Título da página electrónica: ZonaNon – Revista de Cultura Crítica (ZN)
Texto integral
1A revista digital Non! teve um papel pioneiro no ciberespaço português e constituiu, durante cerca de seis anos, sob a direcção de Rui Bebiano, um espaço muito importante de cultura crítica no espaço lusófono. Por dificuldades inerentes a projectos deste tipo, cujo crescimento normalmente acaba por impor exigências muitas vezes incomportáveis para os seus promotores, a Non! terminou em Setembro de 2002, mantendo, no entanto, o seu arquivo online. O projecto renasceu, entretanto, agora sob a forma da Zonanon – Revista de Cultura Crítica, já disponível na WWW desde 1 de Janeiro de 2003. No editorial “Uma aventura necessária“, o coordenador da nova publicação, Rui Bebiano, recorda que “a corrente solidária e comunicante que atravessou a Internet nos seus primeiros tempos de vida tem vindo a ser sufocada” para justificar a pertinência e necessidade de manter aberto um espaço independente como a Zonanon, “um espaço de informação, de reflexão e de debate centrado nos acontecimentos e nas contradições do mundo contemporâneo”. A qualidade da colaboração já online, apesar da data muito recente de lançamento, preenche inteiramente este desiderato e justifica uma atenção muito especial à nova publicação.
2Em relação ao projecto de que é herdeira, Zonanon apresenta algumas diferenças, que estão longe de se esgotar na simples mudança de título. Essas diferenças são desde logo visíveis no novo grafismo do site, mais atraente, muito mais “arrumado” e organizado, permitindo uma navegação mais eficaz e conferindo uma identidade mais coerente ao projecto. Mas traduzem‑se também na existência de um núcleo redactorial mais alargado, na presença de um estatuto editorial que define com clareza as linhas programáticas da publicação e numa acrescida preocupação de qualidade. O critério de actualidade, embora presente, tem agora um peso menor. Uma outra novidade é a apresentação de textos noutras línguas que não o português, embora a Zonanon mantenha, dentro das suas possibilidades, uma política de tradução.
3Os conteúdos estão agora organizados apenas em três secções: “Actual”, “Ideias” e “Artes”. A partir da página de entrada, é possível aceder com rapidez aos textos ou a outras secções auxiliares, como o motor de pesquisa, que se revela bastante eficaz, o arquivo ou o fórum, de fácil acesso e participação. É possível a subscrição de uma newsletter.
Para citar este artigo
Referência do documento impresso
António Sousa Ribeiro, «Título da página electrónica: ZonaNon – Revista de Cultura Crítica (ZN)», Revista Crítica de Ciências Sociais, 64 | 2002, 154.
Referência eletrónica
António Sousa Ribeiro, «Título da página electrónica: ZonaNon – Revista de Cultura Crítica (ZN)», Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 64 | 2002, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 10 setembro 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1246; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1246
Topo da páginaDireitos de autor
Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.
Topo da página