Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página eletrónica: CIES Football Observatory

Carlos Nolasco
p. 207-208

Texto integral

1O CIES Football Observatory é um site especializado na análise estatística do futebol. Foi fundado em 2005, por Raffaele Poli e Loïc Ravenel, aos quais se juntou Roger Besson, e é apoiado e enquadrado pelo Centre International d’Étude du Sport (Suíça). O prestígio deste Observatório reflete­-se nas inúmeras solicitações feitas por entidades como a Fédération Internationale de Football Association (FIFA), a Union of European Football Associations (UEFA), ou o Comité Olímpico Internacional.

2O trabalho realizado no CIES Footbal Observatory foca­-se em três eixos temáticos: análise técnica das competências e performances de futebolistas; ponderação científica dos valores económicos estimados nas transferências dos jogadores; análise demográfica do mercado de trabalho futebolístico. O espaço de observação incide predominantemente nas big five leagues, em concreto as ligas da Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália, mas recorrentemente são feitas análises sobre o futebol europeu e mundial.

3A arquitetura do site é composta por diversas páginas, correspondentes aos vários tipos de informação trabalhada no Observatório. Em Posts, são publicadas semanalmente mensagens breves relativas a temas que estão a ser trabalhados pela equipa do Observatório, cifrando­-se em mais de 230 os posts publicados até ao início de junho de 2018. A página Reports é referente à publicação de relatórios sobre as tendências financeiras, demográficas e técnico­-táticas da atividade futebolística. Em Values, determinam­-se as cotações de mercado que jogadores e equipas têm durante um determinado período. Na página Profile, é desenhado o perfil de competências futebolísticas dos jogadores em função do seu desempenho nos últimos mil minutos de jogo. Considerando diversos desempenhos coletivos e individuais, a página Rankings estabelece um escalonamento de vários itens de equipas e jogadores. Finalmente, a entrada Tools disponibiliza três instrumentos que permitem observar detalhadamente aspetos do futebol, nomeadamente uma base de dados com perfis de jogadores, uma calculadora do valor de transferência de futebolistas, e um atlas digital de vários aspetos demográficos do futebol.

4O CIES Football Observatory apresenta fatores distintivos relativamente à generalidade dos sites sobre futebol que se encontram na internet: os indicadores que disponibiliza são diversificados, permitindo um retrato amplo da forma como o futebol acontece; esses dados são válidos e confiáveis, desde logo porque são produzidos por especialistas e resultam da aplicação de metodologias científicas; a regularidade das informações disponibilizadas permite elaborar séries estatísticas longas e assim observar tendências de médio e longo prazo na atividade futebolística.

5A crítica mais significativa que se pode fazer ao site está relacionada com a ausência de análises qualitativas e reflexivas sobre o futebol. Como referido, os dados estatísticos apresentados são muito relevantes, em particular os dados demográficos, que permitem tirar ilações sociológicas sobre a relevância do futebol nos diversos países em análise, bem como as dinâmicas económicas que determinam as tendências do futebol contemporâneo. Contudo, o CIES Football Observatory queda­-se apenas pelo tratamento e apresentação estatística da informação, o que retira profundidade às análises produzidas.

6A importância do Observatório é constatável a vários níveis: a sua newsletter tem mais de 25 mil subscritores; o tráfico do site foi, em 2017, superior a 750 mil visitas; a sua conta de Twitter tem cerca de 8,5 milhões de seguidores. Mas ainda mais relevante é o facto de a informação estatística produzida pelo CIES Football Observatory ser replicada pelos órgãos de comunicação social, e permitir fundamentar argumentos em todos os trabalhos académicos que incidem sobre o tema futebol. O site é também incontornável para todos os adeptos de futebol esclarecidos, que tenham um posicionamento crítico sobre o futebol que observam.

7O trabalho realizado por este Observatório, que incide sobre o futebol de alta competição, principalmente na Europa, revela os traços marcantes do futebol contemporâneo: o futebol como um negócio, onde se rentabilizam financeiramente jogos e jogadores; os jogadores como mercadoria, em mobilidade num intenso mercado migratório de trabalho futebolístico; a globalização do futebol, envolvendo todos os espaços geográficos nesta dinâmica. Produzindo um conhecimento de referência sobre o futebol, os dados do CIES Football Observatory mostram a forma como o futebol se produz e é reproduzido por dinâmicas sociais amplas consoante os contextos em que ocorre.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Carlos Nolasco, « Título da página eletrónica: CIES Football Observatory », Revista Crítica de Ciências Sociais, 116 | 2018, 207-208.

Referência eletrónica

Carlos Nolasco, « Título da página eletrónica: CIES Football Observatory », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 116 | 2018, colocado online no dia 31 julho 2018, criado a 16 outubro 2018. URL : http://journals.openedition.org/rccs/7595

Topo da página

Autor/a

Carlos Nolasco

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000­-995 Coimbra, Portugal
cmsnolasco@ces.uc.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • OpenEdition Journals