Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página eletrónica: The Turbulent World of Middle East Soccer

Francisco Pinheiro
p. 208-209

Texto integral

1Por definição, futebol é política. E tudo o que envolva este jogo, nas regiões do Médio Oriente e do norte de África, tem uma origem e uma índole política. Esta é a base e o olhar de James M. Dorsey no blogue The Turbulent World of Middle East Soccer, um dos mais vistos a nível mundial no que diz respeito a futebol nas referidas regiões. Investigador Sénior na Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, e codiretor do Institute for Fan Culture da Universidade de Würzburg, na Alemanha, Dorsey publica regularmente, desde 2011, extensas e controversas análises sobre futebol, entendendo os estádios como “simbólicos campos de batalha pela liberdade política; oportunidade económica; identidade nacional, étnica e religiosa; e pelos direitos de género”.

2O futebol, no Médio Oriente e no norte de África, assume um cariz muito próprio e específico, como espaço de contestação aos regimes autoritários e à falta de liberdades cívicas. O Catar, enquanto anfitrião do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, é um dos temas recorrentes no blogue. Dorsey afirma que “é o futuro de toda uma região” que está em causa com o Mundial de 2022 e não simplesmente um mero megaevento desportivo. Tal como referido nas informações sobre o blogue e o autor, Dorsey “explora o papel do futebol num momento de transição entre a lei autocrática e uma sociedade [árabe e norte­-africana] mais aberta”, entrecruzando futebol e atualidade política.

  • 1 James M. Dorsey (2016), The Turbulent World of Middle East Soccer. London: C. Hurst & Co Publishers (...)

3Mas o autor do livro The Turbulent World of Middle East Soccer,1 inspirado no blogue homónimo, não se fica pela mera descrição de acontecimentos, tomando clara posição a favor de uma maior liberdade (democrática) por parte dos Estados norte­-africanos e árabes, tendo como pano de fundo o futebol nas suas múltiplas dimensões. As tomadas de posição e exposição mediática de Dorsey já o colocaram na lista de individualidades impedidas de entrar em alguns países do Médio Oriente, sobretudo nos mais conservadores e autoritários, como represália pelas suas opiniões, geralmente contrárias às visões e posicionamentos políticos desses Estados.

Topo da página

Notas

1 James M. Dorsey (2016), The Turbulent World of Middle East Soccer. London: C. Hurst & Co Publishers Ltd.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Francisco Pinheiro, « Título da página eletrónica: The Turbulent World of Middle East Soccer », Revista Crítica de Ciências Sociais, 116 | 2018, 208-209.

Referência eletrónica

Francisco Pinheiro, « Título da página eletrónica: The Turbulent World of Middle East Soccer », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 116 | 2018, colocado online no dia 31 julho 2018, criado a 21 agosto 2018. URL : http://journals.openedition.org/rccs/7600

Topo da página

Autor/a

Francisco Pinheiro

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20
Rua Filipe Simões, 33, 3000­-186 Coimbra, Portugal
franciscopinheiro72@gmail.com

pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • OpenEdition Journals