Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros99RecensõesLorentzen, Anne; Van Heur, Bas (o...

Recensões

Lorentzen, Anne; Van Heur, Bas (orgs.) (2012), Cultural Political Economy of Small Cities

André Brito Correia
p. 207-211
Referência(s):

Lorentzen, Anne; Van Heur, Bas (orgs.) (2012), Cultural Political Economy of Small Cities. London e New York: Routledge, 216 pp.

Texto integral

1O livro Cultural Political Economy of Small Cities é uma coletânea de textos sobre as estratégias de desenvolvimento urbano assentes na cultura e nas artes. Tais estratégias são abordadas tendo em conta os seus conteúdos e efeitos, os contextos particulares (em termos geográficos e históricos) onde são aplicadas e os tipos de reações e debates que suscitam. Esta obra centra‑se no universo das pequenas cidades entendidas geralmente numa lógica contextual e relacional no conjunto das hierarquias urbanas (em alguns textos, surgem mesmo estudos de cidades consideradas de média dimensão). Na grande maioria dos textos são apresentados estudos de caso que envolveram a realização de entrevistas e o recurso a dados estatísticos e à análise documental.

2Como é assinalado pelos editores desta obra na secção introdutória (capítulo 1) de que são autores, segue‑se uma abordagem situada no domínio teórico da economia política cultural, ou seja, uma perspetiva centrada na materialidade económica e numa consideração dos processos históricos e da ação estatal, por contraponto com as visões da economia política convencional. Assume‑se uma distância face a “formas ‘soft’ de economia cultural” (p. 4) e uma proximidade aos pressupostos e implicações do Lancaster School CPE Project. Os editores do livro referem que os textos aí incluídos consistem em reflexões dirigidas para três dos eixos constituintes da abordagem teórica assinalada: “imaginários económicos; estratégias; e o papel da variação, seleção e retenção” (p. 4) de componentes discursivas dos factos sociais.

3No segundo capítulo, Bas van Heur prolonga a reflexão teórica enunciada anteriormente, fazendo uma leitura crítica quer da abordagem da economia cultural (ou da economia cognitivo‑cultural) de Allen J. Scott, quer da perspetiva de Richard Florida quanto à classe criativa. Discute também o conceito de imaginários económicos e elabora uma proposta analítica da socioespacialidade inspirada nas ideias de N. Brenner assente em quatro dimensões distintas: lugar, território, escala e redes.

4No terceiro capítulo, Høgni Kalsø Hansen e Lars Winther mostram como o modelo de crescimento económico assente nos encantos e prazeres que as cidades proporcionariam (através, por exemplo, da sua tolerância, beleza, design urbano, cultura, espírito acolhedor) não se constitui como universal, resultando em vários impasses e contradições enquanto solução de planeamento, à semelhança do anterior paradigma do cluster. É assinalado que a opção pelo investimento num ambiente citadino renovado “não é necessariamente a cura rápida para economias regionais débeis” (p. 37).

5No quarto capítulo, Chris Brennan‑Horley mostra‑nos de que modo se pode construir uma metodologia assente na cartografia para dar conta de dinâmicas criativas urbanas que ficam por captar usando os métodos mais convencionais. O autor conjugou os mapas mentais desenhados pelos moradores da cidade australiana de Darwin por si entrevistados com as técnicas de Geographic Information System. O objetivo era o de construir mapas que permitissem visualizar as geografias da criatividade de acordo com três dimensões: epicentros criativos (zonas onde os entrevistados consideravam que a atividade criativa era mais evidente); espaços de inspiração (sítios da cidade que serviam de inspiração para o trabalho criativo dos inquiridos) e “os locais de trabalho […] da cidade criativa” segundo os referidos habitantes (p. 46).

6No quinto capítulo, Anne Lorentzen discute o caso da cidade dinamarquesa de Frederikshavn, através de uma análise da produção e consumo de experiências assente nos seguintes eixos: palcos e lugares, atividades periódicas, eventos únicos, serviços e bens, símbolos, atores e instituições. O texto mostra de que modo as estratégias de crescimento económico deste tipo necessitam de reunir condições estruturais que não estão acessíveis a todas as pequenas cidades, embora a autora chame a atenção para o facto de que “[a] economia da experiência tende a ser menos centralizada geograficamente do que a economia do conhecimento ou a economia industrial” (p. 68).

