Navegação – Mapa do site

Normas para apresentação de originais

A revista Forum Sociológico publica artigos originais, entrevistas, recensões críticas e documentos. Todos os originais propostos para publicação na revista Forum Sociológico devem ser enviados para o endereço eletrónico da revista (forum@fcsh.unl.pt).

É política editorial da  Forum Sociológico respeitar a opção ortográfica dos autores que publica. Os artigos originais têm que ser inéditos e não podem estar a ser submetidos para publicação em outras revistas nacionais e internacionais. Devem ter no máximo 40.000 caracteres (incluindo espaços, resumos, notas de rodapé, bibliografia, quadros, gráficos e figuras, o que perfaz cerca de 18 páginas), e só serão considerados para a avaliação científica caso os autores não ultrapassem o limite de caracteres estipulado.

Os artigos podem integrar-se nos dossiês temáticos ou ser publicados na seção “Outros artigos”. Os artigos propostos para publicação são submetidos a parecer de especialistas em regime de anonimato bilateral. A decisão final da publicação é da responsabilidade do Conselho de Redação (Processo de arbitragem científica).

Promove-se também a publicação de entrevistas a especialistas sobre temas relevantes no âmbito das Ciências Sociais, bem como recensões críticas de obras recentemente publicadas no país e no estrangeiro, cujas temáticas sejam pertinentes no âmbito científico de publicação da revista. Serão também aceites documentos, notas analíticas e conclusivas resultantes de trabalhos de investigação, e outros documentos considerados relevantes que não se enquadram no formato previsto para os artigos.

Cada texto deverá apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es), email(s) de contato e respectiva(s) afiliação(ões) institucional(is) indicada(s) a três níveis (Universidade, Faculdade ou Escola, Departamento ou Centro). Os textos deverão iniciar-se com um título e resumo no idioma do texto e no idioma Português e Inglês, caso este não seja escrito nesses idiomas, com um máximo de 1.000 caracteres (10 linhas), seguidos de 3 ou 4 palavras-chave nesses mesmos idiomas e da indicação do número de caracteres (com espaços).

Os textos devem ser apresentados em páginas A4, a espaço e meio (norma também válida para a bibliografia), em tipo de letra “Times New Roman”, tamanho 12 com as margens superior, inferior esquerda e direita a 2 cm. Os quadros, gráficos e figuras deverão ser numerados de forma contínua, em numeração árabe, para cada um dos elementos respetivos (Quadro 1 ; Gráfico 1 ; Figura 1). As citações e referências bibliográficas devem seguir a norma de citação APA 6th Edition.

  • Logo CICS.NOVA
  • Logo FCT
  • OpenEdition Journals