Prémio Revista Crítica de Ciências Sociais
Após a atribuição, em 2018, do “Prémio 40 anos da Revista Crítica de Ciências Sociais”, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra decidiu instituir o “Prémio Revista Crítica de Ciências Sociais”, um prémio bienal que galardoa o melhor artigo publicado nas páginas da Revista nos dois anos civis anteriores.
Regulamento
1. O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra atribui, de 2 em 2 anos, o PRÉMIO REVISTA CRÍTICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, destinado a galardoar o melhor artigo publicado nas páginas da Revista nos dois anos civis anteriores. A primeira edição deste Prémio é atribuída em 2020 para premiar os artigos publicados na Revista Crítica de Ciências Sociais (RCCS) nos anos 2018 e 2019.
2. O Prémio tem o valor pecuniário de 1000 € (mil euros).
3. Serão elegíveis todos os artigos incluídos nos números publicados nos dois anos civis anteriores ao da entrega do Prémio.
4. Não serão elegíveis artigos da autoria ou com primeira autoria de investigadores/as do CES ou de doutorandos/as e pós-doutorandos/as que tenham o CES como instituição de acolhimento.
5. O Conselho de Redação (CR) da RCCS, no primeiro trimestre do ano em que se atribui o Prémio, fará uma pré-seleção de 10 artigos.
6. As deliberações do CR são tomadas por maioria absoluta dos votos, cabendo ao Diretor da RCCS voto de qualidade.
7. A deliberação do Júri relativamente aos 10 artigos selecionados pelo CR é tomada no segundo trimestre do ano em que se atribui o Prémio.
8. O Júri é presidido pelo Diretor do CES e constituído por três especialistas das áreas das ciências sociais e das humanidades, externos/as ao CES, que são convidados/as para o efeito.
9. As deliberações do Júri são tomadas por maioria absoluta dos votos, cabendo ao Presidente voto de qualidade.
10. O Prémio pode ser atribuído ex æquo.
11. O júri pode decidir não atribuir o prémio.
12. O júri pode decidir atribuir menções honrosas.
13. A difusão/republicação do(s) artigo(s) premiado(s) deverá mencionar a atribuição do Prémio pelo CES.
Artigos premiados
2022
“Transformar o mundo pelo trabalho, pela estética e pela política: uma análise de coletivos teatrais como utopias reais”, de Joana S. Marques – vencedor ex æquo
“Swaps e empresas públicas em Portugal: uma história de poder, cisnes negros e ilusões”, de Júlio Lobão – vencedor ex æquo
“Vida cotidiana y experiencias morales de un grupo de jóvenes en conflicto con la ley en Santiago, Chile”, de Mauricio Carreño Hernández, Gabriel Abarca-Brown e Esteban Radiszcz – menção honrosa
O Júri do Prémio foi constituído por: Ana Cristina Mendes (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa), Anabela Carvalho (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho), Ricardo Roque (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), e presidido por António Sousa Ribeiro, Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
2020
“The (De)Politicisation of Work – An Inquiry into the Political Function of Work”, de Helena Lopes – vencedor
“Goa Displayed in Goa: The 1860 Industrial Exhibition of Portuguese Colonial India”, de Filipa Lowndes Vicente – menção honrosa
“Writing Resistance, Writing the Self: Literary Reconstruction in United States Prison Witness”, de Doran Larson – menção honrosa
O Júri do Prémio foi constituído por: Ana Paula Brandão (Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho), Bruno Monteiro (Instituto de Sociologia da Universidade do Porto), Marta Soares (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa), e presidido por António Sousa Ribeiro, Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.