Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros94RecensõesA colectânea “O rural plural” em ...

Recensões

A colectânea “O rural plural” em meia dúzia de traços

José Portela
p. 124-128
Referência(s):

Figueiredo, Elisabete (org.) et al. (2011), O rural plural – Olhar o presente, imaginar o futuro. Castro Verde: 100Luz, 494 pp.

Texto integral

1O rural plural – Olhar o presente, imaginar o futuro é o livro que abre a colecção “Territórios da Mudança”, sendo apoiado pela SPER (Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais) e pela Universidade de Aveiro. Editado pela 100Luz, faz luz. É colectânea com peso, quase 500 páginas de papel reciclado, que une 53 autores a 33 textos. Ou seja, é vincado o seu pendor colectivo, sendo um extracto aromático da centena de orações ofertadas ao IV Congresso de Estudos Rurais, 2010. Desta reunião o livro herda a estrutura, que se demarca logo num pórtico triplo, erguido com os textos de E. Figueiredo, F. O. Baptista e A. Covas, todos eles perscrutando a “bola de cristal” rural. O intróito primeiro, habilmente ornado com poemas interpeladores, certeiros, faz muito bem o que é esperado. Seguem-se mais quatro divisões, onde se observam os dias de hoje e, nalguns casos, se imagina o amanhã, isto quanto à agricultura; turismo; políticas públicas; actores e dinâmicas no meio rural. O título e subtítulo da obra ajustam-se ao seu teor poliédrico. O plano e o lugar das partes poderiam ser outras, mas a arquitectura do todo tem arte, sendo de realçar que cada componente possui unidade e coerência interna.

2Esta obra é fruto do labor de 32 mulheres e 21 homens. Note-se que as obreiras dominaram não só o processo de produção mas também a gestão do produto. Só na coordenação deste há seis mulheres e um homem, meio escondido entre elas. De mangas arregaçadas, a dona da obra mais outra parceira, às quais se uniram várias coadjutoras e três ajudantes, inscreveram-se em mais de 20% dos textos. A hegemonia feminina revela-se ainda no seguinte. Por um lado, as mulheres, quer unidas entre si, quer colaborando com varões, imperam nas co-autorias. Em 18 destas, as achegas femininas predominam em 12 e nos 15 textos de autoria simples sete têm só mão de mulher. Por outro lado, a união intragénero masculino é rara: há só uma co-autoria entre homens (um texto luso-brasileiro) e num total de oito trios só em dois os homens sobressaem.

3Para lá do sexo, idade, e treino disciplinar inicial, há variações notórias de sensibilidade (v.g. ecológica, iconográfica, social e política) entre os feitores desta obra. Igualmente marcada é a sua “biodiversidade”. Eles cruzam fases bem distintas do seu currículo: vemos, assim, tanto o catedrático ora reformado e que inicia uma nova colecção editorial como o jovem que foi espicaçado a extrair da sua própria tese a primeira comunicação (a oral e a escrita). E, entre estes pólos, os restantes mestres, doutorandos e doutorados. A par desta variação de identidade pessoal, estende-se uma outra escala, a relativa à natureza do artigo ou projecto subjacente (onde, em regra, sobressaem métodos qualitativos): num caso, trata-se de um texto teórico; noutro, tão-só um repositório empirista; num outro exemplo, a pesquisa é exploratória ou o caso respectivo apenas emerge; noutros casos os textos espelham pensamento amadurecido, síntese de trabalhos de uma mesma série, obra acabada. Importa, desde já, aclarar que à volta de um quarto dos textos de “O rural plural” e um quarto dos autores se acham ligados a teses de mestrado e/ou a estudos de cariz exploratório. O estilo e o tom da palavra reforçam a heterogeneidade do livro: está aqui tanto o autor que redige admiravelmente como o que tão-só se cita a si próprio, ou é verboso, ou telegráfico, estes últimos clamando por mais práxis oficinal.

