Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros109Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Dang...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Dangerous Minds

Paula Guerra
p. 261-262

Texto integral

1O espaço virtual Dangerous Minds apresenta-se como um compêndio de “novas e estranhas” ideias, novas formas de arte, novas abordagens a questões sociais e novas informações/notícias relacionadas com a cultura pop em geral emergente depois da Segunda Grande Guerra. Com uma atividade diária de aproximadamente quatro posts, este espaço assume como missão a seguinte: “Achamos que os seres humanos são muito estranhos e muitas vezes totalmente hilariantes. Nós gostamos muito de coisas estranhas e inexplicáveis. Nós acreditamos que as coisas têm de mudar e rapidamente. Tem de ser algo acerca do bem comum, senão não interessa. Nós gostaríamos de pedir sugestões acerca de coisas engraçadas/sérias aos nossos leitores de elevado nível de inteligência. Nós somos a vossa distração favorita.” (https://www.facebook.com/​DangerousMindsBlog/​timeline). Assim, sob o turbilhão da cultura pop, este espaço permite um mergulho diário constante nas suas manifestações, concretizando uma tarefa bem difícil: a de disseminar acontecimentos, artefactos e vidas marcadas por forte volatilidade, velocidade e efemeridade.

2Atualmente, conta com o contributo de 16 pessoas que, com maior ou menor regularidade, escrevem sobre aqueles que são os seus interesses e sobre aquilo que de mais peculiar tiverem conhecimento na esfera da cultura pop. A ideia base não é uma espécie de recomendação dos artigos ou dos temas visados mas, antes, a disponibilização da informação e uma simples chamada de atenção sobre a mesma. E, como é habitual, a narrativa combina acasos e predestinações, ortodoxias e dissidências, coisas que foram novas e envelheceram, coisas que estavam perdidas e foram recuperadas, memórias, saberes e emoções, numa constante elaboração e reelaboração, intertextualidade e interpretação.

3A função de arquivo assumida por este espaço é da máxima importância. Assim, num arquivo que remonta a maio de 2009, podemos encontrar inúmeros artigos/publicações que se enquadram num variado leque temático, abrangendo uma panóplia de 53 tópicos relevantes para as culturas urbanas, tais como: a girl’s best friend is her guitar, activism, advertising, advertorial, american­‑style (Republican) Christianity, amusing, animals, animation, art, belief, books, class, war, crime, current events, dance, design, drugs, economy, fashion, featured, feminism, food, games, heroes, hip‑hop, history, hysteria, idiocracy, kooks, literature, media, movies, music, occult, one-hit wonders, politics, pop culture, punk, queer, r.i.p., race, science/tech, sex, sports, stupid or evil?, superstar, television, the wrong side of history, they hate us for our freedom, thinkers, unorthodox. O tipo e a profusão de tópicos traduzem bem o seu propósito, sistematizado da seguinte forma: “Dangerous Minds é uma compilação do novo e do estranho novas ideias, novas formas de arte, novas abordagens a questões sociais, e novas descobertas da cultura pop. A nossa política editorial, como a definimos, faz com que muitas vezes os conteúdos reflitam os interesses, as vontades e as peculiaridades de cada autor que contribui. Mas isso é relativo: muitas vezes a ideia é apenas ‘Isto foi o que tal e tal disseram, deem uma olhada e digam o que pensam’. Isso é importante: nós não defendemos tudo aquilo que está aqui presente; estamos sobretudo a dizer ‘Aqui está’.” (https://www.facebook.com/​DangerousMindsBlog/​timeline).

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Paula Guerra, «Título da página eletrónica: Dangerous Minds»Revista Crítica de Ciências Sociais, 109 | 2016, 261-262.

Referência eletrónica

Paula Guerra, «Título da página eletrónica: Dangerous Minds»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 109 | 2016, publicado a 18 maio 2016, consultado a 16 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/6334; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.6334

Topo da página

Autor

Paula Guerra

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n, 4150-564 Porto, Portugal
pguerra@letras.up.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search