a produção de conteúdo textual, como também audiovisual – a esse respeito cabe destacar a parceria que tem sido feita com o Noz Coletivo, canal no Youtube criado por jovens professores universitários para difundir conteúdos de filosofia.

7Assim, somado a uma série de outras plataformas de divulgação de conhecimento sociológico, focadas em áreas diversas, o Blog do Labemus exerce um pequeno papel na grande disputa de hegemonia que vem sendo travada no Brasil e que está, num nível sem precedentes, na ordem do dia para os cientistas sociais brasileiros: uma disputa contra o espírito anti-intelectualista que vem dominando a mentalidade pública e seus desdobramentos autoritários que buscam eliminar a pluralidade de visões de mundo em nome de interesses política e socialmente direcionados.

Topo da página

Notas

1 Blog do Labemus (2020), “Nosso laboratório”. Consultado a 21.09.2020, em https://blogdolabemus.com/nossolaboratorio/.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Marília Bueno, «Título da Página Eletrónica: Blog do Labemus | Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social»Revista Crítica de Ciências Sociais, 123 | 2020, 195-196.

Referência eletrónica

Marília Bueno, «Título da Página Eletrónica: Blog do Labemus | Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 123 | 2020, publicado a 15 dezembro 2020, consultado a 12 junho 2021. URL: http://journals.openedition.org/rccs/11397; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.11397

Topo da página

Autor

Marília Bueno

Mestranda em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Campus do Vale – Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43311, caixa postal 15005, CEP 91501‑970 Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
mariliando@gmail.com
orcid: https://orcid.org/0000-0002-7284-5032

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search