Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página electrónica: International Risk Governance Council

Pedro Pinto dos Santos
p. 207-208

Texto integral

1O International Risk Governance Council (IRGC) é uma organização independente cuja missão é ajudar a compreender e a gerir riscos globais emergentes que têm impacto na segurança, saúde humana, ambiente, economia e na sociedade. O IRGC focaliza a sua acção no desenvolvimento de conceitos e estratégias de governação do risco, sendo esta uma área crucial perante a necessidade de tomar decisões relacionadas com o risco e de conseguir uma maximização da confiança das comunidades nos processos e nas estruturas que causam e geram os processos de perigo.

2A página do IRGC inclui um vasto e diverso conjunto de publicações, atinentes à problemática da governação do risco em contexto de simultânea complexidade, incerteza e ambiguidade, caracterizadores da maioria dos riscos emergentes e sistémicos com que se deparam as sociedades actuais – de que o sismo de 11 de Março de 2011 no Japão é possivelmente o exemplo mais actual e paradigmático.

3O primado actual de investigação do IRGC direcciona-se para o tipo de riscos cujos processos de governação se encontram ainda pouco consolidados, como sejam os riscos associados às alterações climáticas, aos recursos energéticos e à utilização de nanotecnologia.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Pedro Pinto dos Santos, « Título da página electrónica: International Risk Governance Council », Revista Crítica de Ciências Sociais, 93 | 2011, 207-208.

Referência eletrónica

Pedro Pinto dos Santos, « Título da página electrónica: International Risk Governance Council », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 93 | 2011, colocado online no dia 01 dezembro 2012, criado a 24 abril 2019. URL : http://journals.openedition.org/rccs/1414

Topo da página

Autor/a

Pedro Pinto dos Santos

Doutorando em Território, Risco e Políticas Públicas pelas Universidades de Aveiro, Coimbra e Lisboa, mestre em geociências pela Universidade de Coimbra e licenciado em geografia física pela Universidade de Lisboa. Actualmente é investigador júnior no Centro de Estudos Sociais no projecto DISASTER (Desastres naturais de origem hidrogeomorfológica em Portugal: base de dados SIG para apoio à decisão no ordenamento do território e planeamento de emergência). Os seus interesses de investigação centram‑se na avaliação e gestão de riscos e sobretudo no estudo do risco de inundações.
pedrosantos@ces.uc.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • OpenEdition Journals