7No sexto capítulo, Heather M. Hall e Betsy Donald apresentam o seu estudo centrado na cidade periférica canadiana de Greater Sudbury. As autoras mostram como nesta localidade se desenvolveu uma estratégia frutuosa assente na criatividade, chamando, no entanto, a atenção para os principais obstáculos que se colocam a este tipo de dinâmicas.

8Para os sucessos alcançados terão contribuído fatores como a aposta em recursos naturais e a inovação no setor mineiro, o que conduz a uma crítica de algumas noções de economia criativa de onde estão excluídos trabalhos e atividades mais tradicionais.

9No sétimo capítulo, Douglas Chalmers e Mike Danson abordam o caso de Glasgow (Escócia) no âmbito das reconfigurações a que a cultura gaélica tem estado sujeita nas últimas duas décadas – aquilo que era muitas vezes enquadrado numa lógica conservadora e virada para o passado passou a ser reinventado em termos de criatividade e inovação. Esta mudança tem contado com uma série de atores e práticas, tais como bandas rock, sessões de dança ou o novo canal BBC Alba (todos integrantes de um setor cultural e criativo específico que não se restringe aos membros da comunidade gaélica). Os autores defendem, assim, que o estudo das artes e cultura na economia pode abarcar “aspetos da diferença cultural e linguística” (p. 96).

10No oitavo capítulo, Søren Smidt‑Jensen analisa o caso da cidade dinamarquesa de Vejle, mostrando de que modo esta localidade foi convertida “numa ‘paisagem de experiência’ espetacular” (p. 113), através de uma estratégia assente na articulação entre o mundo dos negócios, da política e diversos técnicos. Foi adotada uma política arquitetónica que destacava a importância de um ambiente construído de alta qualidade. Contudo, vários fatores acabaram por inibir, limitar ou suspender muitos dos projetos concebidos, como, por exemplo, a crise financeira surgida nos últimos anos e mudanças políticas que conduziram a uma alteração na perspetiva de como apoiar zonas diferentes do município.

11No nono capítulo, Alison Bain e Dylann McLean analisam o caso das cidades canadianas de Peterborough e Thunder Bay, mostrando como a aposta na criatividade e na cultura deve ter em conta as dinâmicas informais do quotidiano das cidades, nomeadamente no que diz respeito à produção e reprodução de capital social nos chamados “terceiros lugares” (cafés, bares, restaurantes, etc.), bem como em instituições culturais mais estabelecidas (universidade e galerias públicas, por exemplo). Estes espaços “tornam‑se sítios ideais para a troca inter‑organizacional e frequentemente intra‑organizacional de informação e ideias” (p. 135). Desta forma, é possível captar uma criatividade urbana eclética baseada “em oportunidades para colaboração e experimentação interdisciplinar entre profissionais e amadores” (p. 128).

12No décimo capítulo, Paul L. Knox e Heike Mayer mostram de que forma as pequenas cidades na Europa estão a constituir redes transnacionais através das quais se inserem no sistema urbano europeu. Analisam o desenvolvimento policêntrico como um dos novos imaginários económicos, diferenciando o policentrismo institucional do policentrismo reflexivo. Este último distingue‑se pela existência de uma lógica bottom‑up e por se referir a “redes independentes e ad hoc de pequenas cidades” (p. 148), como, por exemplo, o movimento Cittaslow. Os autores avaliam criticamente tal movimento tendo em conta o estudo de duas das cidades aí integradas: Ludlow (Inglaterra) e Hersbruck (Alemanha).

13No décimo primeiro capítulo, Nancy Duxbury analisa como a cultura se insere no planeamento urbano de um conjunto de 27 cidades canadianas classificadas de acordo com a sua dimensão (muito pequenas, pequenas, pequenas médias e pequenas grandes cidades) e com o seu estatuto estrutural (centros regionais, cidades satélite e cidades capitais). O recurso a estas tipologias permite compreender diferenças de governação da cultura, tendo em conta diversos aspetos: importância do papel da comunidade e do voluntariado, níveis de integração e complexidade das políticas locais, objetivos da aposta na criatividade, relações entre poder local e empresas privadas ou ainda o tipo de influência dos paradigmas do planeamento urbano.

