Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros66Espaço VirtualTítulo da página electrónica: New...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: Newtopia Magazine

Rui Bebiano
p. 195

Texto integral

1A palavra que domina este espaço é: novo. É pois na busca de novos processos de compreensão e de representação do mundo, que esta revista electrónica americana funda a sua actividade em linha. Pode ler-se de três maneiras diferentes, mas aqui que se revelam complementares. Como publicação voltada para temas de natureza sociológica e cultural, procurando examinar de que forma a política e as políticas se podem ver reflectidas em áreas tão diversas como as práticas de governo, as formas de produção artística e as experiências ocorridas na área das humanidades. Depois como espaço experimental para o lançamento de debates que, seguindo processos não convencionais, visam promover o intercâmbio entre diferentes formas de opinião e de análise. E finalmente enquanto área de expressão de possibilidades inexploradas: teorias e propostas em condições de poderem desenhar novas utopias projectadas para novas realidades, funcionando também como alimento dinamizador dentro do actual processo de crescimento e renovação dos grandes movimentos sociais. Newtopia é tudo isso e ainda algo mais: uma superfície virtual, ao dispor da reabilitação do debate político e da reformulação de projectos, que fala sobretudo para a “geração-Internet” – como chamou Bernard Préel aos cidadãos que se tornaram adolescentes ao longo dos anos 90 –, recusando, com um notável esforço de fundamentação e ainda um grande vigor, as formas de populismo que a todo o momento a procuram atrair.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Rui Bebiano, «Título da página electrónica: Newtopia Magazine»Revista Crítica de Ciências Sociais, 66 | 2003, 195.

Referência eletrónica

Rui Bebiano, «Título da página electrónica: Newtopia Magazine»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 66 | 2003, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1173; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1173

Topo da página

Autor

Rui Bebiano

Professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador-associado do Centro de Estudos Sociais. Publicações mais recentes: “As Esquerdas e a Oposição à Guerra Colonial”, A Guerra do Ultramar: Realidade e Ficção. Lisboa, Editorial Notícias – Universidade Aberta, 2002; “Temas e Problemas da História do Presente”, A História Tal Qual se Faz, Lisboa, Edições Colibri, 2003; e O Poder da Imaginação. Juventude, Revolta e Resistência nos Anos 60, Coimbra, Angelus Novus, 2003.
ruibebiano@mail.telepac.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search