Título da página electrónica: Eurozine — The Netmagazine
Texto integral
1Eurozine é, em simultâneo, uma revista virtual de âmbito europeu e o portal virtual para uma rede europeia independente de revistas culturais. Nascido a partir da rede informal organizadora dos Encontros de Revistas Culturais Europeias realizados com regularidade desde 1983 (em Setembro de 2002 teve lugar o 15.º Encontro em Gotemburgo), o projecto Eurozine assentou arraiais na World Wide Web em finais de 1998 como plataforma cultural europeia. Os seus co-fundadores e actuais responsáveis pelo Conselho Redactorial são as revistas Mittelweg 36 (Hamburgo), Ord & Bild (Gotemburgo), Transit (Viena), Wespennest (Viena), Kritika & Kontext (Bratislava) e a Revista Crítica de Ciências Sociais (Coimbra).
2Eurozine foi, desde o início, um projecto europeu no sentido próprio, isto é, não limitado às fronteiras da União Europeia – é marcante a presença activa de publicações e autores dos chamados países de Leste normalmente ausentes do mainstream dos debates europeus. Eurozine é também um projecto radicalmente multilingue: para além de quatro línguas‑base – inglês, francês, alemão, espa-nhol –, são admitidas e estimuladas quaisquer outras línguas europeias a maioria dos textos está disponível em duas ou mais línguas.
3A estratégia‑chave de Eurozine reside na associação entre as enormes virtualidades da comunicação digital na WWW e o medium tradicional da revista impressa – uma “espécie em perigo” que encontra, assim, um aliado, e não um rival, no ciberespaço. Tal é tornado possível pela estrutura em rede: Eurozine publica textos disponibilizados pelas publicações associadas (partners), que são, neste momento, em número de 35, representando 26 países europeus, contribuindo, do mesmo passo, para a divulgação dessas publicações. Por outro lado, além da representação dos membros da rede, Eurozine tem a sua própria estratégia editorial, publicando textos de que os partners poderão depois apropriar‑se, traduzindo‑os e difundindo‑os sob forma impressa – e, naturalmente, reenviando depois essa tradução, para publicação online, assim ampliando o número de línguas disponíveis. No conjunto, gera‑se, deste modo, um espaço transnacional de comunicação e de debate, em constante expansão, no que constitui um contributo crescentemente importante para a construção de uma esfera pública europeia, marcada pela diversidade, mas, ao mesmo tempo, pelas condições de inteligibilidade recíproca propiciadas por uma estratégia ampla de tradução no mais profundo sentido.
4A organização do site é de fácil legibilidade. Para além da secção dedicada aos partners, com informações sobre as revistas participantes – incluindo um perfil da publicação, os sumários dos últimos números, condições de assinatura, etc., e possibilitando acesso directo aos sites respectivos – e de outras secções correntes em plataformas virtuais (incluindo um fórum destinado à participação dos leitores e um conjunto amplo de apontadores), o núcleo principal é constituído pelos textos disponibilizados. Estes estão organizados, no essencial, de acordo com focal points, que são, neste momento, os seguintes: “Changing Europe: Enlargement, Identity, Diversity”; “Solidarities”; “Transnationalisation after Genoa and Gothenburg”; “Transitional Justice”; “Media and Politics”; “Politics and Cultures”; “Before the accession? Looking West”.
5Os artigos em arquivo, neste momento já bem para cima de uma centena, são facilmente acessíveis através de um motor de pesquisa bastante rápido que permite, como é usual, a busca de informação de acordo com diferentes parâmetros. O acesso é, em geral, fácil e o desenho bastante intuitivo. Qualquer um dos artigos disponíveis pode ser descarregado em formato pdf. As actualizações são frequentes. É possível a subscrição de uma newsletter que informa regularmente sobre as últimas novidades.
Para citar este artigo
Referência do documento impresso
António Sousa Ribeiro, «Título da página electrónica: Eurozine — The Netmagazine», Revista Crítica de Ciências Sociais, 64 | 2002, 153-154.
Referência eletrónica
António Sousa Ribeiro, «Título da página electrónica: Eurozine — The Netmagazine», Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 64 | 2002, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 17 setembro 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1245; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1245
Topo da páginaDireitos de autor
Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.
Topo da página