Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página electrónica: Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA)

Margarida Filipe Gomes
p. 219-220

Texto integral

1Fundado em 1973, o CODESRIA tem a sua sede em Dakar (Senegal). O site apresenta uma organização pan-africana pioneira e líder no domínio das ciências sociais, entendidas num sentido amplo, assumindo como missão a luta contra a fragmentação da pesquisa e da produção de conhecimentos através da criação de redes temáticas de investigação capazes de ultrapassar as barreiras regionais, linguísticas e disciplinares. O CODESRIA promove uma abordagem holística das vivências históricas e contemporâneas por via do incentivo a uma interdisciplinaridade assente num conjunto de tradições e abordagens capaz de integrar as diferentes perspectivas em análise sem o privilégio directo de nenhuma delas. Com o propósito último de fazer ouvir e dar visibilidade à produção intelectual dos investigadores africanos na cena internacional, apresenta um programa de bolsas que promove a excelência intelectual ao nível do mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. A disseminação dos resultados destas pesquisas é feita quer por via das numerosas publicações promovidas pelo CODESRIA, quer pelo próprio site, que disponibiliza uma enorme base que inclui revistas, monografias e documentos de trabalho. Apesar de se dirigir fundamentalmente a parceiros africanos, o CODESRIA desenvolve também uma política de redes com outros continentes, nomeadamente com a CLACSO – Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais; com a APISA – Asian Political and Internacional Studies Association e a EADI – European Association of Development Research and Training Institutes.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Margarida Filipe Gomes, « Título da página electrónica: Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) », Revista Crítica de Ciências Sociais, 80 | 2008, 219-220.

Referência eletrónica

Margarida Filipe Gomes, « Título da página electrónica: Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 80 | 2008, colocado online no dia 01 outubro 2012, criado a 21 abril 2018. URL : http://journals.openedition.org/rccs/711

Topo da página

Autor/a

Margarida Filipe Gomes

Mestranda do programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (CES/FEUC). Assistente de investigação no Centro de Estudos Sociais. Desenvolve investigação no domínio do cosmopolitismo visto a partir de uma perspectiva literária no espaço africano.
margarida@ces.uc.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • OpenEdition Journals