Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página electrónica: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)

Margarida Filipe Gomes
p. 219

Texto integral

1O site do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) apresenta uma instituição não-governamental consultora da UNESCO. Criada em 1967, agrega actualmente 216 centros de investigação e programas de ensino de graduação e pós-graduação em ciências sociais de 21 países da América Latina e Caraíbas, tendo também como membros um centro em Espanha e um em Portugal (Centro de Estudos Sociais). Elege como objectivos a promoção e desenvolvimento da investigação e o ensino das ciências sociais, o fortalecimento do intercâmbio entre instituições e investigadores de dentro e fora da região e uma adequada difusão dos conhecimentos produzidos por cientistas sociais, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. O site divulga e difunde uma ampla variedade de informação respeitante às actividades concretas desenvolvidas pela organização. Livros, revistas, uma agenda actualizada e uma biblioteca virtual são apenas alguns dos recursos apresentados. Apresenta com especial destaque a Cátedra Florestan Fernandes, criada em 2000 como um espaço académico de análise das transformações, teorias e problemáticas características dos países da América Latina e Caraíbas, e o programa de intercâmbio Sul/Sul que revitalizou o intercâmbio e a cooperação entre os cientistas e líderes sociais da África, Ásia e da América Latina e Caraíbas, no intuito de fomentar a produção de um pensamento crítico a partir do Sul, construído com base no conhecimento das realidades regionais desta parte do mundo.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Margarida Filipe Gomes, « Título da página electrónica: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) », Revista Crítica de Ciências Sociais, 80 | 2008, 219.

Referência eletrónica

Margarida Filipe Gomes, « Título da página electrónica: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 80 | 2008, colocado online no dia 01 outubro 2012, criado a 24 abril 2018. URL : http://journals.openedition.org/rccs/709

Topo da página

Autor/a

Margarida Filipe Gomes

Mestranda do programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (CES/FEUC). Assistente de investigação no Centro de Estudos Sociais. Desenvolve investigação no domínio do cosmopolitismo visto a partir de uma perspectiva literária no espaço africano.
margarida@ces.uc.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • OpenEdition Journals