4Muitos dos subscritores da obra (45/53) trabalham em instituições repartidas por todo o país, sobretudo em quatro politécnicos e sete universidades públicas. Note-se, ainda, que há cinco autores oriundos de três universidades brasileiras, duas investigadoras vindas de dois institutos nacionais do México e um estudioso português na Universidade da Carolina do Norte. A rematar a faceta “global” do livro, diga-se ainda que entre as autoras conta-se uma canadiana que investiga em Coimbra. O contingente das universidades lusas sobe a 33 autores e cerca de metade são, digamos, aveirenses. É caso para dizer que a Universidade de Aveiro não deixa crédito em mãos alheias, mas, mesmo assim, os lisboetas montam a uma dezena.

5Em “O rural plural” o tempo é o de hoje e o de amanhã, mas acham-se muitas geografias e todas as escalas. Dá-se a volta à terra, embora não se faça escala nem em África, nem na Ásia. O plano intercontinental está presente, quer no texto que une comunidades rurais dos Países Baixos, Austrália, Canadá e EUA através da arte e da cultura (vide N. Duxbury), quer naquele que liga, em voo turístico de longo curso, o segundo mundo ao velho continente (vide A. Rodrigues et al.): acaso não sabemos que há americanos com nostalgia da Europa? O plano nacional subjaz ao artigo sobre a política de desenvolvimento rural no México (vide M. Flores et al.); num outro relativo ao Brasil, onde se abrem os quadros sucessivos do programa de agro-industrialização da agricultura familiar animado sob os governos Lula (2003-2010), mas avulta ainda numa dezena de textos relativos a Portugal continental. Aqui, o plano regional recebe as honras do livro. Percorrem-se todas as grandes regiões do país, embora o passo seja rápido no Alentejo (vide D. Sampaio et al.). A demora dá-se nas Beiras, em particular na Serra da Estrela, mas não só de território montanhoso se faz o meio rural e a obra sob apreço. Também a cidade, a grande e a pequena, e as suas sombras incidem sobre terras e gentes do campo, como se sabe e bem revelam dois textos. Um, focado na freguesia de Santa Susana, concelho de Alcácer do Sal, local de transição entre a Área Metropolitana de Lisboa e o Alentejo (vide D. Sampaio et al.); aqui, a 10 km do núcleo histórico, assenta um condomínio privado de 40 moradias, vedado e vigiado durante todo o dia, a dita Vila Nova de Santa Susana. Outro, o texto focado no Assentamento Dom Tomás Balduíno, na zona periurbana da Grande São Paulo (vide T. Brosler et al.). Aqui achamos 50 famílias, ex-sem-terra e ora em área declivosa e pouco produtiva da Fazenda São Roque, de quem se pode dizer: “seus antepassados saíram do rural e eles saíram do urbano”. A propósito, diga-se ainda que também as gentes da urbe sofrem, desde tenra idade, da apologia da cidade e do inculcar da ideia de que “a boa ruralidade é aquela em que se consegue ascender à condição urbana” (vide S. Claudino).

6Esboçada a figura de “O rural plural”, é hora de indagar dos seus préstimos. Antes de mais, este livro é útil pela informação rica e diversa que faculta. Por exemplo, um vasto espólio de fontes e referências bibliográficas, onde se inclui uma obra, no prelo, de um historiador consagrado (C. Torres, “Alentejo agrícola”); um manancial de dados quantitativos sobre o PRIME (Programa de Incentivos à Modernização da Economia ), em especial o financiamento do turismo em 2000-06 (S. Silva et al.) e uma descrição minuciosa sobre a acção dos GAL (Grupos de Acção Local) quanto ao turismo em áreas rurais (G. Dinis et al.); ou um rol copioso de casos que ilustram a noção de biodiversidade (F. Barros et al.): mesmo informados que se trata da Amazónia, não é de pasmar que os ribeirinhos do Riozinho do Anfrísio cultivem mais de 40 espécies vegetais e que só para os casos da mandioca e da banana aproveitem mais de 10 variedades de cada planta?

