Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Associação Portuguesa de Economia Política

José Reis
p. 209-210

Texto integral

1Esta página eletrónica tem uma dupla finalidade: ser o ponto de referência informativo de uma instituição – a Associação Portuguesa de Economia Política, fundada a 26 de janeiro de 2017 e em plena atividade desde então – e ser o lugar de difusão das iniciativas, das reflexões e da afirmação pública de um campo de pensamento, a Economia Política, entendida de forma ampla e interdisciplinar como “o domínio científico que se dedica à análise dos processos e resultados económicos nos contextos institucionais, históricos e geográficos respectivos, entendendo os fenómenos económicos como sendo eminentemente configurados por factores de ordem social, política, jurídica, cultural, tecnológica e ecológica”.1

2Por esta última razão, dá-se especial cuidado à divulgação de eventos nacionais e internacionais, de iniciativas académicas ou de publicações que mobilizem e reflitam o conhecimento sobre a vida material, os modos de organização da vida coletiva, as formas de poder e de deliberação, os problemas dos capitalismos, as ideias e as tendências que, conjugadamente, dão substância ao que se entende por Economia Política. Encontram-se, pois, notícias de livros portugueses ou estrangeiros, informações sobre oferta formativa universitária, divulgação de conferências, colóquios ou seminários cujos conteúdos convergem para aproximações interdisciplinares. Os membros da Associação são convidados a disporem da página para difundirem informação pertinente e de interesse geral.

3Evocam-se também figuras relevantes para a constituição das formas de pensar que, com diferentes origens e em diferentes momentos, foram influenciando comunidades de investigadores com estes interesses (por exemplo, encontram-se registos sobre as obras de Francisco Pereira de Moura, Armando de Castro, Fernando Oliveira Batista ou Leonor Vasconcelos Ferreira).

4As notícias da Associação, assim como os repositórios dos seus documentos fundamentais (declaração de princípios, estatutos ou regulamentos), os seus membros fundadores e órgãos sociais e as suas atividades principais compõem, naturalmente, uma parte principal da página. Lugar de destaque tem cabido aos Encontros Anuais de Economia Política, realizados em janeiro de 2018, em Lisboa, no ISCTE-IUL, e em fevereiro de 2019, em Coimbra, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC) e no Centro de Estudos Sociais da UC, respetivamente sobre os temas “A economia como realidade substantiva” e “Democracia, desenvolvimento, desigualdades”, assim como às Escolas de Inverno que os antecederam sobre “Interdisciplinaridade e Economia Política” e “Economia Política das Desigualdades”. O mesmo acontece quanto a outras atividades realizadas, de que são exemplo seminários sobre o ensino da Economia ou sobre a publicação em revistas internacionais.

5Estamos, pois, perante uma página que contribui para informar sobre um campo do conhecimento relevante e aberto, mostrando o que lhe dá substância, e cuja principal mensagem é um apelo à valorização da interdisciplinaridade. Não se destina apenas a economistas. Destina-se a todos os cientistas sociais que tenham uma visão ampla do seu trabalho e privilegiem a articulação de saberes e a relação com os problemas contemporâneos, a formação das ideias e as formas de deliberação coletiva. E está aberta à colaboração. A estas vantagens soma-se a de permitir conhecer uma Associação cujas iniciativas reúnem anualmente centenas de investigadores em Portugal, mantendo relações relevantes com outas comunidades científicas no plano internacional.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

José Reis, « Título da página eletrónica: Associação Portuguesa de Economia Política », Revista Crítica de Ciências Sociais, 119 | 2019, 209-210.

Referência eletrónica

José Reis, « Título da página eletrónica: Associação Portuguesa de Economia Política », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 119 | 2019, colocado online no dia 06 agosto 2019, criado a 22 agosto 2019. URL : http://journals.openedition.org/rccs/9384

Topo da página

Autor/a

José Reis

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra | Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Avenida Dias da Silva, 165, 3004-512 Coimbra, Portugal
jreis@fe.uc.pt
orcid: https://orcid.org/0000-0003-4640-568X

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • OpenEdition Journals