Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros33Editorial

Editorial

O Conselho de Redação
p. 5

Texto integral

1A disponibilização dos conteúdos da revista em acesso aberto e a possibilidade de publicar em várias línguas são duas das características da revista Forum Sociológico que o seu Conselho de Redação mais valoriza e pretende manter e incentivar. Este segundo número de 2018 (n.º 33) integra cinco artigos científicos e uma recensão, apresentados em três das línguas de trabalho acolhidas : português, francês e espanhol.

2Apesar de não incluir um dossier temático, três dos artigos aqui apresentados focam-se em temas relacionados com religiões. O primeiro artigo, com o título “Devoções populares no Brasil : O ritual de pagamento de promessa a São Gonçalo de Amarante”, dá conta de uma pesquisa etnográfica no decurso da qual Márcio Douglas de Carvalho e Silva examina a relação entre devoto e santo, estabelecida a partir do contrato da promessa. Para o autor, a dança de São Gonçalo tem diversos aspectos que podem ser pensados para lá da dimensão religiosa. Podendo-se, por exemplo, entender os locais onde a dança é realizada também como lugares de sociabilidade.

3No artigo seguinte, intitulado “Urbanismo de marca y lugares de culto. Reflexiones a partir de un viaje a Lisboa”, Samuel Fernández Ignacio analisa, a partir de notas de uma viagem de ida e volta Corunha-Lisboa, com passagem por Fátima, as coincidências entre a experiência do sagrado e a ideia de transcendência implícita na jornada do turista. O autor procura explorar afinidades entre as lógicas associadas à prática religiosa e as que orientam a produção simbólica dos cenários urbanos do capitalismo avançado.

4Em “Gandhi vs. Savarkar e Golwalkar : Secularismo pan-indiano e fundamentalismo hindu”, Pedro Matias Santos propõe-se estudar a relevância do secularismo pan-indiano e do fundamentalismo hindu, construídos no contexto do nacionalismo indiano, para as agendas atuais de dois partidos políticos da República da Índia – o Congress Party e o Bharatiya Janata Party – particularmente no que respeita ao conflito entre as comunidades religiosas hindu e muçulmana.

5Mobilizando um quadro teórico bourdieusiano e dando conta de uma abordagem etnográfica à cultura tradicional bretã, o artigo “Dispute identitaire autour du concept d’authenticité : Une analyse à partir du cas de la culture traditionnelle bretonne (France)”, de Luciana de Araujo Aguiar, propõe uma análise das disputas identitárias em torno do conceito de autenticidade. Nesse contexto, afirma a autora, atores e grupos competem para legitimar certas práticas culturais bretãs como as mais tradicionais.

6O artigo “Uma hipertrofia do presente : Do trabalho e das situações de trabalho numa organização start-up”, de João Vasco Coelho, apresenta os resultados de um estudo longitudinal em contexto organizacional no universo start-up. O autor propõe uma análise que se pretende crítica das abordagens mais difundidas às start-ups, que as identificam como a nova via para o crescimento económico português, equacionando as implicações da natureza temporária deste tipo de organizações.

7O último contributo para este número é a recensão do livro La valeur de l’art contemporain (2016, PUF), coordenado por Cristelle Terroni e apresentado por Annie Cohen-Solal. Segundo os autores desta leitura crítica, Joana Marques e Nadier Santos, a obra coletiva explora de forma sucinta e bem estruturada os principais aspetos do valor da arte na atualidade.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

O Conselho de Redação, «Editorial»Forum Sociológico, 33 | -1, 5.

Referência eletrónica

O Conselho de Redação, «Editorial»Forum Sociológico [Online], 33 | 2018, posto online no dia 30 dezembro 2018, consultado o 16 julho 2024. URL: http://journals.openedition.org/sociologico/2492; DOI: https://doi.org/10.4000/sociologico.2492

Topo da página

Direitos de autor

O texto e outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search