7A este total some-se outra parcela. Vários autores identificam vazios de saber, a explorar como filões promissores. É o caso de A. Rodrigues et al. que, para lá de aludir à sociologia da nostalgia, nos faz saber que aquela noção tem vindo a ser estudada na esfera do comportamento do consumidor, mas que há poucos estudos que a abordem no quadro turístico (p. 232). C. Vieira et al., igualmente, afirma que é relativamente escassa a pesquisa que se centra na articulação entre o turismo e o agro (p. 108). De modo similar A. Dinis afirma a escassez lusa em estudos sobre o empreendedorismo e o empresário rural (p. 397). Também N. Duxbury declara que os papéis e desafios adoptados por artistas e indústrias culturais e criativas no quadro do desenvolvimento comunitário rural são por vezes pouco escrutinados pelos especialistas em desenvolvimento rural (p. 164).

8O capital deste livro amplia-se ainda mais por via dos contributos teóricos-metodológicos que propõe. Entre outras, uma das achegas leva-nos a tomar a sério o “empreendedorismo estilo de vida” (C. Cunha et al.); outra o papel crucial do Estado face ao empreendedorismo em zonas rurais desfavorecidas (M. B. Moreira). Aqui se defende que em vez de se investir na noção de tipo individual se deve apostar em “uma abordagem alternativa baseada nos conceitos de função empresarial necessária, de falhas de mercado e de falhas de estado, onde a função empresarial necessária seja equiparada a bem público” (p. 389). Um terceiro texto explora a integração de variáveis de cariz social na avaliação do risco de incêndio florestal (M. Rodrigues et al.) e um outro expõe-nos a metodologia WOCAT (World Overview of Conservation Approaches and Technologies) (S. Valente et al.).

9Nalguns artigos várias autoras iluminam as caves do ignorado, assim elevando o mérito geral do livro. Num caso, por exemplo, pesam-se os sentidos e o valor da produção para o autoconsumo na agricultura familiar do Rio Grande do Sul (C. Grisa); num outro faz-se luz como através da pêra Rocha se tem vindo a construir a identidade territorial-simbólica do Oeste luso (M. Truninger et al.); e num terceiro exemplo, bem travejado teórica e empiricamente, ficamos a matutar quanto ignoramos o chão miudinho do Norte, em particular o denso legado agrícola incrustado nas micro- e pequenas empresas industriais (I. Rodrigo).

10Falta espaço para aludir a outros pontos e textos, mas seria erro não destacar o artigo claro, conciso e crítico de F. O. Baptista. Aqui se anuncia a passagem da propriedade agrícola à propriedade ambiental e se denuncia a posse de “terras que sobram da produção agrícola mas que, por vezes, ainda são ocultadas na informação estatística. Assim, cerca de metade da designada superfície agrícola utilizada (SAU) é gerida para maximizar subsídios e não com qualquer critério produtivo ou de criação de emprego. Tem-se mesmo assistido ao aumento desta superfície através da sua componente pastagens pobres, utilizando esta designação de modo eufemístico para que terrenos incultos, e que assim continuam, possam ser considerados para o proprietário receber mais subsídios”. No dito texto se menciona ainda que muitas áreas de floresta difundem igualmente uma “imagem de desmazelo e subaproveitamento”. Consequentemente, e retomando uma questão velha, o autor defende que “não basta [...] ‘imaginar o mundo transformado’, importa também imaginar o seu ‘processo de transformação’ ou, pelo menos, os obstáculos que possa encontrar: no caso, o que impede afinal que a terra, limitada e não reprodutível, seja um espaço de acolhimento para as populações, tanto para enraizarem a vida e o trabalho, como para a percorrerem e sentirem” (pp. 54-57).

