Navegação – Mapa do site

InícioSubmissão de artigosConvites encerradosCall for papers “COVID-19: novas ...

Call for papers “COVID-19: novas sociabilidades, configurações sociopolíticas, dilemas e respostas” – prazo de submissão até 9 de janeiro de 2022

Organização: Conselho de Redação da RCCS

Prazo de submissão: 9 de janeiro 2022

A pandemia de COVID-19 teve um impacto indelével nos sistemas sociopolíticos mundiais, transformando aquilo que inicialmente se assumia como uma crise de saúde pública num dispositivo gerador de novas arquiteturas de controlo social, de desigualdades Norte/Sul, de políticas da verdade e de formas de reconfiguração do capitalismo global. A pandemia de COVID-19 confirma o primado da vida e da biopolítica enquanto metanarrativas estruturantes das sociedades ocidentais, transformando corpos, movimentos e molecularidades em alvos de uma multiplicidade de investimentos sociopolíticos que incluem confinamentos, vacinas, testes PCR e certificados digitais.

A pandemia de COVID-19 tem também contribuído para a emergência de novas linhas abissais: geopolíticas (com uma desigualdade gritante no que diz respeito ao acesso a vacinas), sociais (vacinados/não-vacinados; infetados e portadores de teste negativo), e mediáticas (registando-se uma crescente polarização sujeita a tentativa de normalização através de “Fact Checkers”).

Reconhecendo o papel da pandemia enquanto agente promotor de novas configurações sociais, políticas e subjetivas, torna-se urgente uma reflexão crítica que articule, ilustre e problematize as tensões e complexidades desta época emergente. Nesse sentido, este número temático da RCCS procura contribuições das ciências sociais e humanidades que promovam uma reflexão sobre as dimensões sociopolíticas da pandemia de COVID-19, incluindo algumas das seguintes temáticas:

  • Pandemia de COVID-19 e biopolítica;

  • Pandemia, capitalismo global, desigualdades sociais, desigualdades Norte/Sul;

  • Crise sanitária, democracia e direitos humanos;

  • Pandemia, (des)informação e fragmentação do espaço público;

  • Pandemia de COVID-19 e teoria social;

  • Crise sanitária e o papel da ciência e tecnologia;

  • Representações literárias e artísticas da pandemia;

  • A pandemia COVID-19 no contexto de pandemias passadas;

  • COVID-19 e ética do cuidado.

Os artigos devem ser submetidos de acordo com as normas disponíveis online em https://journals.openedition.org/rccs/4611 e enviados por correio eletrónico para rccs@ces.uc.pt com indicação explícita “Número temático - COVID-19” como assunto da mensagem. Todos os artigos devem ser originais e submetidos na sua versão completa, em língua portuguesa, inglesa ou castelhana. Podem ter até 50 mil caracteres com espaços no máximo, incluindo o resumo, o texto, as notas de rodapé e as referências bibliográficas.

Os artigos recebidos serão objeto de apreciação no âmbito do processo de arbitragem científica por pares descrito nas normas de publicação.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search