Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título do sítio electrónico: Fédération Européenne des Associations Nacionales Travaillant avec les Sans-Abri e European Observatory on Homelessness

João Aldeia
p. 183-184

Texto integral

1Optou-se por apresentar conjuntamente as duas páginas pela sua estreita articulação temática e institucional. Criada em 1989, a FEANTSA – Fédération Européenne des Associations Nacionales Travaillant avec les Sans-Abri – é uma organização não-governamental (ONG) dedicada a eliminar a pobreza e exclusão social de indivíduos sem-abrigo ou em risco de conhecer esta situação, que congrega mais de 100 ONGs locais e nacionais de vários Estados-membros da União Europeia, sendo financiada pela Comissão Europeia e tendo estatuto de consultora no Conselho Europeu e nas Nações Unidas. O European Observatory on Homelessness (EOH), da FEANTSA, foi criado há quase duas décadas e produz uma vasta investigação acerca desta temática sob a forma de dados estatísticos, relatórios, livros e artigos. É ainda responsável pela realização de uma conferência temática anual em torno do fenómeno dos sem-abrigo e, desde 2007, publica anualmente o European Journal of Homelessness – EJH. É possível aceder à página electrónica do EOH através da página da FEANTSA, pelo menu do lado esquerdo (feantsa research), ou directamente pelo endereço acima indicado.

2A apresentação gráfica de ambas as páginas é inicialmente confusa, em parte pela grande quantidade de informação disponibilizada e pelo recurso a um tamanho de caracteres e cores que não facilitam a navegação. Contudo, após alguns minutos de habituação, é possível encontrar dados muito relevantes sobre o tema. Destes destacam-se vários relatórios do Parlamento Europeu acerca do fenómeno dos sem-abrigo e informação sobre iniciativas em que outros órgãos europeus estiveram envolvidos; ferramentas conceptuais desenvolvidas pela FEANTSA que se revelam úteis para a investigação sobre o fenómeno (de realçar a tipologia ETHOS – European Typology of Homelessness and Housing Exclusion); informação sobre diversas estratégias e iniciativas locais, nacionais e transnacionais dirigidas aos sem-abrigo; informação relativa a conferências e seminários europeus sobre a temática, promovidos pela própria FEANTSA ou por outra organização; a newsletter da FEANTSA e a revista electrónica temática Homelessness in Europe, publicada três vezes ao ano. Os resultados da investigação desenvolvida pelo EOH, os programas e comunicados apresentados nas diversas conferências e os relatórios de organizações europeias encontram-se maioritariamente disponíveis para download, exceptuando os que tenham sido publicados sob a forma de livro, que podem ser adquiridos através da página. Finalmente, é possível aceder a uma base de dados de publicações europeias relevantes sobre o fenómeno dos sem-abrigo, apesar das obras não poderem ser consultadas neste sítio.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

João Aldeia, « Título do sítio electrónico: Fédération Européenne des Associations Nacionales Travaillant avec les Sans-Abri e European Observatory on Homelessness », Revista Crítica de Ciências Sociais, 85 | 2009, 183-184.

Referência eletrónica

João Aldeia, « Título do sítio electrónico: Fédération Européenne des Associations Nacionales Travaillant avec les Sans-Abri e European Observatory on Homelessness », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 85 | 2009, colocado online no dia 01 outubro 2012, criado a 14 outubro 2019. URL : http://journals.openedition.org/rccs/530

Topo da página

Autor/a

João Aldeia

Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em 2009. Vencedor da edição 2009 do “Prémio Sociologia FEUC”, com o trabalho intitulado “Max Weber: ‘homem do seu tempo’ ou ‘homem à frente do seu tempo’? Algumas questões lançadas sobre a teoria weberiana clássica.” Frequenta presentemente o Mestrado em Sociologia da FEUC.
alvesaldeia@gmail.com

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • OpenEdition Journals