11Aos serviços que esta colectânea nos presta, temos de juntar um outro, aliás inscrito em vários textos: o combate justo e saudável quer ao optimismo vazio e irreflectido acerca do desenvolvimento rural, quer ao pessimismo infundado. A. Cristóvão et al. e P. Batista et al., entre outros, mostram que o trilho pode ser longo, árduo e com retrocessos. Mas, como indica o saber disponível, aquela terra prometida pode ser alcançada. Isto, sob certos cuidados, entre eles os seguintes: renovar lideranças, ser ouvido e ser instado a falar, dar continuidade à acção nas comunidades rurais (J. A. Correia et al.); desenvolver a participação para a participação no desenvolvimento (J. Colaço), práxis difícil, que não raro pode ser mera encenação simbólica; instaurar novas formas de governação, começando por reconhecer que urge colocar terras e gentes rurais num lugar central das políticas públicas a fim de cumprir as metas de desenvolvimento e coesão social (M. A. Henriques); promover a “intervenção global e integrada, em várias frentes”, para se superar, por exemplo, a dissociação entre a gastronomia regional e a restauração local (C. Vieira et al.), ou para materializar e consolidar as ZIF (Zonas de Intervenção Florestal ) (S. Valente et al.), ou ainda para se produzirem orientações específicas nas autarquias onde a “montanha” prevalece (G. Fernandes et al.); enfim, é crucial pensar as aldeias primeiro “como espaços de vida em comunidade, assente no acesso a trabalho digno, rendimento justo e serviços de qualidade, e só depois como locais de recreio e lazer” (A. Cristóvão); de outro modo, chegar-se-á a situações como as observadas no Algarve Rural: “passeios de jipe que visualmente passam a imagem da visita à selva; almoços em pacote onde o “frango assado” é assumido como especialidade regional; “o golfe como nova forma de agricultura” (V. Sousa).

12Aqui chegados seria falha não aludir mais especificamente ao plano formal da colectânea, que depende tanto ou mais dos autores quanto dos seus coordenadores e editor. É certo que só obra de Deus é perfeita, mas para lá das gralhas inesperadas e sempre irritantes, é mister indagar sobre facilitismos que atentam contra o que se espera na ciência, por exemplo, as citações em segunda mão de autores vivos e cujos textos estão 100% acessíveis; o copy and paste repetidos; e, quadros e figuras que não permitem a leitura autónoma. Em suma, duas ideias para novos Territórios da Mudança: é curial subir a fasquia da exigência formal dos textos a publicar e vale a pena apostar na revisão e na normalização editorial. É claro que este tipo de labor final não foge à razão custos/benefícios, mas estes cresceriam muito se tais exercícios da oficina da escrita, para lá de enfadonhos, fossem pautados por mais rigor.

13Pelos traços, limites e limitações, bem como méritos de “O rural plural”, não se estranhará que incitemos um público vasto e variado à leitura da obra: no geral, prazer e proveito serão benefícios seguros. Muito menos causará surpresa que reconheçamos que a obra coroa muito oportunamente a árdua mobilização de predisposições e vontades ocorrida antes e depois do IV CER. Como não lembrar aqui e agora a grande onda brasileira que chegou à Ria? Que mar imenso de ideias, vontades, recursos, energia e acções foi preciso navegar para aqui chegar? É, pois, justo dizer a Elisabete Figueiredo et al.: bem-hajam pela coragem, resistência e labor postos em toda a empresa. Dos fracos não reza a história.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

José Portela, «A colectânea “O rural plural” em meia dúzia de traços»Revista Crítica de Ciências Sociais, 94 | 2011, 124-128.

Referência eletrónica

José Portela, «A colectânea “O rural plural” em meia dúzia de traços»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 94 | 2011, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1613; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1613

Topo da página

Autor

José Portela

Professor de Sociologia Rural da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, é membro do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, tendo sido o seu director (2004-2006) e co-director (2006-2009). Tem leccionado, investigado e publicado sobre a sociedade rural e o desenvolvimento local em Portugal. Coordenou, entre outras, as obras Portugal Chão (2003) (com João Castro Caldas), Microempreendedorismo em Portugal: experiências e perspectivas (2008) e Etnografia e intervenção social: por uma praxis reflexiva (2011) (com Pedro Gabriel Silva e Octávio Sacramento).
jfgportela@gmail.com

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search