14No décimo segundo capítulo, Nina Gribat analisa o caso da cidade alemã de Hoyerswerda confrontada com um cenário de declínio económico e demográfico. Segue um enquadramento teórico onde se torna prioritário estudar “como a economia e a cultura são constituídas como ‘governáveis’” (p. 180). A autora mostra como o futuro desta localidade se torna problemático em torno de subjetividades culturais e narrativas em conflito. Para alguns setores, o passado comunista da cidade teria criado uma cultura de passividade nos indivíduos e anulado o desenvolvimento de um espírito empreendedor; para outros, é esse mesmo passado que confere um lugar especial a Hoyerswerda garantindo‑lhe um potencial para construir o seu futuro – a ideia é a de que, em face do muito que o governo socialista deixava por fazer, os indivíduos tiveram de inventar e criar em comum uma série de dinâmicas nomeadamente culturais. “Enquanto a primeira posição pode ser encontrada na maioria dos documentos oficiais da cidade e na sua prática atual de ‘regeneração por demolição’, a segunda pode ser encontrada num leque de projetos culturais e artísticos” (p. 187).

15No último capítulo desta obra, Jennifer Mapes discute os casos de três cidades dos EUA (Ellensburg, Steamboat Springs e Silver City), analisando o modo como a aposta na economia criativa acabou por produzir aí paisagens de nostalgia (pp. 202‑204) que “emergem não só a partir de esforços para preservar edifícios do passado, mas também em tentativas para recriar paisagens físicas e culturais que desapareceram” (p. 204). A estratégia de atrair visitantes e moradores para estas localidades baseou‑se num conjunto de representações idealizadas sobre as pequenas cidades encaradas como lugares tranquilos, seguros, com qualidade de vida e “sentido de comunidade” (p. 203). Surgiram, contudo, dinâmicas de conflito ou tensão quando se tratava de equacionar novos projetos ou novos negócios levando a discussões “sobre o que constitui mudança ‘a mais’” (p. 206). “[À] medida que os efeitos do marketing de lugar e de outras políticas emergem, residentes e líderes igualmente começam a reconhecer a ironia de promover a pequenez com vista a um crescimento maior” (p. 207).

16Um dos grandes méritos deste livro consiste em tratar de temáticas da economia cultural e do desenvolvimento urbano tendo em conta o universo das pequenas cidades que é muitas vezes objeto de pouco interesse ou menos consideração no âmbito das pesquisas académicas. Amplia‑se, assim, a capacidade de compreender a realidade urbana sem que esta última fique centrada excessivamente nas metrópoles e nos seus grandes eventos culturais. Disto isto, fica em aberto a necessidade de alargar o alcance das geografias dos estudos de caso, de modo a podermos conhecer melhor pequenas cidades quer de outros países desenvolvidos quer de países em desenvolvimento. A obra consegue igualmente tirar partido de muitas das oportunidades de leitura oferecidas pela abordagem teórica da economia política cultural, embora a influência desta perspetiva, ao longo dos diversos capítulos, não tenha sempre o mesmo peso ou natureza. O eixo teórico relativo aos imaginários económicos não parece estar tão dissecado quanto os referentes às estratégias e aos constrangimentos (mais estruturais ou conjunturais), o que não o impede, todavia, de se revelar como uma linha de problematização de grande valor heurístico para aprofundamento em investigações futuras.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

André Brito Correia, «Lorentzen, Anne; Van Heur, Bas (orgs.) (2012), Cultural Political Economy of Small Cities »Revista Crítica de Ciências Sociais, 99 | 2012, 207-211.

Referência eletrónica

André Brito Correia, «Lorentzen, Anne; Van Heur, Bas (orgs.) (2012), Cultural Political Economy of Small Cities »Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 99 | 2012, publicado a 04 setembro 2013, consultado a 16 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5176; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5176

Topo da página

Autor

André Brito Correia

É investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos Sobre Cidades, Culturas e Arquitetura, e docente de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Obteve o grau de licenciado e de mestre em Sociologia pela FEUC e doutorou‑se na área da Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação na FEUC e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), tendo apresentado uma dissertação sobre a experiência teatral.
Os seus interesses de investigação focam‑se nos domínios da criação artística, da atividade teatral em contextos urbanos, da relação entre atores e espectadores. No conjunto das suas publicações, destaca‑se a autoria do livro Arte como Vida e Vida como Arte – Sociabilidades num contexto de criação artística (Coleção “Saber Imaginar o Social”, Afrontamento). correia@fe.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search